Por |
Ficar em silêncio, escrever e questionar os próprios hábitos são algumas formas de começar a jornada de autoconhecimento e reflexão interna
O quanto você conhece sobre você mesma? Geralmente, estamos tão preocupadas em adquirir conhecimento externo que nos esquecemos de olhar para dentro e pensar sobre como desenvolver o autoconhecimento . A ideia desse processo é repensar hábitos, padrões e pensamentos para, a partir disso, melhorar o comportamento e a forma como você se coloca no mundo.
O autoconhecimento diz respeito a olhar para dentro e fazer uma mudança interna, refletindo, assim, no exterior. Quanto mais você se conhece, mais se entende e, dessa forma, consegue ter consciência sobre seus atos e perceber de que forma pode se tornar uma pessoa melhor e mais produtiva em diferentes sentidos. Mas, como desenvolver o autoconhecimento da melhor forma?
Como desenvolver o autoconhecimento
Diante da importância do autoconhecimento como uma ferramenta de transformação , Larissa Weissheimer, coach e guia pessoal para descobrir seus reais propósitos de vida, listou 10 passos para você começar a sua jornada.
1. Silencie
O primeiro e mais importante passo para começar esse processo de autoconhecimento é buscar o silêncio. “Com tanto barulho do lado de fora (trânsito, máquinas, opiniões) é necessário silenciar o lado de dentro”, aconselha Larissa. Para isso, é interessante buscar um tempo sozinha, longe da tecnologia e, principalmente, das redes sociais.
Nesse momento a sós, observe o que vem à sua mente e como você se sente. “Qual é o seu diálogo interno? O que você anda dizendo para si mesmo? Como se sente em sua companhia?”, questiona a coach pessoal. A partir desse momento sozinha é possível encontrar uma série de respostas sobre você mesma para compreender quem é seu verdadeiro eu.
2. Encare
Muitas pessoas fogem de momentos sozinhos como o indicado no item anterior, já que nem sempre encontram as respostas que gostariam. Dessa forma, o que acontece são pessoas “maquiando” os problemas com vícios e compulsões para não encararem a realidade que, muitas vezes, pode ser dura.
“O ser humano é cheio de crenças e medos, porém a ferida só cura quando enfrentamos a dor e mexemos com carinho. Tenha orgulho de sua história, olhe para ela com amor e aprendizado”, recomenda a coach.
3. Tenha um diário
Segundo Larissa, uma das melhores técnicas para fazer uma autoanalise é ter um diário. A ideia é escrever em um caderno, como se fosse um diário, enquanto você faz uma reflexão sobre si. “Imagine que você está desabafando com a pessoa que mais ama e confia no mundo e então coloque tudo, absolutamente tudo, o que você está pensando e sentindo”, orienta.
De acordo com Larissa, você vai sentir um alívio grande e depois poderá reler em outro momento para analisar o que passa em seu interior.
4. Fale sozinho
Pode parecer estranho, mas falar em voz alta o que estamos pensando é ótima forma de se conhecer mais. “Quando ouvimos nossa própria voz, ativamos um de nossos cinco sentidos, a audição, e, assim, podemos ter outra percepção sobre o que pensávamos”, explica Larissa. O mesmo vale para a escrita, já que a visão é ativada. “Você conseguirá tirar novas conclusões sobre si quando se ‘enxergar de fora’”, completa.
5. Perguntas fora da caixa
A coach pessoal aconselha a fugir das perguntas clichês ao dialogar com si. Evite questões como “Por que isso sempre acontece comigo?”, “Por que eu não sei o que fazer?” ou “Por que eu sinto isso?”. “Essas perguntas não são perguntas. Se tirarmos o ‘por que’, viram afirmações, percebe?”, questiona a profissional.
O interessante é fazer perguntas mais poderosas e criativas como: “O que eu quero no lugar disso?”, “Isso é realmente importante para mim?”, “Como posso solucionar essa questão?”, “O que aprendi com essa situação?” e “O que farei hoje para me aproximar dos meus sonhos?”. De acordo com a coach, pensar em soluções é uma maneira de te impulsionar para o sucesso.
6. Não peça conselhos
“Desabafar é maravilhoso, alivia e tira um peso, mas é preciso tomar muito cuidado com conselhos, pois são baseados na visão de mundo daquela pessoa, com toda a história e emoções dela, e não nas suas”, alerta Larissa. Por melhor que seja a intenção da pessoa, nem sempre será a melhor decisão para você. Por isso, prefira ouvir seu coração se quer saber como desenvolver oautoconhecimento .
7. Alimente sua mente
Para saber como desenvolver o autoconhecimento, é preciso alimentar a mente. “O melhor remédio para a mente é o conhecimento! Leia livros e artigos sobre autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e biografias a assista à vídeos e palestras”, recomenda. Há uma infinidade de conteúdos disponíveis online e gratuitamente, basta tirar um tempinho na rotina para se dedicar e expandir a mente.
8. Seja bondoso
“Lembra que falei sobre desabafar com a pessoa que mais ama e confia no mundo? Essa pessoa é você! Seja bondoso e carinhoso consigo, não se critique caso perceba algo que você não goste em si, pelo contrário, trate seus erros com compaixão e generosidade”, recomenda a coach pessoal.
9. Conheça suas crenças
Diferente do que se costuma pensar, crença não está diretamente ligada à religião. Na verdade, Larissa sugere conhecer suas crenças no sentido de pensar sobre o que você acredita sobre si, aquilo o que você afirma ser, tanto no lado bom quanto no lado ruim. “Quando souber exatamente como se define, poderá encontrar especificamente as respostas que busca”, diz.
10. Procure um profissional
Por fim, uma ajuda profissional pode ser a melhor maneira de saber como desenvolver o autoconhecimento . “A maneira mais eficaz e rápida para nos conhecermos e transformarmos nossos pensamentos e sentimentos é através de profissionais especializados na área”, finaliza Larissa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário