quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Etiqueta para malhar: o que não se deve fazer na academia

Dividir um mesmo espaço com diferentes pessoas desconhecidas não é uma missão tão fácil, especialmente quando se trata do ambiente em que se está malhando. Compartilhar aparelhos e o vestiário pode trazer alguns desconfortos e deixar o treino muito menos agradável. Pensando nisso, fizemos uma lista sobre o que não fazer na academia, para garantir um bom convívio com todos os frequentadores do local.
Saiba o que não fazer na academia para manter um ambiente agradável (Foto: Istock)

Top 9: o que não fazer na academia

Confira a nossa lista de atitudes que vão contra as maneiras na academia:

Mexer no celular enquanto está no aparelho

Os equipamentos costumam ser bem disputados na academia, especialmente sevocê frequenta nos horários de pico. E nada pior do que querer fazer sua série e encontrar alguém no aparelho parado, mexendo no seu celular, sem liberar para os outros. É de bom tom ainda oferecer revezar o aparelho com o colega. Assim todos ganham tempo!

Não limpar os equipamentos após o uso

Além de falta de educação é anti higiênico deixar os aparelhos suados para o próximo que for usar. As academias costumam contar com toalhinhas e álcool para que os alunos limpem os equipamentos após o uso e não custa nada fazer isso, não é mesmo?

Fazer bagunça

Ao terminar a série, o aluno deve colocar os pesos no local onde os encontrou, assim como retirar as cargas utilizadas nos aparelhos. Afinal, o próximo aluno pode nem mesmo conseguir carregar aquele peso para trocar pelo seu.

Tomar posse do ar condicionado

Em qualquer ambiente em que se concentram mais pessoas, o ar condicionado costuma ser motivo de conflitos. E não cabe ao aluno mudar a temperatura do aparelho ou ligar o ventilador por conta própria, sem consultar o restante. Pense no coletivo!

Conversar em voz alta

É preciso concentração para fazer a série de exercícios de forma correta. E isso fica muito mais difícil se tem pessoas conversando em voz alta ao lado. Deixe o papo para o vestiário ou quando sair da academia.

Reparar no treino alheio

Muitas pessoas já se sentem intimidadas no ambiente da academia e nada pior do que ter que aguentar outros alunos analisando como você está fazendo cada série ou o peso que está carregando. Isso pode até mesmo abalar a confiança do praticante e afastá-lo da academia.

Tomar conta do vestiário

O vestiário é para ser usado por todos que frequentam a academia, estando longe de ser o seu banheiro privado. É desagradável ver pertences espalhados, ocupando espaços que outras pessoas poderiam utilizar. Além disso, nada de tomar banhos demorados ou lavar roupas de malhar no chuveiro, atrasando outros alunos que também preciso utilizar o espaço.

Pressionar para liberar a máquina

Cada um tem um ritmo diferente e pode ser desmotivante ter que aguentar alguém pressionando para fazer a série rápido. Nem mesmo saudável é! Espere a sua vez pacientemente!

Não tomar ducha antes de ir para a piscina

Para quem faz natação, hidroginástica ou outro exercício na água é fundamental passar na ducha antes para tirar o suor, mantendo a piscina limpa. E vale o mesmo para o caso de utilizar a sauna da academia. Além disso, use sempre uma toalha ou roupa de banho adequada!

Com bom senso e pensamento no coletivo fica muito mais agradável malhar e conviver no ambiente da academia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário