terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Quantas vezes um casal deve fazer SEXO? Terapeuta responde

 

Y! Vida e Estilo Internacional
3 minuto de leitura
           Uma das perguntas mais frequentes dos casais para terapeutas sexuais e de relacionamentos é se estão fazendo sexo com uma frequência normal em relação a outros casais.Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar Siga o Yahoo Vida e Estilo no Google News Parece uma pergunta fácil, mas Matty Silver, terapeuta e autor do livro Sex Down Under, revela que a resposta não é tão simples assim. Na verdade, não existe uma frequência certa ou "normal" para um casal fazer sexo. Como Matty explica, a vida sexual de um casal é influenciada por vários fatores, como idade, estilo de vida, condição de saúde e desejo dos parceiros. Leia também

Redes sociais estão ligadas a risco maior de depressão em adolescentes, diz estudo 

Como descansar a mente e o corpo em 2021

Matty conta por que a quantidade de sexo nem sempre é o principal fator de uma ótima vida sexual: A verdadeira raiz da questão. Essa pergunta costuma aparecer quando a libido de um dos parceiros não corresponde à do outro. Se um gosta de fazer sexo quatro vezes por semana e o outro prefere apenas uma ou duas vezes, o casal sempre quer descobrir quem é o "anormal".Na verdade, é muito comum que o casal tenha níveis diferentes de desejo, e isso não significa que falta amor. Encontrar um parceiro com exatamente o mesmo nível de desejo não é nada fácil.Pela minha experiência, existem casais felizes que fazem sexo todos os dias, uma vez por semana ou até uma vez por mês. O que importa não é a quantidade, mas a qualidade.Mais importante do que a frequência do sexo é o grau de satisfação dos casais com a vida sexual. Menos sexo não significa menos amor, felicidade e realização, especialmente para os casais que estão juntos há muito tempo.Para eles, muitas vezes a companhia e a confiança mútua é mais importante do que fazer sexo selvagem o tempo todo.Young couple lying in bed under blanket at home. Boyfriend sleeping, pensive and frustrated girlfriend thinking about relationships break up or treason. Problem in sexual life or childlessness concept

 
 
 
 
 
 
 
 
O casal pode questionar sua vida sexual se a libido de um não corresponde à do outro. Foto: Getty Images

O que conta como sexo?

Outro problema de estimar a frequência sexual é que as pessoas só contam como sexo a penetração.

Muitas outras atividades podem ser consideradas como sexuais, por exemplo, sexo oral, toques genitais, masturbação conjunta ou demonstrações de afeto, como beijos, abraços, carinhos e ficar de mãos dadas.

Esses atos também são associados à maior satisfação sexual de homens e mulheres.

Relações sem sexo

A maioria dos terapeutas considera que os casais que fazem sexo menos de 10 vezes por ano vivem relações "sem sexo".

A falta de sexo nem sempre significa que a relação corre perigo, contanto que os dois parceiros estejam satisfeitos com a frequência.

Na maioria das relações, a satisfação sexual funciona como medida geral. Se um casal com uma vida sexual satisfatória passa a ter uma relação em que o sexo é raro ou inexistente, é muito provável que outros aspectos também estejam indo mal.

Pela minha experiência, quando os casais deixam de fazer sexo, a relação pode ser dominada pelo sentimento de raiva, decepção e distanciamento, que pode levar à infidelidade ou ao divórcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário