A relação entre pet e os pequenos aumenta a autoestima, ajuda a criar um senso de responsabilidade, combate o sedentarismo, além de outras vantagens para ambos
Por |
Quando uma criança ganha um animal de estimação, com ele vem também um companheiro. Os pets animam o ambiente, fazem companhia, ajudam a diminuir a ansiedade e estimulam o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.
As estatísticas mostram que as crianças que têm cães aprendem a falar mais rápido do que as que não têm. Muitas vezes, o nome do animal é a primeira palavra que se aprende a dizer. O convívio estimula a sociabilidade, colabora com o desenvolvimento cognitivo e ajuda no equilíbrio, pois o pet estimula a criança a correr pela casa.
Há diversos estudos que comprovam que, ao acariciar um cachorro, o corpo produz endorfinas, que reduz a ansiedade. Para os adultos, cuidar de uma criança e de um pet pode ser um desafio e tanto, mas as vantagens, quando colocadas na balança, mostram que os benefícios da convivência superam o receio da bagunça.
O Canal do Pet, junto à associação de proteção animal Patas Para Você, traz sete boas razões para estimular essa convivência.
Aumenta a autoestima
É comum notar o aumento da afetividade das crianças que convivem com cães, justamente porque os cachorros costumam ser carinhosos. Esse comportamento faz com que os pequenos se tornem também mais afetivos, o que contribui para o desenvolvimento e a melhora da autoestima.
Além disso, os cachorros aceitam as crianças como elas são e jamais serão julgadas pela sua cor, temperamento ou alguma necessidade especial. É uma simples troca de amor e companhia.
Promove a união familiar
Com um novo habitante na casa, o animal se torna responsabilidade de todos os membros da família. As tarefas e cuidados com os cães ou gatos são compartilhadas e as crianças adoram participar, o que constrói um ambiente colaborativo e se fortalece a união familiar. O fato de ter que alimentar o pet, cuidar dele, faz com que eles também cresçam sendo mais responsáveis.
Combate o sedentarismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário