saude e bem estar



Meditar logo cedo pode ser a chave para mais saúde e bem-estar. Imagem: reprodução/stutterstock.com
Saúde e bem-estar fazem rima com vida saudável, paz, equilíbrio e… meditação. A prática milenar está intimamente ligada ao autoconhecimento e ainda traz benefícios físicos e psicológicos como maior foco, rapidez em tomada de decisões, controle de pressão arterial.

VEJA MAIS:
Não à toa, vai acontecer, em novembro, um evento todo direcionado para saúde e bem-estar, o Rio Desperta, no Rio de Janeiro, com a presença de palestrantes como Monja Coen, do Zen Budismo; Rajshree Patel, da Organização Internacional Arte de Viver; Klebér Tani, fundador de Meditação Transcendental Brasil, e Lama Jangchub Reid, (fundador do Mindfulness Trainings International (MTi). A seguir, a Monja Coen e Rajshree Patel ensinam você a trazer mais paz para a sua vida, logo cedo.

Saúde e bem-estar antes do café da manhã

“Antes de fazer a refeição matinal, com roupas confortáveis, e atitude correta, sente-se em Zazen”, ensina a Monja Coen Roshi, Tradição Zen Budista Soto Shu, com sede no Japão. Za significa sentar-se, em sânscrito, e zen refere-se a um estado de meditação. Sentada, deixe seus pensamentos irem e virem livremente, mantenha a respiração abdominal, com expirações mais longas do que as inspirações. A prática de Zazen pode ser de dez a 45 minutos.

Encontre um local adequado, sem muito movimento, nem muito quente nem muito frio, nem muito claro nem muito escuro, onde possa ficar em tranquilidade e quietude. “Sente-se sobre uma almofada de forma que haja apoio para os quadris e os joelhos toquem o chão. Inspire e expire conscientemente. Siga sua respiração”, continua ela.

Este é o princípio do Zazen — apenas sentar. “Se o fizer todas as manhãs, de forma correta, seguindo um instrutor adequado, estará em cada momento de prática, manifestando Buda.  Prática é realização.  Não praticamos para nos tornar Buda. Porque somos seres iluminados, praticamos. Aprecie sua vida em todas suas fases!”
saude e bem estar



Que tal aproveitar a hra do banho para meditar?imagem: reprodução/stutterstock.com

Meditação no chuveiro

“O valor e os benefícios dessa prática estão bem estabelecidos”, diz Rajshree Patel, da Organização Internacional Arte de Viver. “Tudo, desde redução do estresse até melhores relacionamentos, até desempenho e sucesso mais fáceis.” Para ele, nossa mente é nossa amiga ou inimiga. É o que nos faz felizes ou infelizes. “Isso nos dá criatividade ou pensamento fixo na caixa. Ninguém na escola ou em casa jamais nos ensinou como administrar nossos pensamentos, emoções ou percepções. A meditação é a ferramenta que pode nos encarregar do aspecto mais poderoso de quem somos”, fala. Está aí, seu segredo para mais saúde e bem-estar!

Assim como nós gastamos tempo diariamente com higiene dental e higiene física, é importante e necessário tempo para a higiene mental. “Basta pensar na quantidade de “sujeira interna” que acumulamos diariamente. As emoções negativas da raiva. O arrependimento, a culpa, o medo e a ansiedade se acumulam em nosso sistema, se não soubermos como deixá-los ir. Geralmente deixamos o tempo cuidar dos escombros.”

Quem tem tempo para sentar e deixar as coisas acontecerem?! Todos os dias, como no chuveiro, é importante lavar a mente. Para aprender meditação, é preciso algumas instruções pessoais. “Apenas permita fechar os olhos e decidir que sua vida é mais importante do que qualquer evento pequeno que esteja atrapalhando você. Lembrar que tudo está mudando naturalmente, permite o controle do estresse e acalma o sistema.”

Sou Karina Hollo, editora de beleza há mais de 15 anos, com matérias publicadas nas principais mídias impressas, online e de tevê no Brasil, entre elas Marie Claire, Bazaar, Vogue, Estadão Online, Claudia Online, E!, Beleza na Web, Cosmopolitan, Boa Forma, Claudia, Elle, além de ser uma das autoras do livro A História dos Cachos e Cacheados no Brasil, para a Salon Line. Minhas fontes são os melhores cabeleireiros, maquiadores, dermatologistas e cirurgiões plásticos nacionais e internacionais.