sábado, 2 de março de 2019

Já há data pera o primeiro verão sem gelo no Ártico


NASA GODDARD/ KATY MERSMANN
O oceano Ártico pode ficar sem de gelo durante o verão nos próximos 20 anos devido a uma fase de aquecimento natural que se faz sentir já há algum tempo no Pacífico tropical, sendo depois exacerbada pela atividade do Homem.
Modelos computacionais preveem que a mudança climática tornará o Ártico quase livre de gelo marinho durante o verão em meados deste século, a menos que as emissões de gases de efeito de estufam sejam reduzidas em grande medida pelos humanos.

Contudo, uma análise mais detalhada sobre os ciclos de temperatura a longo prazo no Pacífico tropical aponta para um Ártico sem gelo em setembro, o mês com menos gelo marinho, segundo descreve um novo estudo esta semana publicado na científica Geophysical Research Letters.
“A trajetória aponta para a ausência de gelo no verão, mas não se sabe ao certo quando acontecerá”, explicou James Screen, professor associado de ciência do clima da Universidade de Exeter, no Reino Unido, e autor principal do estudo em comunicado.
Existem vários modelos climáticos utilizados pelos cientistas para prever quando ocorrerá o primeiro setembro setembro sem gelo. A maioria dos modelos projeta que haverá menos de 1 milhão de quilómetros quadrados de gelo marinho até meados deste século, as projeção de quando isso acontecerá variam em janelas de tempo de 20 anos devido a flutuações climáticas naturais.
O modelo climático utilizado no novo estudo prevê um verão ártico sem gelo entre 2030 e 2050, se os gases de efeito estufa continuarem a subir ao ritmo atual.
Tendo em conta a fase de aquecimento de longo prazo no Pacífico tropical, uma nova investigação aponta que é mais provável que um Ártico sem gelo ocorra mais perto de 2030 do que em 2050.
ZAP //

Nenhum comentário:

Postar um comentário