Hoje, para muitas pessoas o estilo de vida é extremamente prejudicial à saúde: poucos exercícios físicos, sono inadequado, estresse,
muito tempo reservado para o trabalho e pouco para o lazer. Diante
dessa situação, as pessoas passam a economizar ao máximo o tempo de
preparo da alimentação, e acabam não fazendo comida em casa. Optam por
alimentos prontos industrializados, processados e enlatados, ricos em
conservantes e gordura trans que são fatores de risco para diversas
doenças.“Somos o que comemos” diz a máxima, e existem diversos alimentos nutritivos e que, além de nutrientes básicos (como carboidratos, gorduras, proteínas,
vitaminas e minerais), possuem substâncias que quando metabolizadas,
proporcionam benefícios específicos ao organismo, diminuindo o risco de
desenvolvimento de doenças. São os chamados alimentos funcionais.Alimentos
funcionais são alimentos ou ingredientes que oferecem benefícios à
saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Eles podem, por
exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e
diabetes, entre outras.Mas é preciso ter consciência de que os alimentos funcionais não funcionam como medicamentos.
Então, para que seus benefícios sejam alcançados, é preciso consumi-los
de maneira regular, incluindo principalmente vegetais, frutas e cereais
integrais na alimentação. Afinal, grande parte dos componentes ativos
estudados se encontra nesses alimentos.
compostos Funcionais. Isoflavonas: Possui ação estrogênica (reduz sintomas da menopausa) e anti-câncer;Ácidos graxos ômega-3:
Reduz o LDL – colesterol; ação antiinflamatória; indispensável para o
desenvolvimento do cérebro e da retina de recém nascidos;Catequinas: Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico;Licopeno: Tem ação antioxidante, reduzem níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer, como de próstata;Luteína e Zeaxantina: São Antioxidantes e protegem contra degeneração macular;Flavonoides: Possui atividade anti-câncer, vasodilatadora, antiinflamatória e antioxidante;Fibras solúveis e insolúveis:
Reduz risco de câncer de cólon; melhora o funcionamento intestinal. As
solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da
obesidade, pois dão maior saciedade;Prebióticos: Ativam a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino;Lignanas: Inibição de tumores hormônio-dependentes;Tanino: Possui ação antioxidante, anti-séptico, vaso-constritor;Estanóis e esteróis vegetais: Reduzem risco de doenças cardiovasculares;Probióticos: Favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon;Alimentos Funcionais.Preparei
uma seleção de alguns alimentos funcionais interessantes, em especial
os que podem ser grandes aliados da saúde do coração:Aveia: Existem inúmeros alimentos funcionais e, entre eles, a aveia
é um dos mais reconhecidos. Entre os cereais integrais, a aveia se
diferencia por apresentar um dos mais altos teores proteicos e ótimo
perfil de aminoácidos. Tem também alta porcentagem de lipídios que se
destacam nutricionalmente por sua razão favorável entre insaturados e
saturados e por suas propriedades antioxidantes. Além disso, é rica em
fibras solúveis e insolúveis. Outro efeito benéfico atribuído ao consumo
de aveia está relacionado ao controle da obesidade.
Linhaça: A linhaça é um alimento funcional muito importante para saúde. Os nutrientes que mais chamam a atenção na linhaça são as fibras, o ácido graxo ômega 3 e as lignanas. Desta forma, este alimento possui diversos benefícios para a saúde como a redução do LDL (“colesterol ruim”), redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e sintomas da menopausa. Por possuir atividade antioxidante, ela desempenha um papel significativo na proteção contra câncer de mama, de próstata, de cólon e de outros tipos de câncer.
Tomate: O licopeno é um carotenoide encontrado em grande quantidade no tomate e vem sendo associado à redução do risco de vários tipos de doenças crônico-degenerativas. Tem sido proposto que a capacidade antioxidante desse componente bioativo é a base dos fatores protetores contra alguns tipos de câncer. Ao neutralizar os radicais livres, o licopeno evita a oxidação das células e estimula o sistema imunológico. Essa mesma função antioxidante proporciona uma diminuição do risco de enfarte.
Castanha do Pará: A principal característica da castanha é a alta quantidade de gorduras benéficas, que ajudam no controle do triglicerídeos.
Também colabora com a perda de peso, pois tem em sua composição o mineral selênio, que regula os hormônios da tireoide e, consequentemente, regula o metabolismo fazendo com que o processo de emagrecimento seja mais eficaz. O consumo diário desse alimento é capaz de trazer nutrição e combater doenças, diminuir a ansiedade, afastar os riscos de depressão, além de diversos outros benefícios.
Suco de uva, mirtilo e maçã: Possuem resveratrol e quercetina que auxiliam na redução de risco de doenças cardiovasculares, e inibem a formação de carcinógenos, coágulos e inflamações. Contém flavonoides, que ajudam no controle do colesterol e evitam o surgimento de doenças cardiovasculares. O principal flavonoide presente nas uvas roxas é o resveratrol, um potente antioxidante que auxilia na redução da pressão arterial e dos níveis de LDL, além de aumentar os níveis de HDL e prevenir a agregação plaquetária com consequente redução da formação de trombos nas artérias. Para as pessoas que desejam reduzir medidas, o suco de uva, por exemplo, pode ser um forte aliado, já que ele acelera o metabolismo e favorece o emagrecimento.
Gengibre: O gengibre é muito funcional. Ele é estimulante da secreção gástrica, previne inflamações osteoarticulares e é um termogênico natural. Tem também efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, que reduzem a fadiga muscular.
Azeite de Oliva: Entre os diversos tipos de óleos culinários, o azeite de oliva
é um dos que mais oferecem benefícios para nossa saúde — desde que de
qualidade e boa procedência. O azeite de oliva tem grande quantidade de
ácidos graxos monoinsaturados, importantíssimos no controle de
concentrações sanguíneas, diminuindo o colesterol ruim e aumentando o
colesterol bom. Devido ao seu poder de aumentar a sensação de saciedade,
pode colaborar, e muito, com o processo de emagrecimento,
principalmente se aliado a bons hábitos alimentares. Pode incluir o
azeite sem medo no seu dia a dia.
Lembre-se: apesar de todos esses benefícios citados, e que são cientificamente comprovados, esses alimentos não substituem medicações. E para que os efeitos sejam alcançados, é necessária que a dieta seja variada, saudável, e rica em alimentos funcionais constantemente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário