quinta-feira, 8 de junho de 2017

Qual é o segredo da Austrália para crescer por mais de 25 anos sem recessão

Getty Images

O país está a ponto de quebrar recorde da Holanda com o maior crescimento contínuo na era moderna.

7 jun 2017 10h59
atualizado às 11h24
É preciso voltar muito no tempo para encontrar uma fase de crise na economia australiana.
Em 1990, a seleção argentina de futebol, liderada por Diego Maradona, jogava em Roma a final da Copa do Mundo contra a Alemanha. Havia poucos telefones celulares em operação e a maioria era do tamanho de um tijolo de construção. E a União Soviética estava em seu processo final de desintegração.
Desde 1991, e por quase 26 anos consecutivos, a economia australiana vem crescendo consistentemente.
Números divulgados pelo governo australiano nesta quarta-feira mostraram que a economia seguiu crescendo no último trimestre.
Com isso, o país conseguiu manter crescimento por 25 anos e nove meses, alcançando o recorde que pertenceu à Holanda no período do final do século 20 e início do século 21.
No ano passado, o crescimento do Produto Interno Bruto australiano foi de 2,4%. A expectativa do Banco Central australiano é manter o ritmo de crescimento em 2017.
No entanto, o crescimento do último trimestre foi de 0,3% - uma retração em relação ao trimestre anterior, que registrou crescimento de 1,1%.

Economia diversificada




Malcolm Turnbull
Malcolm Turnbull
Foto: BBCBrasil.com
O bom desempenho experimentado pela economia australiana tem ainda mais mérito devido ao colapso dos preços internacionais das matérias-primas - uma tendência ameaçadora para uma nação voltada para a mineração.
A explicação pode ser encontrada, parcialmente, na boa sorte, segundo a correspondente de economia asiática da BBC, Karishma Vaswani.
"Houve perda de postos de trabalho no setor de mineração com o fechamento de algumas minas. Mas não esqueçamos que a Austrália é uma economia altamente diversificada", afirmou.
"Turismo, finanças, tecnologia e educação são os componentes principais da economia da Austrália que se beneficiou de uma moeda mais fraca", segundo a correspondente.
Também ocorreram lucros no setor agrícola e a mesma indústria de mineração obteve um alívio com a recente desvalorização do dólar australiano, o que fez os produtos do país ficarem mais baratos no exterior.
E os avanços tecnológicos a fizeram mais competitiva.

Alto padrão de vida

Mas, independentemente do desenvolvimento recente, o fato é que a Austrália está há mais de uma geração sem conhecer uma verdadeira crise econômica.



Mineradora australiana
Mineradora australiana
Foto: BBCBrasil.com
O país conta com abundantes recursos naturais e seu território tem dimensões continentais.
Conta com recursos minerais, mas também se beneficiou com correntes migratórias que levaram profissionais e empresários de todo o mundo a viver no país.
A Austrália atrai novos habitantes, em parte com a promessa de uma boa qualidade de vida em meio a praias, natureza e um clima agradável - além de cidades cosmopolitas como Sydney e Melbourne.
O desemprego se mantém num nível baixo, em torno de 5%.
E há muitos australianos que nunca experimentaram uma crise econômica.
Mas analistas advertem que com uma demanda externa muitas vezes inconstante, um elevado nível de endividamento de seus habitantes e outros fatores que diminuem o consumo, não se pode descartar uma desaceleração do crescimento.

Opinião particular deste blogueiro: O grande mote ou mérito dos australianos é ter tomado a medida MAIS IMPORTANTE que qualquer governo ou país pode tomar:  fazer o planejamento familiar. Fazendo isso, todas as outras variáveis tendem a convergir para o equilíbrio. População da Austrália: vinte e poucos milhões de pessoas. População do Brasil: mais de duzentos milhões de pessoas. Extensão territorial: praticamente a mesma. Riquezas Naturais: O Brasil é até mais privilegiado do que a Austrália. Precisa dizer mais alguma coisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário