Vai mais longe quem domina a arte da persuasão e de influenciar – positivamente – as pessoas
Se você parar para pensar,
todos os dias, a todo momento, estamos negociando algo com alguém. Não
precisa ser vendedor para chegar a essa conclusão, visto que os
relacionamentos humanos exigem trocas e negociações, seja na vida
pessoal, familiar, em comunidade ou nas empresas.
Quando
analisamos pelo prisma do trabalho, percebemos nitidamente que as
pessoas que têm o “poder da persuasão” conseguem melhores resultados em
suas atividades e projetos. Um indivíduo que pratica a persuasão
consegue agregar, trazer pares e seguidores para sua ideia de maneira
espontânea, mostrando os ganhos que todos terão com aquela atitude ou
projeto. A pessoa impactada tende a ajudá-la de maneira verdadeira, pois
acredita naquilo.
Para
desenvolver o poder de persuasão, a primeira dica é tenha
‘”reciprocidade” com as pessoas. Busque sempre estar em crédito com os
colegas de trabalho. Ajude sem pedir algo em troca. Quem é beneficiado
ficará com uma espécie de “dívida” contigo e pronto para saná-la quando
você precisar. A reciprocidade é um vetor que gera a persuasão.
A
segunda é a autoridade. Em que você é bom, especialista, faz algo com
maestria? Sendo reconhecido por isso, você se torna uma autoridade para
discorrer sobre este assunto, logo, terá o seu poder de persuasão melhor
desenvolvido porque mostra conhecimento e passa segurança ao
interlocutor.
Por fim, cito
a raridade. Tudo que é escasso é mais desejado. Então, como
profissional, o que você oferta e se diferencia de outros colegas?
Descobrindo esse seu talento, invista e explore o máximo que puder.
Pessoas raras são bem vistas e chamam a atenção dos outros por si só
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