domingo, 26 de julho de 2020

10 fatos históricos pouco conhecidos



O Editor: Anna Davidson
A parte divertida da história antiga é que é uma ciência em constante evolução, onde novas descobertas são feitas todos os anos. No entanto, juntamente com algumas descobertas antropológicas cruciais, os cientistas às vezes também aprendem sobre alguns fatos aleatórios, mas igualmente fascinantes, como a cultura antiga que foi a primeira a desenvolver creme dental ou os primeiros povos antigos a fazer cirurgia plástica no nariz. Este artigo é uma coleção de 10 fatos surpreendentes, alguns sérios, outros misteriosos e outros simplesmente estranhos.

1. Existem mais pirâmides no Sudão do que no Egito

Pirâmide de Meroe, Sudão Fonte da imagem: Valerian Guillot/ Flickr
O Egito é famoso pelas Grandes Pirâmides de Gizé, mas o país não é o que tem mais pirâmides. O país com maior concentração dessas estruturas triangulares é o Sudão, que possui 220 pirâmides. As pirâmides de Meroe, na foto acima, foram construídas entre 300 aC e 300 EC e fazem parte das pirâmides núbias dos antigos reinos kushitas.

2. As múmias mais antigas também não são do Egito antigo, elas são da América do Sul

Múmia da cultura Chinchorro, encontrada no norte do Chile Fonte da imagem: Pablo Trincado/ Wikimedia Commons
Outra característica famosa do Egito antigo são as múmias. E enquanto os antigos egípcios tinham rituais mortuários incrivelmente complexos, eles não foram os primeiros a criar múmias embrulhadas. De fato, uma cultura que residia no Peru e no Chile modernos há milhares de anos, chamada cultura Chinchorro, criou múmias já em 5050 aC. C., quase 2000 anos antes das múmias mais antigas do Egito antigo!

3. Gregos e romanos antigos encontraram uma planta contraceptiva eficaz

Moeda ptolemaica com sílfio (300-282 ou 275 aC) Fonte da imagem: CNG Coins/ Wikimedia Commons
As mulheres romanas e gregas antigas usavam uma planta chamada sílfio como contraceptivo. A planta era extremamente popular e também era usada em medicina, perfumes, condimentos, e como afrodisíaco. A planta foi tão aclamada que foram representadas em algumas moedas romanas. De fato, os antigos romanos amavam e usavam tanto essa planta que a extinguiram no século III ou II aEC.

4. As primeiras pessoas que experimentaram chocolate foram os maias

Os maias inventaram o chocolate, pois, naquela época, os grãos de cacau secos eram torrados, moídos e transformados em uma pasta grossa usada para fazer uma bebida de chocolate. Eles também adicionariam especiarias, pimenta e mel para tornar a bebida mais saborosa. Essa bebida inicial de chocolate era tão popular que quase todas as famílias a consumiam em todas as refeições.

5. Essas cavernas artificiais na China foram descobertas em 1992 e não temos idéia de quem as construiu.

Essas estruturas em Longyou são 24 cavernas de arenito interconectadas e criadas artificialmente há pelo menos 2.000 anos atrás. As cavernas estão localizadas na Colina Fenghuang, na província de Zhejiang, na China, e são enormes, atingindo até 30 metros de altura e cobrindo uma área total de 30.000 metros quadrados. As cavernas foram descobertas acidentalmente por agricultores em 1992. Não são conhecidos registros anteriores da existência das cavernas de Longyou e os pesquisadores não têm idéia de quem as construiu e por quê.

6. Entre 300 aEC. e 300 EC, enterros em jarros eram a principal tradição funerária no Japão

Jarro japonês do período Muromachi (início do século XV)
Historiadores descobriram cemitérios inteiros altamente estruturados no Japão. Diz-se que essa tradição é praticada há aproximadamente 600 anos e, na verdade, não é incomum no resto do mundo, por mais estranho que possa nos parecer agora. De fato, a prática era comum em algum momento no Oriente Médio, na Índia e em muitos países do Sudeste Asiático.

7. Há uma ilha no mar de Bering com uma infinidade de ossos de baleia empilhados em formas curiosas

A ilha de Yttygran está localizada nos confins da Rússia, no mar de Bering. NO litoral norte da ilha existe uma infinidade de ossos, crâniosde baleias cuidadosamente arranjados com pedras, um local agora conhecido como Beco dos Ossos das Baleias. As baleias beluga são comuns na área, e a população local de Yupik esteve consideravelmente envolvida em sua caça por séculos.
Enquanto alguns acreditam que o Beco de Ossos de Baleia era um santuário e local de competições esportivas, os moradores afirmam que era simplesmente um lugar onde costumavam armazenar carne de baleia, como evidenciado por vários poços para conservação de carne que também são encontrados na área.

8. Há uma explicação simples para por que tão pouco se sabe sobre druidas

10 fatos históricos fascinantes A antiga cultura druida
A antiga cultura druida é tão fascinante, em parte, porque é muito misteriosa. E, embora saibamos que os druidas já foram filósofos, estudiosos e líderes religiosos de tribos celtas na Grã-Bretanha e na França, muito pouco se sabe sobre sua religião e filosofia. Isso ocorre porque os druidas não tinham uma linguagem escrita. Os cientistas acreditam que sua doutrina religiosa os impediu de registrar seus conhecimentos por escrito, impedindo, assim, melhor conhecimento sobre sua cultura.

9.As primeiras rinoplastias foram realizadas na Índia antiga

A Índia tem uma longa tradição em medicina e cirurgia, que remonta a mais de 4.000 anos. Um dos primeiros cirurgiões do país, Sushruta, é considerado o inventor da primeira rinoplastia por volta de 600 aC. O que é ainda mais fascinante é que sua descrição meticulosa da operação ainda é relevante na atualidade.

10. A primeira pasta de dente foi inventada no Egito antigo

A primeira fórmula de pasta de dente foi inventada no Egito antigo. Consistia em sal-gema, hortelã, pimenta e flores de íris secas, esmagadas em uma pasta fina e misturadas com um pouco de água. Como a pasta de dentes moderna, os antigos egípcios incorporavam hortelã e outras ervas para melhorar o hálito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário