segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

DESABAFO COM BAFO

A maioria das empresas começa como micro. Se conseguir sobreviver no período crítico, tende a crescer – tornando-se pequena, média e até grande. É um longo processo para quem sobrevive e atinge o estágio superior. E o retorno sobre o investimento tende a seguir a mesma lógica para os diferentes tamanhos de empresas (via de regra, pois empresa grande também pode vir a ter retorno negativo). Pois bem, de que dependem as empresas para crescerem? Do nível de vendas lucrativas. Por sua vez, as vendas e os lucros dependem da utilidade dos produtos e da renda do consumidor. Especificamente quanto à renda, quanto melhor distribuída, maior tende a ser o consumo total da economia – tende em vista que a concentração de renda tende a gerar ociosidade de consumo para uma parcela pouco aquinhoada da população, o que impacta negativamente o consumo total. E, em que isso impacta o lucro das empresas? Se a empresa atua na venda de bens básicos e baratos de consumo, tende a ter pouco impacto nas vendas. Já se atua na venda de bens mais caros, o impacto negativo é maior. Mas, um problema importante é que ociosidade de consumo tende a gerar, igualmente, ociosidade de produção para aqueles produtos mais sofisticados e caros. E, ociosidade de produção significa que a empresa tende a ter menos tempo para amortizar (pagar) o investimento feito na criação de determinado produto (o que é feito na venda mínima de x unidades do produto). Esse processo é mais crítico em mercados competitivos do que em mercados oligopolizados (poucos produtores) ou monopolizados (um produtor apenas). Então, o importante é pelo menos amortizar o investimento e, feito isto, aumentar a produção e venda para gerar lucro líquido para o produto. Portanto, tanto do ponto de vista do consumidor quanto do produtor – principalmente em mercados competitivos -, a questão-chave encontra-se na má ou boa distribuição da renda (deixando de lado a questão da utilidade). Por sua vez, tal indicador tem a ver, fundamentalmente, com outro: fertilidade (número médio de filhos por mulher). Quanto mais filhos, pior a distribuição de renda e vice-versa (a África está aí para comprovar isso) – pois tudo que tem em grande quantidade tem baixo valor: Lei da Oferta e da Procura. (A África, que se enquadra neste caso, está presa a uma armadilha cultural ou educacional – por exemplo, ter muitos filhos é tido como algo positivo que gera prestígio e poder, 20% das crianças não estudam, há muitos casamentos de meninas ainda adolescentes, etc… e romper com tais equívocos é uma tarefa complicada, principalmente quando não há uma consciência e engajamento dos políticos).
Então, temos uma assimetria perturbadora ou problemática a enfrentar: de um lado, os produtos tendem a ficar paulatinamente mais complexos/sofisticados e, assim, mais caros; de outro, a população do mundo, ao invés de cair e estacionar num nível ótimo ou adequado, só aumenta – o que tende a piorar a distribuição da renda, gerando diminuição ou maior ociosidade de consumo e de produção no mundo. Portanto, temos um aumento do capital parasitário ou ocioso no mundo. Assim, tanto o consumidor quanto o produtor estão com um abacaxi nas mãos: o ócio financeiro, que acaba descambando ou para a superprodução geral (caso seja usado para investimentos) ou para a especulação (de recursos dos mais ricos) ou para o subconsumo ou baixo consumo. Todos estes fatores são indesejáveis para o equilíbrio ou tranquilidade econômico-social. E, mais ainda: a concentração da renda é a "droga" que leva os bilionários ao êxtase mas que, também, constitui o veneno que matará o capitalismo no longuíssimo prazo. (Eu chamo de "capitalismo" qualquer sistema que concentra vergonhosamente a renda, independentemente de se tratar de economia totalmente estatizada/centralizada ou de mercado.)
Portanto, o que me indigna é que todo ano os políticos têm o poder de fazer alertas ou chamar a atenção para questões importantes no mundo (e a diminuição da fertilidade das mulheres dos países pobres e a consequente diminuição da população mundial é a mais importante de todas, não só por questões econômicas e sociais mas também ambientais) e só abordam questões menores, pouco importantes na Assembleia Geral da ONU. Aliás, essa Assembleia Geral deveria chamar-se Assembleia Geral de idiotas ou incompetentes. Por exemplo: lá se fala de questões ambientais, mas não se fala de sua causa principal (a superpopulação).



Nenhum comentário:

Postar um comentário