quarta-feira, 21 de junho de 2023

Meditação ajuda a tomar melhores decisões

 

13/06/2023 

 Redação do Diário da Saúde

Meditação ajuda a eliminar viés cognitivo e tomar melhores decisões
A meditação da atenção plena reduz a negatividade, o que pode ajudar a melhorar a tomada de decisões.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Viés cognitivo

Anote aí mais um benefício da lista quase interminável de benefícios da meditação: As pessoas que meditam diariamente tomam decisões melhores porque são menos propensas a ignorar informações negativas.

Tomadores de decisão inteligentes reúnem todas as informações pertinentes e pesam os prós e os contras de forma imparcial. Isso também inclui a coleta de informações que podem ser perturbadoras ou desagradáveis. Pelo menos essa é a teoria.

Mas a realidade é bem diferente. Devido ao que os especialistas chamam de viés cognitivo, as pessoas tendem a ignorar informações potencialmente negativas mesmo quando essas informações estão prontamente disponíveis. Há muitos exemplos disso, como quando as pessoas não querem saber se seu investimento não está mais valendo a pena, quando um exame médico confirmou uma doença ou quando um amigo traiu sua confiança.

A razão aparente para isso é que pensar em informações negativas desencadeia medo e preocupação, que são emoções desagradáveis.

Melhores decisões com meditação

Elliott Ash e seus colegas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça) demonstraram agora que a meditação da atenção plena pode reduzir os efeitos do viés cognitivo, ajudando as pessoas a serem melhores tomadoras de decisão.

Como existem inúmeras técnicas e abordagens, os pesquisadores definiram a prática da meditação da mente alerta como sentar-se imóvel com os olhos fechados, observando, mas não respondendo, à respiração, sensações físicas, pensamentos e emoções. Esta é a mesma prática que numerosos estudos científicos têm demonstrado ter um efeito positivo tanto no corpo quanto na mente.

Foram 261 participantes, divididos entre um grupo de meditação (15 minutos por dia) e um grupo que fez práticas de relaxamento, que foram então submetidos a situações de laboratório em que deviam lidar com informações positivas e negativas para tomar a melhor decisão.

"Os participantes do estudo que meditaram todos os dias durante duas semanas estavam mais bem preparados para simplesmente observar suas emoções negativas e aceitá-las com calma," contou Ash. Este desenvolvimento positivo não foi observado nos membros do grupo de controle.

Em outras palavras, o treinamento de meditação pode ajudar as pessoas a tomar melhores decisões. Como é mais provável que também consultem informações às quais possam reagir negativamente, elas ficam informadas de maneira mais abrangente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário