Um grupo de astrofísicos descobriu qual era a temperatura do universo poucos anos antes do Big Bang. Essa foi a primeira medição de uma era "jovem" do universo, com apenas 880 milhões de anos.
Os dados foram publicados na revista Nature, na última quarta-feira (2).
Atualmente, estima-se que o Universo tenha 13,82 bilhões de anos, e as teorias mais aceitas creem que desde o Big Bang, o universo têm diminuído sua temperatura.
Segundo a equipe de cientistas, a descoberta, além de estabelecer um marco no desenvolvimento da temperatura do espaço, também pode interferir na energia escura. Acredita-se que essa energia seja a responsável pela expansão do Universo, mas ainda não se sabe muito sobre suas propriedades.
Para realizarem a pesquisa, os estudiosos utilizaram o observatório Noema, localizado nos alpes franceses. Lá, eles acompanharam uma galáxia chamada HFLS3, que corresponde a uma idade de 880 milhões de anos após a explosão.
Deste modo, eles encontraram uma tela de gás de água fria que lança uma sombra na radiação espacial. Segundo os dados, essa sombra aparece porque a água absorve as partículas mais quentes de radiação, e a escuridão revela a diferença de temperatura entre galáxia e espaço.
Vale lembrar que a temperatura da água no espaço pode ser descoberta a partir de algumas propriedades vistas na explosão estrelar.
Deste modo, a diferença de temperaturas indicou que na época do Big Bang, o Universo era sete vezes mais quente do que hoje.
Nas redes sociais, alguns internautas comentaram o assunto.
"Uma tela de gás de água fria projeta uma sombra na radiação cósmica, revelando a temperatura do universo jovem, quando tinha cerca de 880 milhões de anos", explicou um.
"Um grupo internacional de astrofísicos desenvolveu um novo método para medir a temperatura cósmica em micro-ondas do jovem Universo, quando tinha apenas 880 milhões de anos”, compartilhou outra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário