É mais relevante o professor ter um bom nível acadêmico geral e conhecer bem o conteúdo que leciona do que ter títulos de mestrado e doutorado.
Se você conhece a evidência científica sobre o tema ou está
acompanhando esta série poderá antecipar a resposta: as evidências dizem
que o nível formal de titulação dos professores não impacta o
desempenho dos alunos.
De fato, esta figura
mostra que tanto os cursos de aperfeiçoamento quanto os de mestrado e
doutorado não fazem diferença no desempenho dos alunos. E isso vale
tanto para os alunos do 5º quanto do 9º ano.
O tamanho da diferença é muito pequeno – praticamente desprezível:
vai de ¼ de um ponto a mais para alunos das séries iniciais cujos
professores fizeram cursos de aperfeiçoamento para o máximo de 2,31
pontos adicionais para alunos de séries finais cujos professores possuem
título de mestrado ou doutorado.
Dado que o desvio-padrão da Prova Brasil é de 50 pontos, esse
incremento é totalmente irrelevante. No entanto, na maioria dos planos
de cargos e salários, a obtenção desses títulos leva a aumento salarial,
tornando o sistema, portanto, mais caro e mais ineficiente.
Por que esses cursos não surtem efeito?
Há várias hipóteses. Uma delas foi discutida no post anterior – o
nível de base dos professores é limitado. Portanto, os efeitos de cursos
adicionais também serão limitados pela capacidade de absorção desses
conhecimentos de nível mais elevado.
Outra hipótese é a da irrelevância. Por exemplo, é possível que
muitos dos conteúdos dos cursos de especialização se refiram mais a
teorias genéricas do que à aquisição de instrumentos práticos para usar
em sala de aula.
É possível, ainda, que os cursos de mestrado e doutorado, mesmo em
áreas específicas, abordem conhecimentos em níveis avançados que ou não
foram assimilados devidamente ou não possuem relação com o que o
professor efetivamente precisa saber para lecionar no nível de ensino em
que atua.
As evidências internacionais corroboram a ideia de que é mais
relevante o professor ter um bom nível acadêmico geral e conhecer bem o
conteúdo que leciona do que simplesmente dominar conteúdos mais
avançados de sua disciplina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário