O Editor: Marcia Silva
Há algumas coisas
extremamente importantes na nossa alimentação que nem todo mundo sabe, mas deveria! Proteja sua família com estas dicas de manuseio, armazenamento e cozimento de alimentos e também aprenda alguns fatos interessantes — e importantes! — sobre segurança alimentar, bem como economia na cozinha! |
1. Superfícies plásticas para cortar alimentos acumulam bactérias. Deixe-as
de molho em água com vinagre. É mais aconselhável usar superfícies de madeira, pois elas contêm desinfetantes naturais. 2. Vinhos:
ou "folha de açúcar": É uma planta parecida com a hortelã, com um poder de adoçar até 300 vezes mais que o açúcar comum, sem calorias. É muito mais saudável e 1/3 de uma folha já é o suficiente para adoçar uma bebida. Ela pode ser comprada em forma de extrato em casas de produtos naturais. 4. Se você quiser congelar frutas, polvilhe-as com um pouquinho de açúcar antes de levá-las ao congelador, para que conservem seu sabor.
5. Ao preparar massa de pão, use água fria no inverno e água gelada do verão. Isso fará com que a massa cresça muito mais.
6. Quase não existe diferença entre as porcentagens de gordura no leite.
O leite para ser consumido sempre tem 3% de gordura. Zero por cento de gordura é, na verdade, a água que resta nos processos de manufatura de creme, manteira e queijo. 7. Apenas uma molécula separa a margarina do plástico! A maioria das margarinas contêm gordura trans, que não se dissolve nas suas veias. É muito melhor para a sua saúde consumir manteiga, e em moderação. 8. O queijo que já vem derretido, como aqueles vendidos como "cheddar", é o resíduo de queijo branco ao qual se acrescenta um corante amarelo para alimentos, derivado do alcatrão do carvão. Ele é considerado um dos corantes alimentícios mais perigosos que existem. Além de outros efeitos nocivos, esta substância causa hiperatividade, especialmente em crianças. 9. As cascas de ovo têm 100% de cálcio. Se você tem plantas em casa, é uma boa ideia regá-las com água e cascas de ovo quebradas em pedacinhos. 10. O azeite de oliva fica mais espesso se for colocado no refrigerador, e sua cor não é verde, mas sim dourada. Quanto mais esverdeado ele for, mais corante ele contém. 11. Açúcar e álcool jamais congelam. Se estão congelando, é porque não são puros. 12. Morangos atraem muitas pragas e podem causar muitos danos se não tratados de maneira apropriada (lave-os muito bem!). 13. As sopas em pó são praticamente sal colorido. Elas têm uma quantidade extrema de sódio e corantes e não deveriam ser usadas de jeito nenhum!
14. As pimentas pretas moídas compradas no supermercado não são pimentas. Compre apenas as que são moídas na hora.
15. O mel de verdade é firme, compacto e permanece assim.16. Massa folheada contém altos níveis de gordura e não é recomendada por nutricionistas. Entretanto, se você quiser consumi-la, lembre-se de que ela não pode ser congelada depois de preparada. 17. O descongelamento dos alimentos deve ser gradual, ou seja, do congelador para o refrigerador e daí para a temperatura ambiente. Aproveite e dê uma olhada neste guia de congelamento com segurança. 18. Para quem é viciado em açúcar branco: coma lentamente produtos feitos com farinha integral e sua dependência vai diminuir. Para ver ainda mais dicas de como eliminar o açúcar da sua dieta com facilidade, clique aqui! 19. Se você quer fazer purê com batatas de casca vermelha, deve ter mais cuidado ao amassá-las, para não quebrar a estrutura do amido — caso contrário o resultado será um purê líquido e pegajoso. 20. Alface e milho não são digeridos pelo nosso organismo.
21. Para quem tem carência de
vitamina B12, existe uma solução:
linhaça e/ou castanhas de caju.
22. As azeitonas pretas, em fatias ou enlatadas, são, na verdade, azeitonas que passaram por um processo artificial de maturação. 23. Sacarina (falso açúcar) = veneno — não use! 24. Uma colher de açúcar contém entre 13 e 16 calorias. 25. Dica importante: Preste atenção ao que você compra e aos componentes dos produtos. Seja um consumidor inteligente, e não parte do rebanho! Leia sempre os rótulos e procure comprar os alimentos com menor teor calórico, menos sódio e conservantes, e com maior teor de fibras. 26. Laticínios não devem ser armazenados na porta da geladeira, inclusive o leite! Eles devem ficar no fundo, onde é mais frio. 27. Ovos - Lave as mãos cada vez que tocar em ovos (lembre-se de onde eles vêm). - Armazene-os na porta do refrigerador, separados dos outros produtos e jamais dentro da embalagem do supermercado. Se não for possível colocá-los na porta, ponha-os sobre o refrigerador, onde é mais quente, e evite sua proximidade com outros produtos, especialmente carnes/aves/peixes — enquanto estiverem sendo preparados e cozidos. - Não os lave a menos que vá usá-los imediatamente — a água retira a película protetora natural da casca. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário