Entenda a diferenciar o que é uma dificuldade de um transtorno de aprendizagem
Leda Cristina Contreras Martins* Publicado em 23/05/2022
O período da pandemia reforçou uma dúvida de muitos pais: o que fazer quando seu filho não está no nível de aprendizagem da sua turma escolar? Procurar logo um reforço escolar? Antes, é preciso que os cuidadores tenham em mente algumas respostas a questões essenciais.
Primeiro, você sabe diferenciar o que é uma dificuldade de um transtorno de aprendizagem? A dificuldade de aprendizagem é quando a criança não assimila ou compreende o conteúdo escolar. Para este caso, um professor de reforço escolar pode auxiliar.
Já os transtornos de aprendizagem se originam de uma disfunção neurológica. Eles se manifestam de forma mais complexa e afetam a capacidade de compreensão, principalmente das crianças em idade escolar.
Os transtornos normalmente são crônicos e requerem acompanhamento específico. Eles podem ser causados por fatores externos, sociais ou emocionais. Dentre eles, estão: dislexia, discalculia, disgrafia, TDAH, dificuldades em funções executivas e capacidade da memória de trabalho e da agilidade cognitiva.
Para os transtornos de aprendizagem, é preciso profissionais específicos das áreas de fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia e de psiquiatria (este último, apenas para casos mais severos).
Veja também:
- Uma casa, um sol e uma árvore: o que os desenhos das crianças querem dizer?
- As competências socioemocionais das crianças
- O comportamento dos meus filhos mudou com a pandemia: como ajudar nossas crianças?
- Entenda a importância da assistente terapêutica em sala de aula
- Neurociências: entenda como ela é fundamental para a aprendizagem
Ainda ficou na dúvida? Se você identificar uma dificuldade extrema dos seus filhos com o estudo, marque uma consulta com um psicopedagogo. Ele é o profissional indicado para auxiliar os pais com o diagnóstico e indicar os melhores caminhos.
*Leda Cristina Contreras Martins, pedagoga, psicopedagoga, neuropsicopedagoga e Coordenadora da Clínica ARTE PISCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário