sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Dívida pública afeta mais os países ricos

Estudo mostra que Japão é o país que possui a maior dívida per capita do mundo e, a Libéria, a menor. Todas as nações no topo do ranking são desenvolvidas, e um dos motivos é a confiança que investidores depositam nelas.
Brasilianische Währung Real (Comugnero Silvana/Fotolia)
Imagine quantos dólares cada habitante teria que pagar para quitar a dívida pública de seu país? O site de informações de custos HowMuch.Net fez o cálculo e, segundo os dados, o Japão é o país que possui a maior dívida per capita do mundo: 85,7 mil dólares.
Já na Libéria, país que apresenta o menor valor per capita no ranking, cada habitante teria que desembolsar 27,4 dólares para quitar o débito nacional.
No Brasil, cada habitante teria que pagar 5,7 mil dólares (cerca de 18,2 mil reais) para saldar a dívida pública. Ainda de acordo com o site, o débito do país corresponde a entre 60%-100% do Produto Interno Bruto (PIB).
O estudo mostra uma tendência bem clara: nações mais ricas têm mais dívidas. Dessa forma, as pessoas que vivem em países desenvolvidos teriam que pagar mais para quitar o débito nacional, enquanto os cidadãos que vivem em nações subdesenvolvidos devem menos.
Investidores confiam mais nos países ricos
O Japão acumula dívidas desde o fim do "milagre econômico" nos anos 1990. Outro país, a Irlanda, se destaca no ranking, sendo que cada irlandês teria que desembolsar 67,1 mil dólares para o país pagar seu débito nacional.
Todos os outros países que aparecem no topo da lista são desenvolvidos – como os EUA, Bélgica, Áustria, Reino Unido, Itália e Alemanha. Um dos motivos é a maior confiança dos investidores de que vão receber de volta o dinheiro emprestado.
Os países com a menor dívida por pessoa são relativamente pobres. Além da Libéria (27,4 dólares), a lista inclui a República Democrática do Congo (90,7 dólares por pessoa) e o Haiti (204,3 dólares). Geralmente, os investidores não estão dispostos a oferecer empréstimos a essas nações por medo de calote.
Há poucas exceções à tendência de países mais pobres devendo, per capita, um valor baixo: Taiwan é, relativamente, um país rico com uma grande economia em comparação ao tamanho de sua população, mas a dívida de cada cidadão corresponderia a somente 7,2 mil dólares.
Países onde as dívidas por habitantes são as maiores:
Japão: 85,7 mil dólares por habitante
Irlanda: 67,1 mil dólares
Cingapura: 56,1 mil dólares
Bélgica: 44,2 mil dólares
EUA: 42,5 mil dólares
Canadá: 42,1 mil dólares
Itália: 40,5 mil dólares
Islândia: 39,7 mil dólares
Áustria: 38,7 mil dólares
Reino Unido: 36,2 mil dólares
Países onde as dívidas por habitantes são as menores:
Libéria: 27,4 dólares por habitante
Tajiquistão: 50,6 dólares
República Democrática do Congo: 90,7 dólares
Burundi: 97,6 dólares
Kiribati: 126,9 dólares
Malauí: 172,3 dólares
Uzbequistão: 177,1 dólares
Uganda: 194,2 dólares
Haiti: 204,3 dólares
Mali: 207,5 dólares

Observação deste blogueiro: Talvez, mas por outros motivos, foi por isso que Marx afirmou que o fim do capitalismo começaria nos países centrais ou mais desenvolvidos. É que na sua época Keynes  nem sequer tinha nascido mas, sua descoberta sobre a causalidade entre a elevação da composição orgânica do capital e a baixa da taxa de lucro pode ter sido decisiva para a sua conclusão acerca do início do fim do capitalismo nos países centrais (embora Marx ainda definisse erroneamente o que seria o capitalismo: propriedade privada dos meios de produção e economia de mercado... e não se referisse à concentração da renda via superpopulação ou descontrole reprodutivo, independentemente de a economia ser estatizada ou de mercado, ser coletivizada ou via propriedade privada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário