quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

6 suplementos anti-inflamatórios

A chave para eliminar as doenças inflamatórias pode estar no seu prato. Afinal, muito além de nutrir, os alimentos alteram os processos fisiológicos, modulando, inclusive, as respostas inflamatórias.
A inflamação é uma reação imediata a uma lesão celular ou tecidual provocada por um corpo considerado estranho. Nessa situação, há um esforço do nosso organismo em reconhecer os agentes responsáveis pelo ataque, para neutralizá-los o mais rápido possível.
Na inflamação crônica há a ativação por longo prazo do sistema de defesa, promovendo alterações na atividade insulínica, na mobilização das gorduras e estresse oxidativo, processo relacionado ao envelhecimento precoce, entre outros danos. Essa inflamação tem sido apontada como o fator contribuinte e preponderante para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas como o diabetes e até mesmo o câncer.

Como saber se tenho um quadro inflamatório

Uma das maneiras de descobrir é através do exame de sangue chamado Proteína C Reativa (PCR). Esse exame ajuda no diagnóstico de doenças inflamatórias/infecciosas e para o acompanhamento da eficácia do seu tratamento.

Alimentos que Causam a Inflamação

Os alimentos que consumimos no dia a dia podem ser os responsáveis por causar essas inflamações duradouras, ou também podem cumprir o papel de eliminar a inflamação. Por isso é importante evitar certos tipos de alimentos.
Nesse cenário, as gorduras trans e hidrogenadas aparecem como as principais vilãs. Diversos estudos mostram que os ácidos graxos saturados presentes nas bolachas, margarina, sorvetes, salgadinhos, bolos industrializados e em óleos vegetais como de canola, soja, milho, algodão e girassol podem contribuir para o agravamento da inflamação e ainda provocar resistência à insulina.
Alimentos de alta carga glicêmica, ricos em açúcares e pobres em fibras, que são absorvidos rapidamente pelo organismo, também figuram na lista dos que mais ameaçam a saúde. Outros estudos apontam também para os produtos industrializados, que recebem diversos aditivos, como conservantes e aromatizantes. Esses elementos são chamados pró- inflamatórios, porque são capazes de estimular a expressão de genes que agravam a inflamação, desequilibrando ainda mais o organismo.

Alimentos que Combatem a Inflamação

Felizmente existem alguns alimentos que são verdadeiros “remédios” para tratar esse processo inflamatório. Conheça 6 suplementos que ajudam:
6 Suplementos Anti-Inflamatórios!

1. Cúrcuma

A cúrcuma possui poderes anti-inflamatório e antioxidante, devido à presença da curcumina em sua composição (o pigmento que dá cor amarelo-ouro à raiz). Devido às suas propriedades, a planta auxilia na saúde da pele, protege o fígado, atua contra o câncer, auxilia no processo de digestão das proteínas e regula o metabolismo. Alguns estudos demonstraram a diminuição da inflamação e melhoria no tratamento de casos de artrite reumatoide, osteoartrite, Alzheimer, inflamação de vias respiratórias e diabetes.Saiba mais sobre a cúrcuma.
6 Suplementos Anti-Inflamatórios!

2. Ômega 3

Suplementos de óleo de peixe que contêm ácidos graxos ômega-3 pode melhorar a inflamação e várias doenças e condições. Diversos estudos têm demonstrado os efeitos benéficos do ômega-3 à saúde, seja no metabolismo lipídico, causando redução nos níveis plasmáticos dos triglicerídeos, colesterol total e LDL, ação vasodilatadora e possível ação na prevenção do câncer (mama, próstata e cólon), depressão e mal de Alzheimer, além de redução da incidência de aterosclerose e ação anticoagulante e antiagregante. Saiba mais sobre o ômega 3.
6 Suplementos Anti-Inflamatórios!

3. Gengibre

O gengibre contém 12 compostos diferentes que combatem a inflamação, assim como dor muscular e dor após exercício físico. Um desses compostos abaixa os receptores da dor e atua nas terminações nervosas. Juntos, eles funcionam quase tão bem quanto algumas drogas anti-inflamatórias, tais como o ibuprofeno e a aspirina, mas sem efeitos colaterais. Tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecidoalimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. Saiba mais sobre o gengibre.
6 Suplementos Anti-Inflamatórios!

4. Resveratrol

O resveratrol é conhecido por seu efeito anti-aging (apesar de alguns estudos contrários). Independentemente disso, o resveratrol tem outras qualidades importantes, como ser um potente antioxidante e capaz de reduzir a inflamação em indivíduos com doença cardíaca, resistência à insulina, gastrite, colite ulcerativa e outras condições. Esse potente antioxidante é encontrado em uvas, amoras, mirtilo e outras frutas de cor roxa. Também é encontrado no vinho tinto. Saiba mais sobre o resveratrol.
6 Suplementos Anti-Inflamatórios!

5. Spirulina

É um tipo de alga verde-azulada com fortes efeitos antioxidantes. Estudos têm demonstrado que a spirulina reduz a inflamação, proporciona um envelhecimento mais saudável e reforça o sistema imune. As propriedades antioxidantes presentes na spirulina ajudam a combater o stress oxidativo no cérebro e, consequentemente, ajudam na redução dos riscos de doenças. Melhora a saúde cardiovascular e ajuda a reduzir a resistência à insulina. Saiba mais sobre a Spirulina.
6 Suplementos Anti-Inflamatórios!

6. Ácido alfa-lipóico

Funciona como um antioxidante protegendo as células contra danos e ajudar a restaurar os níveis de outros antioxidantes, como as vitaminas C e E. Vários estudos mostram que ela reduz a inflamação ligada a resistência à insulina , câncer, doenças do fígado e outros distúrbios. O ácido alfa-lipóico também reduziu os marcadores inflamatórios em vários estudos em pacientes com doença cardíaca.
Se você já sabe que tem processos inflamatórios invista nesses suplementos e se você não sabe, investigue, faça exames para saber. Atitudes simples como por exemplo incluir algum suplemento no seu dia a dia pode fazer toda diferença na sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário