Comer frutas para imunidade é uma atitude inteligente, principalmente no atual momento que vivemos. O avanço da variante Ômicron do coronavírus e da Influenza H3N2 tem deixado muitas pessoas doentes e preocupadas.
Fato é que, além das principais medidas de segurança, como tomar todas as doses da vacina, evitar aglomerações, usar máscaras e manter a higienização adequada, também é recomendável fortalecer o sistema imunológico. Dessa maneira, além de evitar maiores complicações, você ainda municia o seu corpo para combater possíveis infecções e se recuperar rapidamente.
Portanto, apostar em frutas para imunidade é uma ótima pedida. E, de acordo com a nutricionista Izabela Zago, as cítricas chamam a atenção quando o assunto é imunidade alta. Para ela, os alimentos ricos em vitamina C ajudam a fortalecer as defesas naturais do organismo, já que combatem os radicais livres. Eles são prejudiciais quando estão em excesso no corpo e facilitam o aparecimento e desenvolvimento de doenças.
Por isso, com a ajuda de Izabela e do médico nutrólogo, Dr. Fernando Cerqueira, listamos quatro opções de frutas cítricas para incluir na dieta. Confira:
Morango - "O morango aumenta a imunidade pois tem betacaroteno, vitamina E, e é rico em vitamina C, substâncias que auxiliam na absorção de ferro dos alimentos ingeridos", explica o Dr. Cerqueira.
Laranja - A queridinha e mais popular quando o assunto é vitamina C. Mas, segundo Izabela, a fruta para imunidade também é uma boa fonte de fitoquímicos, flavonoides e agentes biotivos. Itens que conseguem aumentar as defesas do corpo.
Limão - Outro famoso da vitamina C."Ele [limão] age em nosso organismo como um poderoso antioxidante e ajuda a melhorar o sistema imunológico, evitando doenças como a gripe, resfriados e até anemias", afirma.
Acerola - Pouco lembrada quando o assunto é frutas para imunidade, a acerola é, de acordo com Izabela, uma das maiores fontes naturais de vitamina C. Além disso, também é rico em fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, selênio, vitamina A e antioxidantes como flavonoides e carotenoides. Substâncias que melhoram o funcionamento do nosso sistema imunológico.
"Não existe uma receita milagrosa para o sistema imunológico, mas, existem ações diárias que fazem muita diferença. Para este momento, recomendo evitar dietas restritivas, consumir bastante água, apostar em alimentos ricos em vitaminas C e E, além de tomar sol diariamente nos horários recomendados [antes das 10h e depois das 16h], pois a vitamina D é um grande imunomodulador", finaliza a nutricionista Izabela Zago.
Fontes: Izabela Zago, nutricionista da Clínica Corporeum, de Brasília e Dr. Fernando Cerqueira, nutrólogo pós-graduado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Nenhum comentário:
Postar um comentário