Especialistas em consultoria de imagem empresarial dão dicas de convívio com os colegas que podem render aquela tão sonhada promoção
Quem nunca se incomodou com o colega de trabalho que fala alto, rouba bolachas da mesa ao lado, faz piada do estagiário, deixa a tampa do vaso sanitário respingada de urina, enche a cara na festa de fim de ano e consulta as mensagens no celular bem no meio da reunião? Por mais competente que seja, ele dificilmente chegará ao topo da sua trajetória de carreira enquanto não mudar os padrões de comportamento.
Para evitar tantas gafes dentro do ambiente de trabalho, o Terra entrevistou duas especialistas no assunto: Célia Leão, consultora de etiqueta empresarial, e Marcele Goes, consultora de imagem pessoal e corporativa da Estilo Sob Medida e membro da Associação Internacional e Consultoria de Imagem.
Confira quais as melhores atitudes para diferentes situações e lembre-se: ser gentil com o colega passa para o cliente a boa impressão de que esses são os valores da empresa.
NA ENTREVISTA DE EMPREGO
1) Sim, o momento é tenso. Por mais preparado e competente que seja, ninguém se sente plenamente confortável quando sabe que está sendo avaliado por alguém que se julga superior – e que está ávido para descobrir seus defeitos. Mas timidez e nervosismo não devem transparecer. Mesmo que seu estômago esteja dando reviravoltas e suas mãos suadas denunciem o desconforto da ocasião, respire fundo e evite gestos que denunciem este estado interior, como balançar o pé, ajeitar o cabelo a todo momento, mexer nos objetos da mesa do entrevistador ou falar sem parar.
2) Por mais que queira se destacar no processo seletivo, prefira a discrição ao exagero. Não chegue botando banca, falando pelos cotovelos, forçando a amizade com o diretor nem fantasiado de guerreiro do apocalipse.
3) Use roupas, maquiagem e perfumes discretos.
4) Mesmo que a beleza conte pontos em algumas funções, a aparência é o que mais importa. Por isso, evite decotes, saias curtas, tops ou peças “descoladas” demais. Para ganhar o respeito de colegas e chefia, sua competência e seu profissionalismo devem aparecer mais do que o seu sex appeal. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica.
5) Seja pontual. Se demonstrar indisciplina logo na chegada, seu entrevistador provavelmente não vai ter muita boa vontade para conduzir a conversa.
NO ELEVADOR
6) Se encontrar com o chefe, apenas cumprimente-o e se despeça antes de sair. Nada de ficar puxando papo. Ela tomará a iniciativa se quiser falar com você.
7) Se estiver falando no celular, desligue ou aguarde outra chegada. Ninguém é obrigado a ouvir sua conversa.
8) E para a turma do jardim de infância, algumas regras óbvias: não entre quando já está lotado; não aperte todos os botões; não segure a porta enquanto espera os amigos e, claro, não pule nem solte pum dentro do elevador.
NO BANHEIRO
9) Todo mundo gosta de encontrar um banheiro cheiroso, sequinho e limpo para usar. Ok, sua função não é de faxineiro, mas nada o impede de usar o banheiro de maneira educada, deixando tudo em ordem ao terminar. “O banheiro da empresa deve ser mais bem-cuidado que o de sua casa”, opina Célia Leão, e completa: “Ninguém deixa pasta grudada na cuba da pia de casa, por exemplo”. Por isso, demonstre consideração pela equipe da faxina e limpe a própria sujeira.
10) Seu dente sangrou enquanto escovava os dentes? Primeiro, vá a um dentista. Segundo, não deixe aquela espuma sangrenta na pia.
11) Sim, é tempo de racionar água, mas se o seu “amigo” não foi embora com uma descarga, é melhor tentar uma segunda vez antes de desistir.
12) Chiclete no mictório? Sabia que alguém vai ter que tirar aquilo dali? Lembre-se de que a sua goma de mascar não vai se decompor em menos de 10 mil anos!
13) O banheiro é o lugar certo para usar palito de dente, fio dental e afins. Mas isso não significa que seus colegas tenham que ver suas amígdalas nem presenciar fiapos de carne sendo lançados ao bel-prazer. Fio dental não é catapulta. Use-o com discrição, e longe do espelho.
14) Penteou o cabelo? Tire os fios da pia antes que suas madeixas deixem o ralo mais entupido que bueiro em dia de eleição.
15) Não banque o Magic Johnson com a toalha de papel. E se o seu arremesso de três pontos cair fora do cesto, recolha-o imediatamente. Melhor ser gandula do que porco.
16) Atenção, mulheres: não descartem o absorvente aberto no lixo. Ninguém precisa saber que você está naqueles dias.
17) Se você acha o vaso sujo e prefere fazer xixi de pé, ao menos levante a tábua para que outras pessoas não se vejam obrigadas a sentar nos respingos da urina alheia. Em qualquer uma dessas situações, vale a velha máxima de não desejar para o outro o que não quer para si.
18) Em banheiros pequenos, procure não monopolizar o espaço por muito tempo. Mesmo tendo muitas coisas para fazer (usar o vaso, escovar os dentes, retocar a maquiagem etc.), tente ser breve nos horários de pico.
19) Não há nada mais desagradável e deselegante do que pessoas que comentam sobre o que as outras fizeram no banheiro. Por isso, seja discreto! É óbvio que um número 2 cheira mal, mas já pensou que um comentário de censura ou piada pode fazer a pessoa se recolher e ficar passando mal o dia todo?
NA REUNIÃO
20) Não chegue atrasado. E se isso acontecer, entre silenciosamente, sem atrapalhar o andamento da reunião, e peça desculpa quando chegar a sua vez de falar.
21) Se tiver de sair da reunião antes de ela acabar, avise o chefe antes e sente-se perto da porta para deixar o recinto sem criar alarde.
22) Vá preparado. “Quem é profissional não improvisa”, lembra Célia Leão. “Prepare-se até para as reuniões mais simples: pense nos pontos que serão abordados, reúna previamente a informação que servirá de apoio. Assim você mantém o foco e a objetividade”, completa Marcele Goes.
23) Esqueça que o celular existe, deixe-o no vibra call ou até fora da sala mesmo. Dedique-se integralmente ao momento (assim você termina mais rápido e pode responder aos contatos feitos no celular enquanto isso).
24) Jamais cheque mensagens no celular ou no tablet durante a reunião. Isso demonstra falta de interesse pelo assunto que está sendo discutido. Se você for o chefe, essa regra vale em dobro: não há como motivar uma equipe se o próprio líder demonstra indiferença.
25) Evite piadinhas fora de hora.
26) Saiba ouvir e, se houver oportunidade, faça valer o seu direito de falar. Em uma reunião maior, use bem sua palavra, coloque-se de maneira positiva: não domine a atenção com falas desnecessárias, mas também não fique em silêncio completo se quiser marcar posição. Reuniões são ótimas para superiores indiretos conhecerem melhor seus colaboradores.
27) Ajude a manter a sala de reuniões agradável e sempre disponível para todos. Notou a necessidade de alguma manutenção ou reposição a ser feita? Avise ao responsável.
28) Antes de sair, deixe o espaço em ordem para a próxima reunião.
E-MAIL
29) Jamais use o e-mail da empresa para enviar piadinhas, defender pontos de vista ou bater-papo com os amigos.
30) Em mensagens a destinatários desconhecidos, comece com um “prezado” ou um “senhor” e encerre a mensagem com um “cordialmente” ou “atenciosamente”. Se for um cliente antigo, com quem já tem certa intimidade, pode terminar com um abraço. Só evite forçar a barra com um “beijomeliga”. Afinal, você não está no Face com os job e-mailamigos.
31) Só peça comprovante de recebimento de e-mail se a sua mensagem for realmente muito, muito importante. E evite usar a palavra “urgente!” no título para questões banais. Isso pode fazer a sua relação com o cliente cair em descrédito mais rápido do que a transa de um coelho.
NO ALMOÇO DE NEGÓCIOS OU COM O CHEFE
32) Refeição deve ser um momento de pausa e calma. Procure conversar sobre amenidades ou assuntos de trabalho leves e positivos. Não queira usar este momento para reclamações ou reivindicações, por exemplo.
33) Seu chefe é sempre seu chefe. Não entre em assuntos pessoais demais.
34) Mantenha cuidado com o horário. Não é porque está com o chefe que o almoço pode durar duas horas! A menos que ele assim o determine previamente!
35) Não encare a refeição como se fosse sua última ceia. Vá com calma. As pessoas descobrem quem você é pelas pequenas coisas, e não pega bem parecer um morto de fome, que quer levar vantagem até na hora de fazer o prato. Ou seja, por mais faminto que esteja, lembre-se de que é melhor repetir do que fazer uma montanha de comida e desperdiçá-la depois. Não há nada mais brega do que jogar comida fora.
NA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO
36) É festa, momento de descontrair, mas nunca esqueça que ainda é uma atividade de trabalho! Nada de exageros: nem na roupa muito curta, nem na bebida em grande quantidade, nem nas brincadeiras e gracinhas, nem em danças sensuais ou agressivas na pista.
37) Aproveite que as pessoas estão mais tranquilas e converse com quem normalmente você não tem oportunidade (quem sabe o chefe de uma área para a qual você gostaria de mudar, por exemplo!). Durante a conversa, sinta a resposta do outro aos seus assuntos. Se houver receptividade, continue um pouco mais; senão, finalize rapidamente para não ficar "alugando" a pessoa.
38) Se ficar de frente com um superior, não reivindique nada nem apresente propostas. Este, definitivamente, não é o momento de se falar em trabalho. Diga apenas o quanto foi bacana aquele ano e deixe para pedir aumento em outra oportunidade, dentro da empresa.
NO REFEITÓRIO DA FIRMA
39) Nem todo refeitório é muito espaçoso. Por isso, não se espalhe com seus pertences nem esparrame os cotovelos sobre a mesa como se você fosse o único que precisa de espaço para comer.
40) Quando a empresa oferecer a refeição,evite pertencer ao grupo que reclama de tudo. Não gosta do cardápio? Mande sugestões de melhoria para o responsável. Reclamar somente não muda nada e ainda prejudica sua imagem.
41) Durante a refeição, procure respeitar a pausa de todos. Evite barulho em excesso e conversas muito altas, por exemplo.
NA COPA
42) Cada um leva sua marmita no local que você trabalha? Neste caso, atenção para colaborar com a limpeza da copa. Jogue restos de alimento no lixo e não na pia, lave rapidamente e deixe a limpeza perfeita de seus pertences para fazer em casa.
43) Não pense em empestear o local todo com cheiro de mexerica, goiaba, Cheetos ou pipoca de micro-ondas sabor queijo. Lembre-se de que o cliente pode chegar a qualquer momento. E o dono da empresa também.
44) Também não vale abrir e comer refeições ou bebidas dos outros, como pegar o iogurte que estava na geladeira ou tomar um gole daquela latinha de coca-cola do companheiro como se não houvesse amanhã. Não caia na tentação do "ninguém vai ver". O mesmo se aplica a molhos de salada, bolachas, barrinhas de cereal, balas e outros itens que não sejam oferecidos pela empresa.
45) Se tiver uma “caneca profissional”, lave-a e deixe-a sempre limpa na sua mesa.
46) Lugar de comer é na copa. Por mais pressa que tenha, se há uma copa na empresa, use-a ao invés de comer snacks ou tomar aquele cafezinho na frente do computador. Isso evitará que o seu teclado fique melado de café ou com digitais de chocolate dando provas incontestáveis deste “crime” contra os bons costumes.
NA VIAGEM CORPORATIVA
47) Seja pontual o tempo todo. Não há nada mais desagradável do que ter que ficar esperando pelos atrasados da equipe.
48) Leve uma mala enxuta,compatível com o tempo de viagem. Informe-se previamente sobre as ocasiões para as quais precisará se vestir. Leve sempre um look de reserva para o caso de surgir algum evento mais elegante, fora dos planos.
49) Ok. Hoje viajar a trabalho é menos complicado do que há 30 anos, mas não vamos exagerar: se estiver indo para a praia, é claro que levará uma ou outra peça menos formal, mas isso não significa que você deva desembarcar do avião já vestido para a praia! Dê mais atenção não só para a sua imagem como também para a imagem da empresa que está representando. Roupas casuais demais soam como falta de compromisso com a empresa e desleixo com a própria imagem.
50) Pode relaxar à noite, mas não convém ir a baladas, muito menos encher a cara no bar do hotel. Pode até tomar um vinho de forma civilizada, mas evite passar a impressão de que não tem controle sobre si. Pode ter certeza: não há Romanée ou Blue Label que compensem uma ressaca moral no dia seguinte...
51) Seja o mais amigável possível. Ative a maleabilidade que existe em você: não seja a pessoa que implica com tudo e atrapalha tomadas de decisão em conjunto.
52) Evite ficar fazendo comparações entre os escritórios da empresa, o da sua cidade e o que você está naquele momento, por exemplo.
NO DIA A DIA COM OS AMIGOS
53) Seja cortês o tempo todo. Ninguém tem nada a ver com a dificuldade de acordar cedo ou o mau humor dos outros. Cumprimente a todos que encontrar, peça por favor, fale obrigado, dê licença de maneira espontânea. Parece muito simples e básico, mas muita gente não faz!
54) Mantenha o ambiente de uso comum em ordem: guarde o que tirou do lugar, reponha o que usou (papel da impressora prestes a acabar, por exemplo), não pegue os pertences alheios sem pedir permissão (caneta, tesoura, régua, grampeador, pastas de uso comum, etc). Se pegar uma caneta emprestada, devolva-a.
55) Procure não atrapalhar o andamento do trabalho dos outros. Não seja aquela pessoa que demora para fazer aquilo que só ela pode fazer (é responsabilidade do seu cargo), sendo que os outros dependem de que conclua a etapa para que seus trabalhos tenham continuidade.
56) Seja verdadeiro sem ser duro. É necessário pontuar opiniões discordantes. Não deixe passar e depois fique reclamando ou falando mal da pessoa para outras.
57) Não fique fazendo piadinhas nem tirando sarro dos colegas, a não ser que esteja pleiteando o posto de palhaço.
58) Se não for com a cara de uma pessoa, seja cordial com ela assim mesmo. Não somos obrigados a gostar de todo mundo, mas é necessário tratar todos com respeito. “Ficar de mal” ou sem falar com o colega só pega bem no jardim da infância.
59) As pessoas são muito barulhentas. Evite falar alto, barbarizar, pois o colega tem que trabalhar e pode não conseguir se concentrar com tanto falatório, muito menos falar ao telefone.
60) Não exagere no perfume nem passe desodorante no meio do escritório. Alguém pode ser alérgico e passar o resto do dia espirrando por sua causa.
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