domingo, 21 de agosto de 2016

OS ENSINAMENTOS SIMBÓLICOS OU RESUMIDOS OU POSITIVOS... RELIGIOSOS

CRISTIANISMO. Ele nos ensina, simbolicamente, que: 1) o milagre é possível, embora não dependa de nós pois está totalmente nas mãos de Deus e embora não seja abundante e dispense intermediários; 2) o paraíso presente na Bíblia, simbolicamente, deve ser interpretado não com vida futura, mas apenas como a potencialização do Relativo - até atingir o grau máximo em que Relativo e Absoluto se fundem, formando uma coisa só: o Absoluto ou a reabsolutização com traços humanos ou na versão humana; 3) o "CORPO" de Cristo, simbolicamente, representa a saída de Deus do estágio energético-puro-narcisístico-independente para a criação de um estágio híbrido-MATERIAL ou relativizado-dependente; 4) a morte de Jesus, simbolicamente, representa a idéia de PREÇO existencial, ou seja, que a existência tem um preço a se pagar (tanto no estágio Relativo quanto Absoluto).
ISLAMISMO. Ele tem dois ensinamentos PRÁTICOS que seria bom que seguíssemos:  1) a intolerância à bebida, ao álcool; 2) a defesa da pena de morte como instrumento de depuração social ou qualitivização social (muito embora não concordemos com alguns casos e a forma como ela é aplicada em países islâmicos).
ZOROASTRISMO. O grande ensinamento do mesmo é que estamos rotineiramente sendo tentados a praticar tanto o bem quanto o mal. Assim, convivemos com nossos "anjinhos" e "demoniozinhos" SOCIAIS... diariamente.
ESPIRITISMO. O único ensinamento positivo é a noção de EVOLUÇÃO (embora corrijamos que não tem nada a ver com vidas passadas, mas com vida presente de cada um).
BUDISMO. O budismo tem pouco simbolismo mas ensinamentos práticos muito úteis na nossa vida, como a prática da meditação e do "caminho do meio", "desapego", só para ficarmos em três exemplos. Trata-se da melhor religião do mundo, excluindo-se alguma influência espírita ou renascimentista de algumas de suas alas ou escolas ou divisões.
TAOISMO. A dependência/relação entre os polos opostos Yin e Yang é o seu maior ensinamento. O seu lado negativo é a excessiva importância dada à espontaneidade, sem estabelecer limites.
CONFUCIONISMO. O seu maior ensinamento é o papel de destaque dedicado à questão da educação como instrumento de transformação social. Considero a segunda melhor religião do mundo.
Enfim, devemos tirar lições simbólicas de religiões como o cristianismo e esquecer seus ensinamentos diretos ou isolados, que são um grande desserviço à humanidade. Fora isto, devemos ser bem seletivos e nos preocuparmos em sermos cultos o suficiente para separar o joio do trigo, o certo do errado, o honesto do desonesto - e sempre procurarmos a independência do nosso agir e pensar, sem sermos obrigados a seguir as orientações de autoridades do alto escalão das instituições, que podem estar a serviço dos interesses dos ricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário