Rodrigo Tavares
Fundador e presidente do Granito Group; professor catedrático convidado na NOVA School of Business and Economics, em Portugal. Nomeado Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial, em 2017
Demonização da área debilitou nossa capacidade de fornecer múltiplas interpretações
"Quais os possíveis impactos das alterações climáticas na gestão de uma carteira de investimentos?" Esta foi uma das perguntas que 80 dos meus alunos tiveram que responder recentemente no exame final da cadeira em finanças sustentáveis.
79 alunos, oriundos de todo o mundo, exímios em cálculo financeiro, debruçaram-se sobre como o risco climático poderá impactar o cálculo do Índice Beta. Outros olharam para a história e mencionaram o relatório Stern, um estudo encomendado pelo governo britânico sobre os efeitos das alterações climáticas na economia global nos próximos 50 anos. Alguns fizeram projeções de cenários futuros. Vários fizeram uma diferenciação de acordo com a classe de ativos. A maioria das respostas foi um repasto de sabedoria.
Mas a aluna que teve nota máxima foi a única que respondeu que as alterações climáticas poderão, em alguns casos, não impactar a gestão de ativos financeiros. Utilizou todas as referências que aprendeu na sala de aula para deixar as suas impressões digitais numa visão contrastante e densamente argumentada. Abdicou de ser um mero canal de transmissão e passou a ser um veículo de emissão de informação original. Pensou, não memorizou ou calculou.
Os alunos que terminam agora os seus estudos em escolas de negócios mudarão de emprego, e possivelmente de área profissional, 7 ou 8 vezes. São a materialização de um mundo globalizado em constante agitação.
Ao invés de treinarmos os alunos para memorizarem a verdade, temos que inspirá-los a criá-la; em oposição ao cultivo de uma única especialidade, temos que fecundar a sua capacidade de adaptação; para superar o seu natural autocentrismo, temos que dar-lhes a oportunidade de experimentarem as ansiedades de terceiros.
Conhecimentos STEM –Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática– continuam sendo fundamentais, mas o Fórum Econômico Mundial destaca que entre as 10 habilidades mais valorizadas no futuro estarão também a capacidade de analisar criticamente e de resolver problemas; a capacidade de mostrar iniciativa, inovação e criatividade; e a capacidade de ser flexível, tolerante e resiliente.
A demonização das Humanidades, iniciada com o Fordismo do século 20 e agudizada ao longo do último século pela apologia à velocidade, pelas respostas peremptórias e pontiagudas e pela robotização da produção, debilitou a nossa capacidade de oferecer múltiplas interpretações para tornar inteligível um problema complexo. Valorizamos mais a aptidão para a resposta pronta, aquela que estala da boca com hálito a ciência, do que o virtuosismo de uma resposta multiforme.
B3 instala Touro de Ouro no centro de SP
Os mercados financeiro e corporativo precisam de mais profissionais formados em Humanidades. Mas estes começam a escassear. Nos EUA, apenas 5,4% das graduações e 3.4% dos mestrados são dedicados às Humanidades, segundo a OCDE. Luxemburgo, França, Alemanha, Dinamarca e Itália lideram este ranking, com percentagens que, ainda assim, não ultrapassam os 13%.
A humanização do mercado corporativo e profissional pode conter um elemento moral que é, geralmente, alvo de vandalismo ideológico e até partidário. É também através desta lente que o mercado financeiro é apresentado como um mecanismo de extração de valor e não de criação de riqueza.
Mas há aqui um aspecto utilitarista que precisa ser considerado. A passagem de graduados em Humanidades pelo mercado financeiro, habitando-o, poderá possibilitar a melhoria do desempenho corporativo, mesmo que interpretado da forma mais percentualizada possível.
Podemos treinar os alunos a calcular fórmulas de desvio padrão para determinar o valor nominal do risco de um ativo. Mas será mesmo possível calcular o risco – de crédito, político, ambiental, social, de governança – de uma empresa sem pularmos a cerca da equação matemática?
Podemos treinar profissionais para as linguagens de programação Python ou Java. Mas será que é possível criar tecnologia sem entender a psicologia dos seus usuários ou sem explorar as dimensões éticas e culturais que possibilitarão o usufruto dessa engenharia?
Mapa permite ver detalhes do cérebro humano
Novas tecnologias como Machine Learning e Inteligência Artificial provocam questões fundamentais sobre o significado de ser humano. E para responder a essas questões precisamos de versatilidade cognitiva, não de unilateralidade.
A bipolarização entre a Ciência e as Humanidades não é benéfica nem para as Ciências nem para as Humanidades. Muitos conceitos financeiros brotaram das Ciências Humanas. O mercado de opções foi proposto por Tales de Mileto, o pai da filosofia grega e um homem de negócios. A lógica da diversificação aparece no Talmude hebraico e no livro bíblico de Eclesiastes. O princípio da equanimidade do filósofo político John Rawls foi adaptado à gestão de um portfólio de investimentos por Dan Iancu, da Universidade de Stanford.
Em São Paulo, os 450 metros a pé que separam a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) são medidos em quilómetros por quem frequenta ambas as faculdades.
Mas, nos EUA, a Universidade de Stanford e o MIT –historicamente conhecidas pelo seu enfoque em engenharias e economia– estão atualmente posicionadas nos dois primeiros lugares do ranking das melhores universidades em Humanidades e Artes (Times Higher Education World). O mundo mudou e as universidades mudaram.
FFLCH
A resposta: os melhores profissionais são aqueles que têm sentido crítico, criativo e empático mais vincado. Os estudos internos levaram a que contratação de graduados em Humanidades crescesse como funções exponenciais duplas.
O mundo mudou e as corporações mudaram.
Em homenagem ao meu filho Gabriel, estudante de Antropologia e de Música, prestes a iniciar a carreira universitária em regime presencial.
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