Carro utiliza a energia do sol como combustível
Autonomia dependerá da quantidade de dias ensolarados
Motos do automóvel não ultrapassa os 160 km/h
Já pensou pegar o carro e rodar por semanas sem se preocupar em abastecer ou recarregar? Essa é a promessa do Lightyear 0, veículo movido a energia solar que se apresenta como uma solução econômica e sustentável para o futuro dos veículos.
O sedã futurista tem as proporções parecidas com o Porsche Panamera. O carro começará a ser produzido ainda neste ano e será vendido por mais de R$ 1 milhão.
A criação da startup holandesa Lightyear é o primeiro automóvel movido por energia solar. Para isso, ele tem o teto composto por um painel solar de cinco metros quadrados. De acordo com o AutoEsporte, em uma condição hipotética, um ano com 365 dias ensolarados consegue gerar até 11 mil km de autonomia para o elétrico.
Uma forma de aumentar a autonomia do carro é a composição com uma bateria de 60 kWh, que o permite rodar até 625 km no ciclo WLTP. Mesmo assim, a fabricante defende que o veículo é movido, principalmente, pela luz do sol, fornecendo até 70 km por dia.
O maior desafio encontrado pelo lançamento é funcionar em locais com menos sol, como a Holanda. Isso faz com que o funcionamento do automóvel seja diretamente impactado pelas condições climáticas ds lugares em que ele circula.
Apesar da Lightyear não fornecer dados sobre a potência os quatro motores da versão final, a ideia é que o carro não não ultrapassa os 160 km/h e acelere de 0 a 100 km/h em 10 segundos.
Por ser confeccionado com carroceria de fibra de carbono, o Lightyear 0 pesa somente 1.575 kg, peso parecido com o de um Jeep Compass. No interior, são utilizados materiais sustentáveis e veganos, como garrafas PET no tecido e couro sintético de origem natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário