Que o "miojão" não é saudável, todo mundo sabe. Agora entenda o que acontece com seu corpo toda vez que você come um desses.
Macarrão instantâneo
é uma refeição prática, saborosa e rápida. Apaixonados pelo prato até
arriscam variações com ele, com hambúrguer ou carbonara de “miojo”.
Outros se contentam em fazer uma sopa ou acrescentar um um ovo ou
requeijão na massa pronta.
Porém, ele não é nada saudável ― e isso não é uma grande novidade para quem o consome. A questão é o quão mal ele faz ao nosso corpo. Eis quatro motivos para você parar de comer macarrão instantâneo a partir de hoje:
O miojo estimula a longa digestão porque contém diversos produtos químicos. No longo prazo, seu consumo pode levar a uma exposição excessiva do BHA (hidroxianisol butilado) e BHT (tert-butil-hidroquinon), dois produtos químicos que são usados em fast-foods e ultraprocessados para prolongar a validade. Estes químicos estão relacionados ao desenvolvimento de ansiedade, asma e diarréia.
O alto consumo de sal afeta os níveis de fluídos corporais e a pressão sanguínea, além de sobrecarregar seus rins. Os rins nivelam os eletrólitos no corpo, assim como controlam a pressão sanguínea. Toda vez que você ingere muito sal, você dá a eles um grande trabalho para processar a carga extra de eletrólitos. Com o tempo, isso leva à deterioração do órgão, causando insuficiência renal.
Pessoas que têm esta síndrome têm maiores chances de ter doenças cardíacas, como infarto e AVC (acidente vascular cerebral).
Porém, ele não é nada saudável ― e isso não é uma grande novidade para quem o consome. A questão é o quão mal ele faz ao nosso corpo. Eis quatro motivos para você parar de comer macarrão instantâneo a partir de hoje:
1. Má digestão
Macarrão instantâneo pode sobrecarregar nosso sistema digestivo, uma vez que precisa de esforço extra para digerir por horas o macarrão altamente processado.O miojo estimula a longa digestão porque contém diversos produtos químicos. No longo prazo, seu consumo pode levar a uma exposição excessiva do BHA (hidroxianisol butilado) e BHT (tert-butil-hidroquinon), dois produtos químicos que são usados em fast-foods e ultraprocessados para prolongar a validade. Estes químicos estão relacionados ao desenvolvimento de ansiedade, asma e diarréia.
2. Overdose de sódio
Macarrão instantâneo é uma bomba de sódio. Um miojo ou Cup Noodles tem cerca de 70% do sódio que você deveria comer em todas as refeições ― imagine então consumir isso em apenas uma.O alto consumo de sal afeta os níveis de fluídos corporais e a pressão sanguínea, além de sobrecarregar seus rins. Os rins nivelam os eletrólitos no corpo, assim como controlam a pressão sanguínea. Toda vez que você ingere muito sal, você dá a eles um grande trabalho para processar a carga extra de eletrólitos. Com o tempo, isso leva à deterioração do órgão, causando insuficiência renal.
3. Risco de doenças cardíacas
Um estudo publicado no Journal of Nutrition indicou que pessoas que consomem uma quantidade excessiva de macarrão instantâneo por semana têm maior risco de desenvolver síndrome metabólica. Ou seja, um conjunto de doenças que, associadas, levam ao aumento do risco de problemas cardiovasculares, como pressão alta, aumento da cintura abdominal e alterações no colesterol, triglicérides e glicemia.Pessoas que têm esta síndrome têm maiores chances de ter doenças cardíacas, como infarto e AVC (acidente vascular cerebral).
Nenhum comentário:
Postar um comentário