Poucas coisas na vida são tão gratificantes quanto deitar a cabeça no travesseiro com a consciência limpa, e esse é um privilégio das pessoas que não têm nada a esconder.
Elas agem sempre com muito respeito e dizem a verdade porque sabem que só assim podem viver em paz. A mentira é apenas uma forma de adiar temporariamente a realidade, e não nos traz nada de bom.
As mentiras são uma parte de nós mesmos, e uma de nossas maiores fontes de infelicidade e sofrimento. O primeiro passo para nos libertarmos delas é compreendê-las melhor, em todas as suas nuances.
Uma delas é a famosa “mentira de cortesia”, que praticamos muitas vezes em nossas vidas, quando mesmo devastados por dentro, respondemos a quem nos pergunta que estamos ótimos, que tudo vai muito bem.
Essa contradição em que vivemos constantemente é um dos maiores motivos para estarmos infelizes, inseguros e com baixa autoestima. Para mudarmos essa realidade, precisamos de muita atitude e coragem, e também trabalhar todos os dias para mudar nossas vidas de dentro para fora, desde o menor até o maior dos incômodos, que nos impedem de vivermos realmente felizes.
A tranquilidade de ser honesto é impagável
Um estudo realizado por Joshua Greene, médico em psicologia experimental e neurologia na Universidade de Harvard, mostrou que o que realmente promove uma convivência adequada, bem como um elevado senso de autoestima dentro de cada um de nós, é capacidade de sermos honestos com nós mesmos e com as pessoas ao seu redor.
E o que realmente é honestidade? É se conhecer de verdade e viver de acordo com seus princípios, valores e missão no mundo. É nunca trair quem você é por um benefício temporário. É respeitar aqueles ao seu redor e a si mesmo o suficiente para escolher dizer sempre a verdade, mesmo quando os resultados não são os melhores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário