quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Melatonina: muito mais que a pílula do sono!

A melatonina (não confundir com melanina!) tem se popularizado muito pela sua eficácia, segurança e benefícios contra várias doenças. Se você já tentou de tudo para dormir bem ou simplesmente quer melhorar a sua qualidade de vida, vale a pena conhecer.
A melatonina é um hormônio sintetizado pela glândula pineal e tem como principal função a de induzir o sono. O hormônio também participa de outros processos fisiológicos e tem se mostrado um grande aliado no combate de algumas doenças.
O hormônio é um grande auxiliar do sistema imune, apresenta  atividade anti-inflamatória e antioxidante, mas a principal vantagem da  melatonina é mesmo a de regular o ritmo biológico. Pode-se dizer que ela consegue traduzir ao nosso corpo a informação de que “a noite já chegou’’. É a presença da melatonina que torna o processo digestório mais lento, promove a queda da temperatura corporal e da pressão sanguínea durante o período noturno.
Melatonina: muito mais que a pílula do sono!

Benefícios da Melatonina

Muitos estudos foram feitos em cima da melatonina, e descobriram-se diversos benefícios para saúde:
  • Trata distúrbios do sono, como problemas com insônia
  • Regulariza o sono
  • Protege e ajuda no tratamento de pacientes que sofreram acidente vascular cerebral
  • A melatonina pode auxiliar no tratamento do Parkinson
  • Melhora o sistema imunológico
  • Boa alternativa para prevenir enxaquecas
  • Controla a hipertensão arterial
  • Auxilia no tratamento da diabetes
  • Equilibra distúrbios emocionais

Como a melatonina age no corpo?

A produção da melatonina está diretamente ligada à presença da luz. Isso ocorre no momento em que a luz incide na retina, fazendo com que o nervo óptico e as demais conexões neuronais levem até a glândula pineal essas informações, de forma que a produção da melatonina fica inibida. O período em que mais ocorre sua produção é de madrugada (entre 2h e 3h da manhã), em um ritmo de vida normal. Entretanto, se há muita quantidade de melatonina em nosso organismo há um aumento significativo de sono, e do contrário, a tão temida insônia.

Para quem a melatonina é indicada?

Para quem tem baixa produção de melatonina. Muitas pessoas tem problemas para dormir e por isso recorrem a este suplemento, que  oferece o melhor benefício que são as noites de sono bem dormidas.  Com o passar do tempo a nossa produção de melatonina vai diminuindo, por isso os idosos se beneficiam muito.

Como usar a melatonina?

Se o seu problema para dormir é na hora de pegar no sono, tome 1 hora antes de ir para cama. Se o seu problema é acordar no meio da noite e não conseguir voltar a dormir, tome no momento que estiver indo para cama.
Melatonina: muito mais que a pílula do sono!

Qual a dose ideal?

A dose é realmente uma particularidade de cada um, por isso é necessário experimentar. Tem pessoas que se adaptam bem com 1 mg e tem pessoas que precisam de 5 mg ou mais. O ideal é começar com doses baixas e ir adaptando até a quantidade que melhor faça efeito no seu caso. O normal, que a maioria das pessoas usa, é de 1 a 3 mg. O interessante é que, às vezes, doses menores funcionam melhor que doses maiores, por isso é tão importante testar.
É importante notar que, em casos esporádicos, o efeito da melatonina é contrário: causa mais insônia e pesadelos. Nesse caso, deve-se continuar testando, até encontrar a dose ideal.

A melatonina funciona mesmo?

Para a maioria das pessoas, sim. Inclusive, muitas pessoas que tomavam remédio para dormir como sedativos (Clonazepam, Lorazepam, Fenobarbital, Zolpidem, Rivotril, Frontal), pararam de tomar, pois a melatonina conseguiu regular o sono.
Lembrando que a melatonina é produzida e ativada apenas com o ambiente escuro. Então após tomar, evite luzes fortes, luz de TV e computador, ou use um óculos amarelo bloqueador da luz azul.

Onde comprar a melatonina?

A venda de melatonina não é liberada no Brasil.
Por algum motivo misterioso, a a ANVISA proíbe a melatonina por “desacordo com a legislação vigente”. Considerada extremamente segura, nos EUA, por exemplo, você consegue comprar a melatonina em farmácias e até em supermercados. Ela também é liberada livremente na Europa e em países como Chile e Argentina.
Apesar de proibida, o assunto já é tão popular no Brasil que já foi até tema no programa Bem-Estar da Globo.
Uma coisa que eu não entendo aqui no Brasil é como que a ANVISA proíbe a venda de melatonina, e libera substâncias horrorosas como bebidas alcoólicas e cigarro. O que muito provavelmente acontece é que como a melatonina é uma substância natural, produzida pelo próprio corpo humano, ela não pode ser patenteada. Logo, a indústria farmacêutica além de não ter interesse comercial no produto (substância barata), acaba não arcando com os custos de registro (que são bem caros).
Apesar da não-regulamentação, milhares de brasileiros usam a melatonina diariamente. Você consegue comprar a melatonina em no exterior em vários países, ou através de sites estrangeiros que entregam aqui no Brasil (iHerb, por exemplo).
Lembrando que, mesmo que em geral o suplemento seja considerado extremamente seguro, é sempre recomendado consultar a opinião de um médico antes de usar.

Interações Medicamentosas

  • Tenha cautela se fizer o uso de imunossupressores, como os transplantados, por exemplo. A melatonina é um estimulante para o sistema imunológico.
  • Não utilize a melatonina fazendo o uso de drogas anticoagulantes. A melatonina pode afetar processos de coagulação sanguínea, o que aumenta consideravelmente os riscos de hemorragia.
  • Os anticoncepcionais parecem estimular a produção endógena de melatonina. Se você toma anticoncepcional, evite a suplementação com a melatonina sintética.
  • A ingestão de bebidas ou suplementos a base de cafeína diminuem a eficácia da melatonina.
  • A melatonina pode diminuir a eficácia do anti-hipertensivo Nifedipina.
  • O medicamento Verapamil diminui a eficácia da melatonina por estimular sua eliminação do organismo.
  • O medicamento Flumazenil também diminui sua eficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário