quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

SOBRE OS PROTETORES SOLARES

Todo mundo está cansado de saber que o sol em excesso é o maior vilão para acelerar o envelhecimento da pele e o câncer de pele. Mas, na hora de escolher o protetor solar do dia a dia, muita gente acaba desconsiderando os fatores mais importantes na compra.

O Protetor Solar Facial: Sua Escolha Mais Importante

O rosto é a parte mais sensível ao sol. Para o rosto em especial, os cuidados devem ser diários — não só em momentos de férias ou praia. O fotoenvelhecimento causado pela exposição ao sol prolongada do dia a dia, resulta em uma pele enrugada, sem elasticidade e com manchas de sol. Eu seja, esse é o tipo de protetor solar mais importante; aquele a qual sua escolha deve ser mais criteriosa.
Você sabe escolher seu protetor solar?

O que levar em consideração na hora da compra?

Vários fatores devem ser avaliados na escolha do melhor protetor solar para o rosto, por exemplo, o seu tipo de pele, cor da pele, e o quanto se expõe ao sol.
  • Se tiver a pele sensível, com alergia ou rosácea, verifique os componentes e escolha um específico para peles sensíveis.
  • Compre um de acordo com o seu tipo de pele. O importante é acertar para não obstruir os poros de sua pele.
  • Fique atenta à composição do protetor solar. Os filtros solares brasileiros em sua maioria contêm como agente principal uma substância chamada 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc). Nem sempre é fácil, mas o ideal é evitar essa substância. Ela bloqueia a função da tireóide e com isso a atividade estrogênica cresce, juntamente com o nível de estrogênio. O 4-mbc é absorvido através da pele e desencadeia uma maior produção de estrogênio que é um hormônio feminino. Além desses fatores, o 4-metil benzilideno cânfora é tido por muitos como cancerígeno. Essa substância está proibida em muitos países, mas infelizmente é liberada no Brasil.
  • Verifique se possui proteção UVA e UVB. Além disso, verifique o PPD, que protege contra raios UVA. É preciso que seja informado o valor do PPD na embalagem para que proteja também contra os raios UVA (veja mais informações abaixo).
Você sabe escolher seu protetor solar?

Qual a diferença entre UVA (PPD) e UVB (FPS)?

O Fator de Proteção Solar (FPS) é responsável pela proteção da pele contra os raios UVB. Esses são os raios causadores de queimaduras, ardência e vermelhidão. Esses raios têm maior incidência durante o verão, quando as temperaturas são mais altas e os dias mais ensolarados.
O fator de proteção PPD (Persistent Pigment Darkening), também conhecido como PA +++, é responsável pela proteção da pele contra os raios UVA. Diferente dos raios UVB, os raios UVA afetam nossa pele o ano todo, independente da estação. Esse tipo de radiação traz prejuízos à pele, desde lesões mais simples, manchas e até o câncer de pele.
O PPD ideal é a partir de 10. Como regra geral, o PPD deve representar a metade do FPS. Por exemplo, se seu protetor tem FPS 30, o nível de proteção PPD deve ser 15. Dessa forma, você garante a proteção da sua pele de forma eficaz e evita o surgimento ou o agravamento das manchas do melasma.

A Importância da Proteção UVA

Segundo o médico Dr. Lair Ribeiro, o que causa os maiores estragos na pele são os raios UVA. Infelizmente, a maioria dos filtros solares brasileiros só protegem contra os raios UVB. Ou seja, a maioria das pessoas usam filtros solares comerciais sem saber que não estão sendo protegidas dos raios UVA.
As marcas de filtros solares costumam citar na embalagem “proteção UVA/UVB” e logo em seguida citam algo como “proteção de largo espectro”. Isso quer dizer que a proteção UVB é a indicada no rótulo: FPS 15, 30 ou qualquer outro, mas para a proteção UVA (que é medida em PPD), não há informação. Por isso, na embalagem deveria estar escrito o valor do PPD. Em muitos protetores comercializados no exterior (especialmente os asiáticos), essa informação é sempre indicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário