Típico da região amazônica, o açaí é recheado de nutrientes que fazem bem à saúde. Fruto do açaizeiro, uma espécie de palmeira, ele é originário do norte do Brasil. Também conhecido pelo nome científico Euterpe oleracea, hoje é produzido em diversas regiões do país e do mundo.
O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios. É considerado o segundo maior antioxidante existente (atrás somente do cacau)! Encontramos nesta fruta as vitaminas C, B1 e B2. Além disso, o açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.
Nutrientes
O açaí contém ácido oléico, palmíticos, palmitoléicos e cianídrico, lignina, niacina, proteínas, gordura vegetal, frutose, glicose, sacarose, fibras brutas, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco, fósforo, vitamina B1, α-Tocoferol (vitamina E), vitamina C, antocianinas.
Benefícios do Açaí
A ação principal do açaí é de antioxidante, devido principalmente à presença das antocianinas. Este efeito antioxidante é responsável pela ação anti-inflamatória e da melhora do perfil lipídico (aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim).
- Outro dos benefícios do açaí é a prevenção de doenças. Esses mesmos antioxidantes também melhoram a sensibilidade da insulina e reduzem a pressão arterial. Tudo isso ajuda muito na prevenção de doenças cardiovasculares.
- O açaí é altamente energético e rico em vitamina E, cálcio, magnésio e potássio. É uma fruta que fornece mais energia e disposição ao corpo, sendo interessante para praticantes de atividades físicas.
- Além dos antioxidantes, o açaí ainda contém gorduras monoinsaturadas, que, ao contrário do que pode parecer, são ótimas para a saúde — principalmente para o cérebro. As antocianinas e proantocianidinas também ajudam a prevenir a Doença de Alzheimer.
- O açaí ainda é ótimo para quem sofre de constipação (prisão de ventre). Sempre que consumir alimentos ricos em fibras, é importante aumentar o consumo de água também, pois a hidratação é fundamental para o ‘amolecimento’ do bolo fecal e melhor funcionamento do intestino.
- O seu sistema digestivo pode se manter limpo, pois um dos benefícios do açaí é que ele pode contribuir para a desintoxicação de seu corpo, principalmente por que o fruto contém fibra dietética. Esse efeito pode ser ainda mais significativo se for consumido junto a outros alimentos também ricos em fibras.
- O efeito antioxidante também contribui para a capacidade de diminuir ou reverter processos semelhantes ao envelhecimento ou danos oxidativos. Afirma-se inclusive que a quantidade de antioxidantes contidas no açaí pode ser até duas vezes maior que a quantidade oferecida pelos mirtilos (blueberries). Esta está entre as propriedades do açaí mais famosas e o motivo de ser considerado um superalimento.
Afinal, o açaí engorda?
Você provavelmente já ouviu falar que açaí engorda. Será mesmo?
O açaí é calórico porque possui um elevado teor de lipídios. O que se deve ressaltar, no entanto, é que a fruta contém ácidos graxos insaturados, gorduras de perfil semelhante às do azeite de oliva. Ou seja, para o coração, se consumido sem exagero, o açaí é um coquetel maravilhoso de gordura benéfica com antocianina. Numa tigela, você também garante fibras e proteínas.
Na verdade o que engorda é comer em excesso mesmo. Depende da forma como você ingere o açaí: se for adicionado muito açúcar e xarope, por exemplo, é claro que não vai ser bom.
Açaí e a Pele
Devido à sua composição, rica em ácidos graxos insaturados e antioxidantes, o açaí pode auxiliar no tratamento de problemas de pele, relacionados à fatores inflamatórios, como acne, dermatite atópica e nos tratamentos anti-idade.
Os antioxidantes presentes no açaí podem melhorar a aparência de peles com manchas e reduzir rugas faciais. Seu consumo auxilia no retardo do envelhecimento, promove uma pele mais saudável e com aparência mais jovem.
Em que casos o açaí não é indicado?
Em casos de diabetes (especialmente se misturado a xaropes) e em grande quantidades para obesos. Por ser altamente calórico, não é recomendado a adição de xaropes em excesso e outros produtos ricos em açúcar.
Onde comprar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário