A pandemia do novo coronavírus pode limitar a concorrência e favorecer empresas de grande porte já que o fechamento de muitas economias para conter o avanço da covid-19 provocou a falência de empresas pequenas e médias ao redor do mundo, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).
"Uma análise de dados de empresas de capital aberto e fechado sugere que a onda de falências impulsionada pela pandemia levará a aumentos na concentração da indústria e poder de mercado", disse o FMI em um relatório sobre o poder do mercado corporativo e política relacionada questões.
A participação das quatro maiores empresas nas vendas totais das 20 maiores empresas dentro de um setor estritamente definido pode aumentar em 4% - a 60% - como resultado da pandemia "se as vendas das empresas falidas fossem reatribuídas às principais empresas dentro de seu setor", segundo o FMI.
Segundo o Fundo, a mudança impulsionada pela pandemia para atividades on-line também está beneficiando as grandes empresas de tecnologia, o que poderia fortalecer ainda mais a concentração de mercado.
Diante desse cenário, o FMI pede que as autoridades reguladoras sejam vigilantes no controle de fusões.
Carolina Gama / Agência CMA
Copyright 2021 - Grupo CMA
Imagem em destaque: Piqsels.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário