O exame detectou câncer de ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, colorretal, pulmão ou mama.
[Imagem: Elizabeth Cook/Kaitlin Lindsay]
[Imagem: Elizabeth Cook/Kaitlin Lindsay]
Um exame de sangue baseado em uma análise combinada de DNA e proteínas mostrou-se capaz de detectar precocemente oito tipos de câncer.
A técnica, batizada de CancerSEEK, detectou a doença com uma sensitividade de 69 a 98%, dependendo do tipo de câncer - ela foi aplicado em 1.005 pacientes já diagnosticados com cânceres de Fase I a III de oito tipos comuns da doença, além de 850 indivíduos de controle saudáveis, sem câncer.
Foram detectados cânceres de ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, colorretal, pulmão e mama.
Diagnosticar os cânceres precocemente - antes de apresentarem metástase - é uma das chaves para melhorar o prognóstico para o paciente.
Sabendo disso, Joshua Cohen e seus colegas da Universidade Johns Hopkins (EUA) desenvolveram um exame de sangue que avalia mutações em 16 genes associados a diversos tipos de câncer, bem como os níveis de dez biomarcadores de proteínas circulantes no sangue.
Especificidade do exame
O teste apresentou uma especificidade de 99%, o que significa que a probabilidade de um indivíduo saudável receber um resultado falso positivo é muito baixa. Em alguns casos, o teste também forneceu informações sobre o tecido de origem do câncer, algo que tem-se mostrado muito difícil de ser feito.
Os pacientes estudados já haviam sido diagnosticados com um de oito tipos de câncer pré-metastático com base nos sintomas da doença, usando as técnicas tradicionais.
O objetivo final da equipe é tornar o CancerSEEK capaz de detectar o câncer ainda mais cedo - antes que a doença seja sintomática.
Os pesquisadores estimam que o custo desse exame de sangue para oito tipos de câncer seria inferior a US$ 500, o que é comparável ou até menor do que os testes de triagem atuais para tipos únicos de câncer (por exemplo, colonoscopia para câncer de cólon).
Nenhum comentário:
Postar um comentário