terça-feira, 27 de junho de 2017

Dieta vegetariana duas vezes mais eficaz para perder peso

Dieta vegetariana duas vezes mais eficaz para perder peso
"Uma dieta vegetariana é muito mais eficaz na redução da gordura muscular, melhorando assim o metabolismo."
[Imagem: Cortesia NCSU]
Menos peso e melhor metabolismo
Embora nosso corpo pareça ter autodefesas contra as dietas, talvez seja possível aumentar suas chances de obter algum sucesso.
Pessoas que fizeram uma dieta vegetariana não apenas perderam peso mais efetivamente do que pessoas com dietas convencionais de baixas calorias, mas também melhoraram seu metabolismo ao reduzir a gordura muscular.
A perda da gordura muscular melhorou o metabolismo da glicose e dos lipídios, o que torna este resultado particularmente importante para pessoas com síndrome metabólica e com diabetes tipo 2.
Foi o que constatou a equipe da Dra. Hana Kahleová, diretora de pesquisa do Comitê de Médicos pela Medicina Responsável (EUA).
Dieta vegetariana
Durante o experimento, 74 indivíduos com diabetes tipo 2 foram aleatoriamente designados para seguir uma dieta vegetariana ou uma dieta antidiabética convencional.
A dieta vegetariana consistiu em vegetais, grãos, legumes, frutas e nozes, com produtos animais limitados a um máximo de uma porção de iogurte com baixo teor de gordura por dia. A dieta diabética convencional seguiu as recomendações oficiais da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD). Ambas as dietas reduziam em 500 quilocalorias por dia a ingestão isocalórica para cada indivíduo.
A dieta vegetariana mostrou-se quase duas vezes mais eficaz na redução do peso corporal, resultando em uma perda média de 6,2 kg, em comparação com 3,2 kg com a dieta convencional de baixas calorias.
Gorduras intramuscular e subfascial
Ambas as dietas causaram uma redução similar na gordura subcutânea. Contudo, a gordura subfascial foi reduzida apenas em resposta à dieta vegetariana, e a gordura intramuscular foi mais reduzida pela dieta vegetariana.
Isso é importante porque o aumento da gordura subfascial em pacientes com diabetes tipo 2 tem sido associado à resistência à insulina, ou seja, sua redução pode ter um efeito benéfico sobre o metabolismo da glicose. Além disso, a redução da gordura intramuscular pode ajudar a melhorar a força muscular e a mobilidade, o que é importante particularmente em pessoas mais velhas ou obesas.
"As dietas vegetarianas provaram ser as dietas mais eficazes para a perda de peso. Entretanto, nós também demonstramos que uma dieta vegetariana é muito mais eficaz na redução da gordura muscular, melhorando assim o metabolismo. Esse resultado é importante para as pessoas que estão tentando perder peso, incluindo aquelas que sofrem de síndrome metabólica e/ou diabetes tipo 2. Mas também é relevante para qualquer pessoa que leve seu controle de peso a sério e queira permanecer magra e saudável," disse Dr. Kahleová.
Os resultados foram publicados no Journal of the American College of Nutrition.

Nenhum comentário:

Postar um comentário