sábado, 29 de setembro de 2018

Alimentos pobres em carboidratos

Tatiana Zanin

Os principais alimentos pobres em carboidratos são carnes, frango, peixes, ovos e as gorduras, como manteiga e azeite. Além desses, existem também frutas e verduras que têm baixo de carboidrato e que são normalmente utilizadas em dietas de emagrecimento, como melão, mamão, abobrinha e berinjela.
O carboidrato é um nutriente que está presente em grande parte dos alimentos ricos em farinha e açúcar, especialmente nos industrializados, que devem ser evitados em dietas para perda de peso. Porém, a ausência de carboidrato pode provocar sintomas como dor de cabeça, mau humor, dificuldade de concentração e até mau hálito.
Alimentos pobres em carboidratos
Alimentos pobres em carboidratos

Alimentos com baixo carboidrato e ricos em proteína

Os alimentos pobres em carboidratos e ricos em proteína podem são as carnes, frango, peixes, ovos, queijos e iogurtes naturais. A carne, o peixe e o ovo são alimentos que não têm nenhum grama de carboidrato na sua composição, enquanto o leite e seus derivados possuem carboidratos em pequenas quantidades, sendo o leite puro o que tem mais carboidrato. Veja todos os Alimentos ricos em proteínas.

Alimentos com baixo carboidrato e ricos em gorduras

Alimentos pobres em carboidratos
Os alimentos pobres em carboidrato e ricos em gordura são os óleos vegetais, como óleo de soja e de girassol, o azeite, a manteiga, o creme de leite, as sementes como chia, gergelim e linhaça, e as oleaginosas, como castanhas, amendoim, avelã e amêndoa. O leite e o queijo também são ricos em gordura, mas enquanto o leite ainda possui carboidrato em sua composição, os queijos normalmente não têm nada ou muito pouco carboidrato.
É importante lembrar que alimentos como bacon, salsicha, linguiça, presunto e mortadela também são pobres em carboidratos e ricos em gordura, mas por terem muita gordura saturada e conservantes artificiais, devem ser evitados na dieta.

Frutas e verduras pobres em carboidratos

Os os vegetais pobres em carboidratos são:
  • Abobrinha verde, acelga, agrião, alface, aspargos, berinjela, brócolis, cenoura, chicória, chuchu, couve, couve-flor, espinafre, limão , nabo, pepino, quiabo, rabanete, repolho, tomate;
  • Abacate, ameixa, carambola, framboesa, melão, melancia, morango e pêssego.
Além disso, as bebidas como chás e café sem açúcar também não têm carboidratos e são pobres em calorias, podendo ser usados em dietas para perda de peso. Saiba quais são as frutas que mais engordam.
Alimentos pobres em carboidratos

Cardápio da Dieta pobre em Carboidrato

A tabela a seguir trás um exemplo de um cardápio de 3 dias que pode ser utilizado em dietas pobres em carboidratos:
RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da Manhã1 copo de iogurte natural com 3 colheres de granola low carb1 xícara de café + 1 fatia de pão integral com ovo e queijo1 xícara de café + 2 ovos mexidos com creme de ricota
Lanche da Manhã2 fatias de mamão + 1 col de farelo de aveia1 ameixa + 5 castanhas de caju1 copo de suco verde
Almoço/Jantarpurê de abóbora + frango ao forno com molho de tomate + salada verdemacarronada de abobrinha com carne moída e molho pestoestrogonofe de patinho + arroz de couve-flor + legumes salteados no azeite
Lanche da Tardecafé + 1 fatia de pão integral com ovo e queijo1 banana congelada batida com 2 pedras de gelo + 1 iogurte natural6 biscoitos de arroz + pasta de amendoim + 2 fatias de queijo minas
Além de reduzir o teor de carboidratos na dieta, também é necessário consumir menos calorias do que se gasta, sendo importante praticar atividade física regularmente para ajudar na queima de gordura. 
Confira estas dicas e muitas mais no vídeo seguinte:
Imagem ilustrativa do vídeo: DIETA LOW CARB: VALE A PENA?

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Você é emocionalmente inteligente? 9 sinais de alta inteligência emocional

A inteligência emocional foi introduzida pela primeira vez ao público em 1964 por Michael Beldoch. Refere-se à capacidade de um indivíduo de reconhecer não só as suas emoções, mas as dos outros também. Uma pessoa emocionalmente inteligente pode rotular e priorizar as variações em seus sentimentos. Abaixo temos traços comuns das pessoas com alta inteligência emocional.

1. Você deixa o passado ir

Nós não podemos mudar o que já aconteceu. Você se esforça para manter em mente as limitações de sua influência. Você se concentra no agora, na esperança de um amanhã melhor. Na mesma linha, tenta não esperar muito de qualquer empreendimento ou pessoa.

2. Você sabe como e quando dizer não

Esta é uma habilidade extremamente importante. Nós temos que nos sentir capacitados para rejeitar com sucesso quaisquer formações e pessoas não saudáveis ou propícias para o sucesso e felicidade. É preciso mais do que força de vontade para dizer não. Empregar tato ajuda em suas decisões. Você faz o seu melhor para ser claro em suas palavras e ações, tendo tempo para explicar-se.

3. Reconhece suas forças e fraquezas

Você está hiper consciente de si mesmo. Todo mundo tem pontos fortes e fracos. Você é humilde sobre seus pontos fortes e não se coíbe de suas fraquezas.

4. Você é um bom juiz de caráter

Sua consciência e natureza mais experiente aguçam sua percepção de si mesmo, o que se traduz em ver facilmente as qualidades e detalhes de intenções e personalidade do outro. Quando os outros tentam esconder e projetar-se, você está ciente da falta de contato genuíno. Apesar de nem sempre ser capaz de ver o que estão encobrindo, você está pelo menos ciente da sua falsidade.

5. Você abraça a mudança

Os emocionalmente inteligentes são profissionais na adaptação e flexibilidade. Você não teme o futuro, confiando em suas capacidades. Você sabe que pode enfrentar qualquer desafio.

6. É naturalmente curioso sobre outras pessoas

Este interesse não é apenas porque as pessoas são fascinantes, aprendendo sobre outros você ganha mais conhecimento de diferentes perspectivas. Esse conhecimento aumenta a sua própria capacidade de crescimento e capacidade de se expressar.

7. Você identifica e remove pessoas tóxicas

Há bastante sofrimento e negatividade no mundo. As pessoas que você escolhe para se apoiar e interagir são elementos positivos. Nem sempre podemos evitar as pessoas tóxicas. Quando você tem que interagir com elas, toma as suas palavras com um grão de sal.

8. Você presta atenção à sua dieta e descanso

Ficar bem alimentado e ter repouso adequado traduz um estado emocional e mental melhorado. Seu relacionamento com esses elementos é saudável e bem moderado.

9. Você aprecia o que tem

As pessoas com alta inteligência emocional são ativamente gratas por suas bênçãos. Você vê como a prática de gratidão aumenta a sua qualidade de vida.   ___ Traduzido pela equipe de O Segredo Fonte: Higher Perspective

7 citações para ajudá-lo a combater o seu "eu não sou bom o suficiente"

O medo de não ser bom o suficiente é tão comum que até tem um nome “científico”: Atelofobia! É o maior sabotador em seu mundo. Quando temos sonhos, esperanças e visões … o demônio do “não sou bom o suficiente” interrompe, atrapalha, e desarma uma e outra vez. Pare e faça um balanço do quão grande esse medo pode ser para você: você está fazendo todas as “coisas certas”, mas sentindo-se inseguro. Isso soa familiar? Então, aqui estão 7 citações para ajudar a iluminar o mundo sombrio do “Não sou bom o suficiente”.
 1. “Se não é difícil, você não está sonhando grande o suficiente.” – Oprah Winfrey 
2. “Quando você está tentando motivar-se, aprecie o fato de que está mesmo pensando em fazer uma mudança.” – Alice Domar  
3. “Tudo o que posso dizer-lhe é se você chegar ao ponto em que alguém lhe dizer que você não é grande ou bom o suficiente, basta seguir o seu coração e não deixar ninguém acabar com o seu sonho.” – Patti LaBelle  
4. “Há muita escuridão no mundo. Por todos os lados, alguém está tentando “colocar alguém para baixo, de alguma forma; onde quer que vá, há um sentimento de inadequação, ou uma sensação de que você não é bom o suficiente. Eu quero trazer uma certa luz para o mundo.”- Alicia Keys
5. “A vergonha é a emoção mais poderosa. É o medo de que não somos bons o suficiente.” – Brene Brown  
6. “Nunca pense que você não é bom o suficiente. Um homem nunca deve pensar isso. As pessoas vão julgá-lo muito de acordo com suas próprias crenças.” – Anthony Trollope  7. “Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados. Nosso medo mais profundo é sermos poderosos além da medida. É a nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos assusta.” – Marianne Williamson 
Quando nos propomos a brilhar a nossa luz mais brilhante, nos propomos a mudar o mundo. E na nossa busca por isso, sucumbimos ao demônio “Não sou bom o suficiente” que sussurra em nossos ouvidos uma e outra vez: você não é bom o suficiente, meu querido … você não é bom o suficiente. A única maneira de destruir esse demônio é chegar a conhecê-lo muito bem – como um melhor amigo. Uma vez que você sabe como ele funciona, pode descobrir o seu caminho. Fazer o trabalho que precisa fazer para liberar o medo de seu ser. E voltar para o fluxo – deixar o sonho se construir ao seu redor. Para você. Com você.  


O Segredo
O Segredo
O site O Segredo foi criado para ofertar um conteúdo diferenciado e motivador. Nosso intuito é levar o leitor a uma nova reflexão sobre os mais variados temas e assim possibilitar o seu crescimento pessoal.

30 verdades sobre a vida que você precisa saber

Há certas verdades da vida que você precisa saber, essas 30 que separei, é caso de urgência! Levei certo tempo para descobrir cada uma delas e não me custa compartilhar. Tem coisas sim, que só aprendemos depois de passar por algumas merdas, mas outras, se formos alertados, podemos evitar. O bom é que, por pior que seja a experiência, vai nos servir de aprendizado! Espero que ao menos uma dessas 30 situações que separei, lhe sirva de aprendizado.  
1. Todos os conselhos que seus amigos homens te dão sobre outros caras, estão corretos. 
2. Nunca fale mal dos seus sogros com seu namorado/noivo/marido/companheiro, mesmo se o seu cônjuge estiver falando. Lembre-se: ele pode falar mal dos pais, você não pode falar mal dos pais dele, nunca. 
3. Toda merda que você passa, ou te mata ou te deixa mais forte. Essa é a mais amarga e mais certa verdade sobre a vida. 
4. Para adolescentes agora: a menstruação não sobe para a sua cabeça e te deixa louca se você resolver emendar as cartelas de anticoncepcional. 
5. Não faça nada a alguém esperando algo em troca, pode ser que não venha nada e você se sinta muito decepcionado. As pessoas não são seu clone! 
6. Boa parte das coisas que famosos fazem em relação à aparência, não ficarão bem em você. Não é que eles sejam melhores que você e sim, que vivem da imagem, você não. 
7. Respeito continua sendo bom e conserva os dentes e a cordialidade entre as pessoas, conserva ainda mais. Cuidado com as brincadeiras que você faz. 
8. Às vezes, é melhor estar em paz do que estar correto. Portanto, calar-se diante de afrontas, pode ser a saída para acabar com brigas chatas. 
9. Vez e outra vão aparecer pessoas na sua vida, disfarçados de amigos que vão tentar lhe enfiar goela abaixo o jeito deles de viver, mande-os à merda, sem dó. Você não tem que pensar igual ao “seu amigo”, para ser amigo dele. Aliás, ele é tirano, se exige que você pense da mesma forma que ele para manter a amizade. Cuidado com isso. 
10. Muita gente acredita que Jesus está voltando, se você não acredita, não discuta com eles. Religião não se discute. E você pode magoar seriamente alguém, se disser que Jesus nunca vai voltar. Certas coisas sobre religião, é melhor você guardar pra você. 
11. Se você é do tipo que ao ver a placa: “promoção”, sai louca comprando, tome cuidado ao fazer isso em certas datas do mês. Talvez nem seja promoção mesmo e você só se descontrole mais ainda.  
12. Quem se lembra de você só quando precisa, merece atenção no dia de São Nunca, à tarde e depois da chuva. Ignore esse tipo de gente, é sério: ignore!  
13. De vez em quando, ligar o ‘foda-se’ faz um bem danado, pode experimentar… é de graça e faz bem, pois você não fica remoendo o que os outros falaram ou fizeram.  
14. O tempo é seu melhor amigo quando você começa a amadurecer. Nem preciso explicar muita coisa aqui… O tempo é um rei, sem sombras de dúvidas!  
15. Nunca dê conselhos se não te pedirem. Isso se chama “pitaco” e é muito chato.
16. Quem vive brigando, se separando e voltando com namorado (a), companheiro (a), marido (esposa); não deve ouvir pela segunda vez “larga logo esse osso”, porque não vai largar tão cedo.  
17. Cair num buraco uma vez é aceitável, duas pode ser esquecimento, mas três é pura burrice mesmo. Por favor, melhore, criatura!  
18. Antes de amar alguém, ame-se, aceite-se como você é. do contrário, qualquer migalha de amor, lhe será o bastante.  
19. Em muitos momentos de sua vida, um bom livro será sua melhor companhia. Além de melhorar sua comunicação, seu vocabulário, o livro te leva a lugares que farão as horas voarem.  
20. Se hoje você está triste, chore! Chore tudo que tiver que chorar, faz bem! Mas quando se levantar, que seja pra valer. E não caia no mesmo buraco. Por favor! 
21. Dizem q casamento é ruim. Ruim são as escolhas erradas que fazem de certos casamentos uma bela de uma bosta. Casamento é uma delícia, se tiver diálogo, respeito, cumplicidade, amizade. 
22. Case-se com quem você goste de conversar, isso vai ajudar a velhice de vocês ser mais colorida.  
23. Não escancare muito sua felicidade nas redes sociais. As pessoas hoje tão com crise de “tenho que ser feliz o tempo todo” e invejosos estão mais perto de você do que você possa imaginar. 
24. Pense bem antes de humilhar, agredir verbal ou fisicamente, maltratar de qualquer forma, a mulher que você diz que ama, porque se ela for um pouquinho inteligente, vai acabar te dando um baita de um pé na bunda antes do que você possa imaginar.  
25. Tanto se fala em sensualidade durante o carnaval, uma “gostosa” seminua é só mais uma gostosa. Nada é mais sensual do que a inteligência e a personalidade.  
26. Tudo de ruim que você fizer a alguém, vai voltar pra você. Não é praga, é a maior lei da vida, a lei do retorno. 
27. Cuidado com o que você diz, se vive espalhando por aí que é um azarado (a), largado (a), cagado (a) de urubu, você será mesmo. Tudo o que você diz, tem poder.  
28. A maioria dos problemas que você tem, foi você mesmo (a) quem criou. Nem vem com mimimi de destino, vida, Fulano, Ciclano, se você parar e refletir, vai descobrir, que sim, quem gerou boa parte dos problemas, foi você mesmo (a). 
29. Pare de vez em quando, tudo que estiver fazendo e contemple a natureza. É lindo a chuva, um caminho de formigas, uma abelha em uma flor. É sério… pare e observe. 
30. Independente do que você esteja passando, uma coisa que meu Avô dizia é bem certa: “isso também passa, tudo nessa vida passa”, é a mais pura verdade. Vai passar e você vai aprender com isso. Mesmo que chore, que encha a cara de brigadeiro de panela. Vai passar! 
Essas são verdades gratuitas, que poderiam gerar até um livro. Eu gosto de compartilhar o que aprendi até agora, com meus leitores. É bom ver o quanto pode ser proveitosa uma situação se compartilhada com mais pessoas. Talvez, alguma dessas 30 verdades seja o que você precisava ler hoje. Talvez te faça rir, talvez sirva para te tirar da pressão do dia a dia. Seja lá qual benefício alguma dessas 30 verdades lhe trouxer, já fico muito feliz!



19 citações que pararão uma discussão em segundos

1. “Não levante a voz, melhore os seus argumentos.” ~ Desmond Tutu 
 2. “O silêncio é a pior parte de qualquer briga, porque é feito de todas as coisas que gostaríamos de poder dizer, se tivéssemos a coragem.” ~ Pete Wentz, Cinza  
3. “Você não gostaria de ter uma frase mágica que iria parar brigas, eliminar mal-estar, criar boa vontade e fazer a outra pessoa ouvir atentamente? Sim? Aqui está: “Eu não te culpo nem um pouco por se sentir dessa maneira. Se eu fosse você eu iria, sem dúvida, me sentir da mesma maneira.” ~ “How to Win Friends and Influence People”  
4. “Se os homens não considerassem muito suas diferenças, haveria muito menos raive e mais caridade.” ~ Joseph Addison  
5. “Muitos argumentos poderiam ser evitados se nós simplesmente parássemos e pensássemos sobre a nossa resposta antes de dizê-la.” ~ Charles Harper 
6. “No momento em que queremos acreditar em algo, de repente ver todos argumentos a favor, e tornar-se cego para os argumentos contra.” ~ George Bernard Shaw 
7. “O objetivo da briga ou discussão não deve ser a vitória, mas o progresso.” ~ Joseph Joubert 8. “Ninguém pode persuadir outro a mudar. Cada um de nós guarda um portão de mudança que só pode ser aberto no interior. Não podemos abrir o portão de outro, seja por brigas ou apelo emocional “. ~ Marilyn Ferguson  
9. “Os grandes líderes são quase sempre grandes simplificadores, que podem cortar argumentação, debate e dúvidas, para oferecer uma solução que todos possam entender.” ~ Colin Powell 19 citações que pararão uma 10. “Insultos são os argumentos usados por aqueles que estão errados.” ~ Jean-Jacques Rousseau 
11. “A discussão é uma troca de conhecimentos; a briga, uma troca de ignorância.” ~ Robert Quillen 
12. “Seja capaz de defender seus argumentos de uma forma racional. Caso contrário, tudo que você terá é uma opinião.” ~ Marilyn vos Savant
13. “Muitos argumentos são estragaoas por algum idiota que sabe o que está falando.” ~ Miguel de Unamuno 
14. “Nem a ironia nem o sarcasmo são argumentos.” ~ Samuel Butler  
15. “A mente das pessoas é alterada através da observação e não por meio de brigas.” ~ Will Rogers  
16. “Os homens tendem a confundir a força de seu sentimento com a força de seu argumento. A mente aquecida ressente o toque frio e implacável da lógica “. ~ William E. Gladstone 
17. “Não tome o lado errado de um argumento só porque o seu adversário tomou o lado certo.” ~ Baltasar Gracian  
18. “Eu apaixonadamente acredito que não é apenas o que você diz que conta, mas também como você diz – o sucesso do seu argumento depende criticamente de sua maneira de apresentá-lo.” ~ Alain de Botton 19 citações que pararão uma2 19. “Qualquer um que conduz uma discussão apelando para a autoridade não está usando sua inteligência; está apenas usando sua memória. “~ Leonardo da Vinci   ___ Traduzido pela equipe de O Segredo Fonte: Power Of Positivity

O conto budista que nos ensina a ignorar quem nos machuca

Estamos tão acostumados a reagir por impulso, quando alguém nos machuca, que acabamos envenenando o nosso dia ou, às vezes, a nossa vida. Este conto budista nos mostra que muitas vezes nossa felicidade pode depender da nossa capacidade de ignorar aqueles que nos prejudicam. Quantas vezes nos sentimos ofendidos, tristes, irritados com o comportamento dos outros? Estas reações são comuns e fazem parte do comportamento normal do ser humano. O problema surge quando os sentimentos negativos começam a aflorar e acabam nos desgastando. Aprender a ignorar uma pessoa tóxica não é simples, mas envolve uma profunda mudança de atitude. Devemos aprender a abrir a mente e a ver as coisas sob um outro ponto de vista. Nesse sentido, falaremos da “aceitação radical”, uma técnica desenvolvida pela psicóloga Marsha M. Linehan da Universidade de Washington.

Do que se trata a aceitação radical?

Trata-se de aceitar algo sem julgamentos. Vamos dar um exemplo: quando alguém nos irrita com suas palavras ou com seus gestos, é porque nós mesmos esperamos determinados comportamentos daquele alguém, e rejeitamos um comportamento diverso daquele que tínhamos imaginado. Segundo Linehan, essa rejeição alimenta a frustração, o ressentimento, o ódio ou a tristeza e, ao contrário, quando se pratica a aceitação radical, aceita-se simplesmente o que quer que tenha acontecido, sem entrar no julgamento do mérito. A distância psicológica cria uma espécie de escudo e garante que, em uma ou em outra situação, não sejamos emocionalmente prejudicados.

O CONTO BUDISTA: Para ser feliz, é preciso ignorar

Dizem que uma vez, um homem se aproximou de Buda e, sem dizer uma palavra, cuspiu em seu rosto. Seus discípulos ficaram muito bravos. Ananda, o discípulo mais próximo, perguntou a Buda: – Dê-me permissão para dar a este homem o que ele merece! Buda enxugou-se calmamente e respondeu a Ananda: – Não. Vou falar eu com ele. E juntando as palmas das mãos em sinal de reverência, Buda disse ao homem: – Obrigado. Com seu gesto, você permitiu que eu visse que a raiva me abandonou. Estou extremamente agradecido. Seu gesto também mostrou que Ananda e os outros discípulos ainda são assaltados pela raiva. Obrigado! Somos muito gratos!
Obviamente, o homem não acreditou no que ouviu, ele se sentiu comovido e angustiado. Ele não conseguia explicar o que tinha acontecido. Ele foi acometido por um tremor por todo o corpo e seu suor molhou os lençóis onde dormiu. Em sua vida, nunca havia conhecido um homem com um carisma tão forte. O Buda modificou todos os seus pensamentos e todo o seu modo de viver e de agir. Na manhã seguinte, o homem voltou ao mestre e jogou-se aos seus pés. Então o Buda voltou-se para Ananda: – Você viu? Esse homem voltou para me dizer algo. Esse gesto de tocar meus pés é a maneira dele de me dizer algo que não poderia ser explicado em palavras. O homem olhou para o Buda e disse: – Perdoe-me pelo que fiz a você ontem. O mestre respondeu que não havia nada para perdoá-lo e explicou-lhe: – Como o fluxo do Ganges faz com que suas águas nunca sejam as mesmas, então nenhum homem é o mesmo de antes. Eu não sou a mesma pessoa com a qual você esteve ontem. E nem mesmo aquele que me cuspiu está agora aqui. Não vejo ninguém tão bravo quanto ele. Agora você não é mais o mesmo homem de ontem, você não está fazendo nada comigo, então não há nada de que eu possa perdoá-lo. As duas pessoas, o homem que cuspiu e o homem que recebeu o cuspe, já não estão mais aqui. Então, agora vamos falar de outra coisa.

O que Buda nos ensina com essa história?

A pessoa sincera e justa não tem motivos para reagir às ofensas porque estas provêm da imagem que uma mente distorcida pode ter, e não da realidade dos fatos. Então, se alguém se comportar mal com você, não deixe sua atitude alterar seu equilíbrio psicológico. Isso só prejudica você e a quem você dá muita importância. Buda então nos ensina que as coisas podem mudar rapidamente, e também que devemos ter inteligência para compreender isso. Às vezes, passam-se meses antes das desculpas chegarem (se é que chegam), mas o mestre nos diz que não há motivo para levar a mal algo que, por ser passado, no presente já não existe mais.
Originalmente publicado em: Green Me

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: dislentev / 123RF Imagens



A perfeição

Sinais de que você envelheceu: usa relógio de pulso, deita cedo, sabe o que é boko moko...

Leandro Karnal, O Estado de S. Paulo
12 Setembro 2018 | 02h00
O susto de reencontrar alguém que não vemos há anos é o impacto do tempo. O desmanche alheio incomoda? Claro que não, apenas o nosso refletido na hipótese de estarmos também daquele jeito. Há momentos nos quais o salto para o abismo do fim parece mais dramático: especialmente entre 35 e 55. Se você viu alguém na fase que os americanos chamam de “early thirties” e depois reencontra o mesmo ser com mais de 50, a sensação é similar à de Dorian Gray vendo seu retrato no sótão antes do final do romance de Oscar Wilde. Você pode mentir imediatamente com um “Você está bem” ou usar um eufemismo “Você parece cansado” (leia-se... detonado). A primeira mentira é opaca e a segunda, translúcida: ambas devem ser lidas de forma direta sem o bordado retórico. Podemos mentir mais que Pinóquio: “Você não mudou nada!”. Ou, o mais cruel: “Como está conservado!”. 
Sim, você sabe que envelheceu. Existem sintomas evidentes: você usa relógio de pulso, possui guarda-chuva, deita cedo, tem refluxo se bebe à noite ou come algo pesado depois das 18h, fica tenso com celular novo, chama ensino fundamental de ginásio e o médio de colegial, não consegue aprender a reforma ortográfica que retirou trema ou o acento de ideia, prefere livros em papel, apresenta dificuldades com figuras nas comunicações em redes sociais, conhece Elis Regina, porém não ouviu nada de Illy ou Mariana Mello, usa verbos como revelar (foto), compra CD, andou em praças pelas Diretas-Já (e imagina se valeu a pena), chora no Natal, escreve você em detrimento de vc, sabe alguns afluentes do Amazonas, adora atlas e consulta dicionários, conhece jingles da Varig ou das Casas Pernambucanas no inverno, polarizou entre Collor e Lula, lembra quando conheceu kiwi e mamão-papaia, ainda apresenta dificuldades com os palitinhos no sushi, acha o som muito alto (de novo o inglês: too loud, too old), relembra com saudades do primeiro Rock in Rio... Também há nítido envelhecimento se sua memória de coquetéis inclui Cuba-Libre, Hi Fi com Fanta, Grapette ou Martini Bianco. Você comeu coquetel de camarão, viu um abacaxi em festa tomado de palitinhos com queijo e presunto, cultivou samambaia de metro ou lembra de Chaparral? Por fim, o cabo Bojador de todo teste de idade: você sabe o que é uma pessoa “boko moko”? Bem, há uma chance enorme de você ter de usar óculos corretivos de presbiopia ao ler este texto se houve identidade com os enunciados anteriores. 
Agatha Christie (também um indicativo de idade) deu um lindo argumento para todos nós que envelhecemos. Na sua Autobiografia, narra que a solução de um casamento feliz está em imitar o segundo casamento da autora: contrair núpcias com um arqueólogo (no caso, Max Mallowan), pois, quanto mais velha ela ficava, mais o marido se apaixonava. Talvez o mesmo indicativo para homens e mulheres estivesse na busca de geriatras, restauradores, historiadores, egiptólogos ou, no limite, tanatologistas. 
Envelhecer é complexo, a opção é mais desafiadora. O célebre historiador israelense Yuval Harari prevê que a geração alpha (nascidos no século em curso) chegará, no mínimo, a 120 anos se obtiver cuidados básicos. O Brasil envelhece demograficamente e nós poderíamos ser chamados de vanguarda do novo processo. Dizem que Nelson Rodrigues aconselhava aos jovens que envelhecessem, como o melhor indicador do caminho a seguir. Não precisamos do conselho pois o tempo é ceifador inevitável. 
Restam os consolos. Falamos em permanecer jovens no coração, que nossa cabeça é de 20 anos, que ainda fervilhamos de sonhos, que não trocaria minha maturidade pela pele lisa de outrora... Sim, podem ser verdadeiros, raramente são sinceros por inteiro. Juventude virou um valor, uma força política desde 1968, um modelo de mercado forte e um domínio de tecnologia inerente à abundância de colágeno. 
No pouco conhecido poema de Bilac, Diálogo, o jovem afirma sua juventude e vigor e o ancião redargui com seu cansaço. Ao encerrar o diálogo, o terceto final enuncia “Herói e deus, serei a beleza!” “A beleza é a paz” “Serei a força!” “A força é o esquecimento...” “Serei a perfeição!” “A perfeição é a morte!”.
Como em toda peça teatral, o descer das cortinas pode ser a deixa para um aplauso caloroso ou um silêncio constrangedor, quando não vaia estrondosa. É sabedoria que o tempo ensina, ao retirar nossa certeza com o processo de aprendizado. Hoje começa mais um dia e mais uma etapa possível. Hoje é um dia diferente de todos. Você, tendo 16 ou 76, será mais velho amanhã e terá um dia a menos de vida. Hoje é o dia. Jovens, velhos e adjacentes: é preciso ter esperança