quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Cuidado com a Sífilis



Em um artigo exclusivo para a SAÚDE, o médico Francisco Saraiva, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, fez um alerta importante: o persistente aumento no número de casos de sífilis entre brasileiros pode aumentar o número de problemas cardiovasculares sérios. No texto, que você lê clicando aqui , ele revela que essa infecção sexualmente transmissível está por trás dos perigosos aneurismas, por exemplo.

A sífilis, aliás, pode afetar vários órgãos do corpo. Por exemplo: ela está associada à uveíte, uma doença que compromete a visão. E também acomete a pele, os ossos, o cérebro... Não dá para brincar com essa encrenca.

Mas o fato é que a sífilis está atingindo proporções epidêmicas no Brasil. Em uma reportagem no nosso site, trazemos explicações e a real importância de voltar a valorizar o uso da camisinha.

Já no nosso podcast, conversamos com o infectologista Celso Granato sobre as infecções que mais ameaçam o Brasil em 2020. E nem precisamos falar quem está entre elas, certo?

Agora vamos trazer uma boa notícia sobre o assunto: o G1 destacou a premiação concedida pelo Estado de São Paulo à cidade de Cubatão (SP que envolve esse problema . Por meio do uso de testes rápidos e outras estratégias, a cidade conseguiu reduzir em mais de 50% a taxa de sífilis congênita - de 2016 a 2017. Esse quadro ocorre quando a gestante está com a doença e a passa para o bebê. Ele gera deficiências auditivas, visuais e mesmo cognitivas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário