13/11/2020
[Imagem: Gerd Altmann por Pixabay]
Sabedoria e espiritualidade
Tendo em vista o paradigma científico atual, os cientistas têm visto a sabedoria como um traço de personalidade de base biológica relevante para o bem-estar físico e mental.
Em suas pesquisas, eles identificaram seis componentes comuns e mensuráveis para quantificar a sabedoria de alguém: comportamentos pró-sociais (empatia, compaixão, altruísmo e senso de justiça), regulação emocional, autorreflexão ou percepção, aceitação de perspectivas divergentes, determinação e tomada de decisão social.
Agora, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego descobriram um sétimo componente da sabedoria: A espiritualidade.
"Historicamente, tem havido controvérsia sobre se a espiritualidade é um marcador de sabedoria," comenta o professor Dilip Jeste. "Nossos resultados mostram que a espiritualidade está significativamente associada a uma melhor saúde mental e bem-estar e pode aumentar a sabedoria geral de um indivíduo."
Sociabilidade, espiritualidade e sabedoria
Os dados para o estudo foram coletados de uma amostra de 1.786 adultos, com idades entre 20 e 82 anos, que vivem nos Estados Unidos. Os participantes completaram testes que fazem mensurações validadas de espiritualidade/religiosidade, bem-estar, resiliência, felicidade, depressão, ansiedade, solidão e força da rede social.
[Imagem: Joseph Ciarrochi et al. - 10.3389/fnbeh.2016.00068]
"Todos os componentes incluídos em nossas medições baseadas em autorrelato se correlacionaram com a pontuação geral de sabedoria, mas em vários graus," disse o pesquisador Michael Thomas. "A pontuação geral de sabedoria teve uma associação muito mais forte com comportamentos pró-sociais do que com espiritualidade. Mesmo assim, a espiritualidade foi um indicador significativo de sabedoria."
Os pesquisadores também descobriram que a espiritualidade se correlaciona positivamente com a idade: Pessoas mais velhas tendem a ser mais espirituais. E as mulheres tiveram uma pontuação mais alta em espiritualidade do que os homens.
"A espiritualidade não requer fé religiosa, mas é caracterizada pela humildade e pela conexão sempre presente consigo mesmo ou com os outros ou com uma entidade que é transcendente, como a Mãe Natureza ou Deus ou a alma," disse Jeste. "Ela ajuda a reduzir o estresse em muitas pessoas e permite que estejam mais em paz, felizes e saudáveis."
"Sentir-se conectado com algo faz com que você se sinta menos solitário. A solidão e a sabedoria também têm uma forte conexão na direção oposta, ou seja, mais sabedoria significa menos solidão," acrescentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário