De certeza que já ouviu falar que é mais saudável não consumir carne, principalmente carnes vermelhas, mas sabe realmente quais são os benefícios de eliminar o consumo de carne da sua dieta? Conheça os prós e os contras
Em 2007, um estudo
conduzido pela empresa Nielsen para o Centro Vegetariano concluiu que
existem cerca de 30 mil vegetarianos em Portugal. Quase 10 anos depois e
com uma maior preocupação em ter uma alimentação saudável, estima-se
que esse número tenha subido significativamente. Segundo a Associação
Portuguesa de Medicina Preventiva, em 2014 eram 200 mil os vegetarianos
portugueses. Mas o que acontece quando deixa de comer carne? O The
Independent respondeu a essa questão com uma lista de prós e contras.
Ora veja:
Investigadores na City University of New York concluiram que os vegans – pessoas que não consomem qualquer produto de origem animal – têm mais espécies protectoras na sua flora intestinal.
Consuma feijões, lentilhas, nozes, fruta, vegetais verdes escuros, cereais integrais e ricos em ferro para obter essa substância. Pode encontrar vitamina B12 e vitamina D em cereais e produtos de soja e em ovos, margarinas e leite, respetivamente.
Comer apenas 50gr de carne processada, ou duas fatias de bacon, pode aumentar o risco de cancro colorretal em 18%. No entanto, esta percentagem não se traduz em apenas uma pessoa, mas sim numa estimativa que 6 em 100 pessoas no Reino Unido irão sofrer de cancro do cólon e reto. Este aumento significa mais uma pessoa nessas seis.
Perde peso
Uma equipa de investigadores na George Washington University School of Medicine, nos Estados Unidos da América, concluiu que uma pessoa consegue perder cerca de 5kg só por eliminar o consumo de carne da sua dieta. “A mensagem a levar é que uma dieta vegetariana pode ajudá-lo a perder peso sem contar as calorias e sem aumentar a sua rotina de exercícios”, disse Neal Barnard, autor do estudo e professor de medicina na George Washington University.A sua flora intestinal muda
Um estudo analisou a diferença entre a flora intestinal de omnívoros, vegetarianos e vegans e encontrou diferenças em todos.Investigadores na City University of New York concluiram que os vegans – pessoas que não consomem qualquer produto de origem animal – têm mais espécies protectoras na sua flora intestinal.
Pode ficar carente em nutrientes
Este pode ser o maior contra de uma mudança radical na sua dieta. Mas uma dieta vegetariana ou vegan consegue fornecer nutrientes suficientes se for bem planeada. O mais difícil será conseguir ferro, vitamina D e vitamina B12.Consuma feijões, lentilhas, nozes, fruta, vegetais verdes escuros, cereais integrais e ricos em ferro para obter essa substância. Pode encontrar vitamina B12 e vitamina D em cereais e produtos de soja e em ovos, margarinas e leite, respetivamente.
Diminui o risco de sofrer de cancro
Recentemente a Organização Mundial de Saúde alertou para os riscos de consumir carne processada e classificou-a como cancerígena. Consumir, por exemplo, salsichas, bacon ou presunto pode ser tão perigoso como fumar ou estar exposto a radiações gama.Comer apenas 50gr de carne processada, ou duas fatias de bacon, pode aumentar o risco de cancro colorretal em 18%. No entanto, esta percentagem não se traduz em apenas uma pessoa, mas sim numa estimativa que 6 em 100 pessoas no Reino Unido irão sofrer de cancro do cólon e reto. Este aumento significa mais uma pessoa nessas seis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário