quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Brasília é "ilha da fantasia" cercada de miséria


Atlhetico, Coritiba e Paraná

Políticos deviam se envergonhar
 
A fartura vivida por servidores públicos, políticos e magistrados que habitam Brasília – uma espécie de “ilha da fantasia” no meio de tanta pobreza – está longe dos moradores da periferia de cidades dormitórios que ficam a apenas 30 quilômetros da capital federal, revela estudo da Frente Nacional de Prefeitos.

A entidade elaborou o g100, um ranking de cidades populosas com baixa receita per capita e alta vulnerabilidade socioeconômica. Boa parte delas estão no entorno de Brasília. Como Novo Gama (GO), a primeira colocada do ranking, que tem receita de R$ 909 por pessoa. Ali, apenas 23% dos habitantes está acima da linha da pobreza. Em oitiva lugar está Águas Lindas de Goiás (GO), uma das cidades mais violentas do entorno.

Mário Ricardo, vice-presidente da Frente de Prefeitos e coordenador do g100, afirma que os efeitos da recessão econômica são sentidos mais cedo nesses municípios, na forma de aumento vertiginoso na demanda por serviços de saúde pública, decorrente da redução do número de beneficiários dos planos de saúde suplementar arrolados no aumento do desemprego.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário