terça-feira, 28 de julho de 2020

Símbolos populares: origens e significados

O Editor: Anna Davidson
Embora muitas vezes passe despercebido, o simbolismo é uma parte importante de como nos comunicamos, tanto em circunstâncias extraordinárias quanto na vida cotidiana. Por milênios, os símbolos foram usados ​​para significar crenças, ideais, emoções e ações, entre muitas outras coisas. Desde os dias dos antigos egípcios que usavam hieróglifos para contar suas histórias, as imagens simbólicas desempenharam um grande papel na significação de eventos e idéias. Os emoticons frequentemente usados ​​em mensagens de texto e mídias sociais são a forma mais moderna de símbolos e continuam a ser desenvolvidos para descrever tudo. Diferentes países e organizações usam bandeiras e logotipos para simbolizar sua presença. Em todo lugar que você olha, há uma infinidade de insígnias e emblemas que nos dizem exatamente o que precisamos saber em uma única imagem. Você provavelmente já encontrou esses símbolos famosos em diversas ocasiões, em livros ou em viagens, em logotipos, emblemas, desenhos e uma infinidade de outras fontes. Mas você conhece os verdadeiros significados por trás deles ou de onde eles vieram? Estamos aqui para lhe dar uma pequena visão desses sinais e símbolos comumente vistos.

 

1. Coração

(Pixabay)  
O coração é um símbolo bastante comum, usado principalmente para denotar amor e carinho, apesar de sua aparência ter muito poucas semelhanças com a forma e a estrutura do coração humano. A origem exata desse símbolo é difícil de rastrear, mas muitos acreditam que a forma se originou das folhas de hera, que antes eram associadas à fertilidade. Outros teorizam que esse símbolo ganhou fama por causa de sua semelhança com os vagens de Silfium, uma espécie de erva-doce gigante usada pelos romanos e gregos antigos como forma de controle de natalidade.

 

2. Yin e Yang 

(De Kenny Shen, Wikimedia Commons)  
Essa esfera em preto e branco que veio da China antiga é geralmente usada para simbolizar o equilíbrio perfeito, a dicotomia da vida, a presença da luz e da escuridão, do bem e do mal. Este símbolo pretende representar opostos em geral e em ciclos, como noite e dia, ou inverno e verão. Segundo a cosmologia chinesa, o universo nasceu de um redemoinho caótico de energia material, que se organiza em ciclos, criando Yin e Yang. A partir dessa dicotomia, todos os objetos e vida são formados.

 

3. Fleur De Lis

(Pixabay)  
Você provavelmente já viu esse sinal curvilíneo em obras de arte e até brasões. Esse símbolo se originou na França, com "Fleur" sendo a palavra francesa para Flor e Lis (ou Lys) significa Lírio. Isso porque essa imagem é um lírio estilizado, modificado da imagem do lírio gaulês que representa a Virgem Juno, e acredita-se também ter vários significados religiosos, o mais proeminente deles é a deusa tríplice. Este motivo não apenas simboliza a realeza francesa, mas também a luz, a vida e a perfeição.

4. Pentagrama 

(De Stannered, Wikimedia Commons)  
Enquanto o Pentagrama é comumente associado a rituais satânicos (quando é colocado de cabeça para baixo), é visto principalmente como um símbolo de fé para os wiccanos, aqueles que praticam a religião Wicca. Embora tenha muito significado no ocultismo, ele também era um símbolo frequentemente usado na Babilônia e na Grécia Antiga. Também foi usado pelos cristãos anteriormente como uma representação das 5 feridas de Jesus, e apareceu no Homem Vitruviano de Da Vinci. Segundo a Wicca, a ponta da estrela representa a Mãe Terra ou Gaia, e os outros quatro pontos da estrela representam os elementos: vento, água, fogo e terra. Acredita-se que usar um pentagrama possa proteger o usuário do mal.

 

5. Paz

(Pixabay)  
Este símbolo foi universalmente aceito como sinal de paz, popularizado após a Segunda Guerra Mundial pelas obras de arte de Pablo Picasso, e ganhou fama cultural e de mídia com o movimento hippie e protestos anti-guerra na década de 1970. Foi criado pela primeira vez por Gerald Holtom, um designer britânico, como o logotipo do CND britânico, a Campanha pelo Desarmamento Nuclear. Holtom percebeu o símbolo como um homem com os braços estendidos de dor e desespero, destinado a representar o resultado da proliferação de armas nucleares.

 

6. Nós da Trindade 

(Needpix)  
Também conhecido como Triquetra, uma palavra latina que significa 'três cantos', esse símbolo consiste em três arcos entrelaçados e é usado com frequência em projetos arquitetônicos e ornamentais. É frequentemente visto entrelaçado com triângulos, círculos e outras formas para criar uma estética intrincada. Tem vários significados, o primeiro sendo uma representação do nó mais simples possível. Também se destina a representar fé, crença e devoção a Deus, com seus três segmentos denotando a Santíssima Trindade. Como a devoção está intrinsecamente ligada ao seu simbolismo, é freqüentemente vista no noivado celta e nos anéis de casamento.

 

7. Esquadro e Compasso Maçônico 

(Pixabay)  
A Equadro Maçônico é um dos símbolos mais conhecidos da Maçonaria, uma organização fraterna de pedreiros que se reuniu no século XIV e continua sendo o ponto focal de inúmeras teorias da conspiração. Este símbolo representa um esquadro e uma compasso se cruzando, destinado a ser um símbolo para as ferramentas do arquiteto. Embora os maçons não sejam dogmáticos e tenham poucos símbolos gerais, este foi interpretado como: “O esquadro, o lugar de nossas ações; o compasso, para circunscrever e manter-nos dentro dos limites de toda a humanidade ”.

 

8. Caduceu 

(Pixabay)  
Este símbolo consiste em um pequeno bastão com asas largas e duas serpentes entrelaçadas em torno dele. Hoje, é um símbolo do comércio e também pode ser visto em vários emblemas, brasões e bandeiras em todo o mundo, incluindo os de Vancouver Island e Brisbane. Também foi retratado em inúmeras obras de arte e é o bastãol transportado por Hermes, na mitologia grega ou Mercúrio, na mitologia romana. As mais antigas representações conhecidas de Caduceu foram desenterradas na cultura da Mesopotâmia Antiga e devem significar comércio, negócios, ocupações e empreendimentos para Deus.
Gostou? Compartilhe com pessoas que também se interessem pelo assunto!

domingo, 26 de julho de 2020

10 fatos históricos pouco conhecidos



O Editor: Anna Davidson
A parte divertida da história antiga é que é uma ciência em constante evolução, onde novas descobertas são feitas todos os anos. No entanto, juntamente com algumas descobertas antropológicas cruciais, os cientistas às vezes também aprendem sobre alguns fatos aleatórios, mas igualmente fascinantes, como a cultura antiga que foi a primeira a desenvolver creme dental ou os primeiros povos antigos a fazer cirurgia plástica no nariz. Este artigo é uma coleção de 10 fatos surpreendentes, alguns sérios, outros misteriosos e outros simplesmente estranhos.

1. Existem mais pirâmides no Sudão do que no Egito

Pirâmide de Meroe, Sudão Fonte da imagem: Valerian Guillot/ Flickr
O Egito é famoso pelas Grandes Pirâmides de Gizé, mas o país não é o que tem mais pirâmides. O país com maior concentração dessas estruturas triangulares é o Sudão, que possui 220 pirâmides. As pirâmides de Meroe, na foto acima, foram construídas entre 300 aC e 300 EC e fazem parte das pirâmides núbias dos antigos reinos kushitas.

2. As múmias mais antigas também não são do Egito antigo, elas são da América do Sul

Múmia da cultura Chinchorro, encontrada no norte do Chile Fonte da imagem: Pablo Trincado/ Wikimedia Commons
Outra característica famosa do Egito antigo são as múmias. E enquanto os antigos egípcios tinham rituais mortuários incrivelmente complexos, eles não foram os primeiros a criar múmias embrulhadas. De fato, uma cultura que residia no Peru e no Chile modernos há milhares de anos, chamada cultura Chinchorro, criou múmias já em 5050 aC. C., quase 2000 anos antes das múmias mais antigas do Egito antigo!

3. Gregos e romanos antigos encontraram uma planta contraceptiva eficaz

Moeda ptolemaica com sílfio (300-282 ou 275 aC) Fonte da imagem: CNG Coins/ Wikimedia Commons
As mulheres romanas e gregas antigas usavam uma planta chamada sílfio como contraceptivo. A planta era extremamente popular e também era usada em medicina, perfumes, condimentos, e como afrodisíaco. A planta foi tão aclamada que foram representadas em algumas moedas romanas. De fato, os antigos romanos amavam e usavam tanto essa planta que a extinguiram no século III ou II aEC.

4. As primeiras pessoas que experimentaram chocolate foram os maias

Os maias inventaram o chocolate, pois, naquela época, os grãos de cacau secos eram torrados, moídos e transformados em uma pasta grossa usada para fazer uma bebida de chocolate. Eles também adicionariam especiarias, pimenta e mel para tornar a bebida mais saborosa. Essa bebida inicial de chocolate era tão popular que quase todas as famílias a consumiam em todas as refeições.

5. Essas cavernas artificiais na China foram descobertas em 1992 e não temos idéia de quem as construiu.

Essas estruturas em Longyou são 24 cavernas de arenito interconectadas e criadas artificialmente há pelo menos 2.000 anos atrás. As cavernas estão localizadas na Colina Fenghuang, na província de Zhejiang, na China, e são enormes, atingindo até 30 metros de altura e cobrindo uma área total de 30.000 metros quadrados. As cavernas foram descobertas acidentalmente por agricultores em 1992. Não são conhecidos registros anteriores da existência das cavernas de Longyou e os pesquisadores não têm idéia de quem as construiu e por quê.

6. Entre 300 aEC. e 300 EC, enterros em jarros eram a principal tradição funerária no Japão

Jarro japonês do período Muromachi (início do século XV)
Historiadores descobriram cemitérios inteiros altamente estruturados no Japão. Diz-se que essa tradição é praticada há aproximadamente 600 anos e, na verdade, não é incomum no resto do mundo, por mais estranho que possa nos parecer agora. De fato, a prática era comum em algum momento no Oriente Médio, na Índia e em muitos países do Sudeste Asiático.

7. Há uma ilha no mar de Bering com uma infinidade de ossos de baleia empilhados em formas curiosas

A ilha de Yttygran está localizada nos confins da Rússia, no mar de Bering. NO litoral norte da ilha existe uma infinidade de ossos, crâniosde baleias cuidadosamente arranjados com pedras, um local agora conhecido como Beco dos Ossos das Baleias. As baleias beluga são comuns na área, e a população local de Yupik esteve consideravelmente envolvida em sua caça por séculos.
Enquanto alguns acreditam que o Beco de Ossos de Baleia era um santuário e local de competições esportivas, os moradores afirmam que era simplesmente um lugar onde costumavam armazenar carne de baleia, como evidenciado por vários poços para conservação de carne que também são encontrados na área.

8. Há uma explicação simples para por que tão pouco se sabe sobre druidas

10 fatos históricos fascinantes A antiga cultura druida
A antiga cultura druida é tão fascinante, em parte, porque é muito misteriosa. E, embora saibamos que os druidas já foram filósofos, estudiosos e líderes religiosos de tribos celtas na Grã-Bretanha e na França, muito pouco se sabe sobre sua religião e filosofia. Isso ocorre porque os druidas não tinham uma linguagem escrita. Os cientistas acreditam que sua doutrina religiosa os impediu de registrar seus conhecimentos por escrito, impedindo, assim, melhor conhecimento sobre sua cultura.

9.As primeiras rinoplastias foram realizadas na Índia antiga

A Índia tem uma longa tradição em medicina e cirurgia, que remonta a mais de 4.000 anos. Um dos primeiros cirurgiões do país, Sushruta, é considerado o inventor da primeira rinoplastia por volta de 600 aC. O que é ainda mais fascinante é que sua descrição meticulosa da operação ainda é relevante na atualidade.

10. A primeira pasta de dente foi inventada no Egito antigo

A primeira fórmula de pasta de dente foi inventada no Egito antigo. Consistia em sal-gema, hortelã, pimenta e flores de íris secas, esmagadas em uma pasta fina e misturadas com um pouco de água. Como a pasta de dentes moderna, os antigos egípcios incorporavam hortelã e outras ervas para melhorar o hálito.

CHARGE

sábado, 25 de julho de 2020

CHARGE

Blog do Miro. Petardo: Trump chuta seu vira-lata sarnento | Direto da Aldeia

CHARGE

Charges abordam discurso de Bolsonaro sobre o Coronavírus - Fonte 83

CHARGE

Charge

França vai impor multa de 200 euros a usuários de drogas

Primeiro-ministro francês anuncia que nova punição será introduzida em todo o país a partir de setembro, com foco especial em usuários de maconha. Quem for pego consumindo drogas ilícitas será multado na hora.
A polícia da França vai passar a aplicar multas a quem for flagrado usando drogas ilícitas, anunciou neste sábado (25/07) o novo primeiro-ministro francês, Jean Castex.
As multas serão no valor de 200 euros (cerca de 1.220 reais) e serão aplicadas na hora e local do flagrante. A punição já vem sendo testada nas últimas semanas em algumas cidades francesas, como Rennes e Reims, e será estendida para todo o território do país a partir de setembro.
A medida terá como principal foco usuários de maconha. A França é o país europeu cuja população mais consome cannabis e o terceiro em consumo de cocaína.
Uma lei francesa de 1970 prevê que usuários de drogas ilícitas, sem distinguir tipos específicos de drogas, sejam punidos com até um ano de prisão e multas de até 3.750 euros (cerca de 22.860 reais), mas poucos realmente cumprem essas penas.
Segundo o conservador Castex, que assumiu o posto de premiê neste mês, a nova medida vai simplificar os procedimentos policiais ao permitir a "aplicação de uma punição sem demoras", não precisando envolver processos judiciais.
O primeiro-ministro defendeu ainda que as multas aplicadas no local deverão ser uma ferramenta eficaz "contra os pontos de venda [de drogas] que estão corroendo os bairros".
Se a multa for paga em até 15 dias, o valor será reduzido para 150 euros (915 reais). Mas se o usuário falhar em pagá-la até 45 dias, a pena será aumentada para 450 euros (2.743 reais).
A medida vem em meio a preocupações com a violência relacionada ao tráfico de drogas no país e faz parte dos planos do novo premiê de fortalecer a segurança na França. Ele disse querer "pôr um fim na violência da vida cotidiana" no país.
EK/afp/ots
_____________
A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube
App | Instagram |

Festival de ORQUÍDEAS



orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 

orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 

orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 

orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 

orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 

orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 

orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores

 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 

orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores

 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 

orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
orquídeas, flores, árvores

 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 

orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 

orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
orquídeas, flores, árvores
 
Veja aqui o vídeo: