terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Giro por um mundo transformado pelo clima

1. Mesmo se conseguirmos manter o aquecimento global abaixo de 2° C, 2015 poderá ser o ano mais quente já registrado desde a era pré-industrial. O risco de o mar subir mais de um metro e submergir Amsterdã persiste. Se continuarmos a emitir dióxido de carbono na velocidade atual, até 2100 a Terra terá se aquecido em 4° C - e Nova York estará sob o mar.

2. Recifes de Coral por um fio: Mergulhar na Austrália para admirar os belos recifes de coral pode ser um prazer com os dias contados, pois o aquecimento global vai destruindo esses ecossistemas submarinos. As águas cada vez mais quentes causam a descoloração dos corais, e um aumento de 2° C pode dissolvê-los. O acréscimo de dióxido de carbono torna a água dos oceanos mais ácida, impedindo o crescimento normal das estruturas calcárias.

3. Alpes sem esqui: O aquecimento nos Alpes é "três vezes a média global", segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O nível de neve diminui a cada ano e a vegetação conquista montanhas mais altas. Estações de esqui nas zonas inferiores estão ameaçadas de falência. Alguns resorts até cobrem a neve com material reflexivo durante os meses mais quentes, na tentativa de deter o derretimento.

4. Veneza - beleza submersa? A italiana Veneza é apenas uma entre as cidades ameaçadas com a subida do nível do mar. Ou de se tornar inabitável, devido a inundações e tempestades cada vez mais fortes. O mesmo medo atinge Miami, Nova York, Santo Domingo, Bangkok, Barranquilla, Hong Kong, Cidade de Ho Chi Minh, Palembang, Tókio, Mumbai, Alexandria, Amsterdã: todas elas correm risco.

5. Passagem Noroeste: O derretimento das geleiras está permitindo que navios cortem caminho entre a Europa e a Ásia pela historicamente intransitável Passagem Noroeste. Em 2007, a Agência Espacial Européia anunciou que o trecho estava "inteiramente navegável". Embora ainda não esteja suficientemente livre para navios de carga, os cruzeiros agora já oferecem  uma rota antes reservada aos aventureiros e exploradores.

6. Elefantes em perigo: O aumento populacional e as mudanças climáticas afetam os animais. Eles lutam para se ajustar às secas cada vez mais frequentes e intensas, ondas de calor, tempestades e o aumento do nível do mar. A organização de proteção ambiental WWF incluiu o elefante africano na lista das espécies e lugares atingidas pelas mudanças climáticas, juntamente com as tartarugas, tigres, golfinhos e baleias.

7. Seca californiana: As mudanças climáticas são claramente visíveis no estado americano da Califórnia, que é afetado por fortes períodos de seca. Os últimos três anos foram os mais quentes de todos os tempos.  Quem quiser passear pelas plantações de amêndoas na Califórnia, as de café no Brasil ou os campos de arroz no Vietnã é agora ou nunca.

8. Escalando as últimas geleiras: A lista do Patrimônio Mundial da Humanidade inclui numerosas belezas naturais, mas com um aquecimento global de 3° C, 136 dessas 700 maravilhas serão afetadas. Entre elas o Glacier National Park, nos EUA, onde os efeitos das mudanças climáticas estão sendo estudados. Das 150 geleiras existentes aqui no século 19, sobravam 24 em 2010. A previsão é que em 2030 o parque estará privado de todas elas.

9. Mudança climática a domicílio: Se depois de tudo isso, você não teve vontade de conhecer nenhum desses lugares, pode ficar onde está. As mudanças climáticas poderão vir bater à sua porta, sem que você sequer precise se levantar do sofá. A Climate Central acredita que mais de 150 milhões de pessoas moram em áreas que serão submersas ou estarão sujeitas a inundações constantes até 2100. Ou até bem antes disso.       

(Caroline Schmitt)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário