sexta-feira, 5 de março de 2021

Como fazer a OMELETE perfeita

 
4 mar 2021
Guia da Cozinha - Como fazer a omelete perfeita? Veja dicas para não errar nunca
Guia da Cozinha - Como fazer a omelete perfeita? Veja dicas para não errar nunca
Foto: Guia da Cozinha

Já se perguntou como fazer a omelete perfeita? O Guia da Cozinha te ajuda com truques práticos e simples!

A omelete, do francês omelette, é um prato extremamente popular no mundo inteiro e faz parte da alimentação dos brasileiros. Seja no café da manhã, almoço ou jantar, ela faz sucesso! A receita original francesa leva ovos batidos, manteiga, pimenta-do-reino branca, cebolinha e salsinha. Mas, existem muitas versões, incrementadas com queijos, embutidos, legumes, entre outros ingredientes. Veja alguns truques infalíveis de como fazer a omelete perfeita e se delicie!

Como fazer a omelete perfeita: passo a passo

1- Escolha uma boa frigideira

Para que a sua omelete fique inteira, é necessário se atentar na panela que utilizará para fazê-la. O ideal é usar uma frigideira antiaderente, pois ela será muito importante na hora de moldar a mistura de ovos.

2- A qualidade dos ovos é essencial

No momento de fazer a omelete, use de 2 a 3 ovos por pessoa. Isso vai ajudar na saciedade e também na apresentação do prato. Um dica importante é quebrar os ovos com calma em um recipiente e em seguida temperá-los com o sol e a pimenta-do-reino branca, mexendo suavemente até que os temperos sejam incorporados.

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock
Foto: Guia da Cozinha

3- Não economize na manteiga

A manteiga é um ingrediente indispensável no preparo de uma boa omelete, pois é ela que trará a gordura necessária para que a receita fique molhadinha e macia. Coloque bastante manteiga na panela e deixe-a derreter em fogo baixo. Se atente para que ela não mude de cor ou queime.

4- De olho no fogão

Para saber se a frigideira está pronta para receber os ovos, coloque a mão rente (cuidado para não se queimar!) ao refratário, e se sentir um bafo quente vindo do mesmo, é hora de começar o preparo da omelete.

5- Cuidado ao mexer a mistura

Em um dos passos anteriores, ensinamos a como temperar a omelete clássica: pimenta-do-reino e sal. Porém, para mexer, dispense o uso do garfo ou do fouet. Com o auxílio de uma colher pequena, bata levemente os ovos e os temperos, apenas o suficiente para que a gema e a clara se unam. Nesta etapa, não se pode criar espume ou quebrar a liga da clara.

6- Como fritar

Despeje os ovos na frigideira e comece a mexê-la de vez em quando, fazendo movimentos circulares. Depois, acrescente as ervas e com a ajuda de uma colher de pau, puxe os ovos já cozidos para a beirada e deixe a mistura crua em contato com a frigideira para que ela cozinhe. Volte a mexer a frigideira e repita o processo.

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock
Foto: Guia da Cozinha

Quando a omelete ficar consistente, pare de separar a mistura e se necessário, ajuste o sal e a pimenta. Incline a frigideira e junte os ovos na borda da panela, aproveitando a curva para moldá-la. Retire a omelete do fogo, coloque em um prato e passe um pouco de manteiga por cima para que fique brilhante.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário