segunda-feira, 23 de maio de 2022

Reforço escolar ou psicopedagogia? Saiba qual a diferença e a hora de procurar ajuda

Entenda a diferenciar o que é uma dificuldade de um transtorno de aprendizagem

Leda Cristina Contreras Martins* Publicado em 23/05/2022

Os transtornos normalmente são crônicos e requerem acompanhamento específico
Os transtornos normalmente são crônicos e requerem acompanhamento específico

O período da pandemia reforçou uma dúvida de muitos pais: o que fazer quando seu filho não está no nível de aprendizagem da sua turma escolar? Procurar logo um reforço escolar? Antes, é preciso que os cuidadores tenham em mente algumas respostas a questões essenciais.

Primeiro, você sabe diferenciar o que é uma dificuldade de um transtorno de aprendizagem? A dificuldade de aprendizagem é quando a criança não assimila ou compreende o conteúdo escolar. Para este caso, um professor de reforço escolar pode auxiliar.

Já os transtornos de aprendizagem se originam de uma disfunção neurológica. Eles se manifestam de forma mais complexa e afetam a capacidade de compreensão, principalmente das crianças em idade escolar. 

Os transtornos normalmente são crônicos e requerem acompanhamento específico. Eles podem ser causados por fatores externos, sociais ou emocionais. Dentre eles, estão: dislexia, discalculia, disgrafia, TDAH, dificuldades em funções executivas e capacidade da memória de trabalho e da agilidade cognitiva.

Para os transtornos de aprendizagem, é preciso profissionais específicos das áreas de fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia e de psiquiatria (este último, apenas para casos mais severos).

Veja também:

Ainda ficou na dúvida? Se você identificar uma dificuldade extrema dos seus filhos com o estudo, marque uma consulta com um psicopedagogo. Ele é o profissional indicado para auxiliar os pais com o diagnóstico e indicar os melhores caminhos.

*Leda Cristina Contreras Martins, pedagoga, psicopedagoga, neuropsicopedagoga e Coordenadora da Clínica ARTE PISCO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário