terça-feira, 19 de julho de 2022

Benefícios do MORANGO

Benefícios do Morango

A melhor época para se consumir o morango é entre abril e setembro: ele chega às feiras de frutas com o melhor sabor e perfume! O morango é fonte abundante de vitamina C, que é antioxidante e previne gripes, infecções e ainda fortalece os dentes e ossos. Possui antocianina (substancia que dá sua cor) e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da pele e da arteriosclerose.

Existem mais de 600 variedades cultivadas da fruta, que diferem no sabor, tamanho e textura. Além das que são cultivadas pelo homem existem os morangos selvagens, que crescem espontaneamente, têm sabor intenso e pequeno porte.

Benefícios do Morango

Propriedades do Morango

  • Excelente fonte de vitamina C e manganês.
  • Contém vitaminas K, B2, B5, B6 e B9, Cobre, Iodo, Silício, Potássio e Magnésio.
  • Contém vários açúcares, incluindo frutose e principalmente levulose.
  • Elimina toxinas do corpo, assim, pode ser considerada uma fruta depurativa.
  • Alcaliniza o sangue e reforça a imunidade.
  • Pode ser considerado diurético e laxativo, por suas propriedades laxantes encontradas nas fibras e sais minerais, estimulando o intestino.
  • Possui pouco valor calórico (5 morangos de tamanho médio têm cerca de 24 calorias).
  • Possui fisestina (substancia que estimula o cérebro e melhora a memória).
  • Contém piroxidina (vitamina B6) que é benéfica especialmente para as mulheres.
  • Com relação aos fitonutrientes, eles possuem compostos dos grupos das antocianinas, dos flavonoides, dos ácidos hidroxicinâmicos e hidroxibenzóicos, exemplares de taninos e estilbenos.
Benefícios do Morango

Benefícios do Morango

  • O morango contém vitamina C, que reforça a imunidade ajudando no processo de cicatrização de feridas, afastando resfriados e absorvendo ferro dos alimentos. A vitamina C é também um dos antioxidantes que podem ajudar a prevenir o câncer, uma vez que um sistema imunológico saudável é a melhor defesa do corpo.
  • O potássio e magnésio presentes nos morangos são saudáveis ao coração e podem ajudar a regular a pressão arterial e também diminuem os efeitos negativos do sal.
  • Morangos são ricos em fibras, que são muito importantes para uma digestão saudável. Problemas que podem surgir da falta de fibras incluem constipação e diverticulite — uma inflamação do intestino que afeta cerca de 50% das pessoas com mais de 60 anos. As fibras também podem ajudar no combate a diabetes tipo 2, atrasando a absorção de açúcares, isto é, glicose no sangue. Como resultado, os adultos com diabetes podem desfrutar dos morangos com moderação na sua dieta.
  • Os morangos são naturalmente baixos em calorias e em sódio e açúcar. A coloração vermelha contém antocianinas, que estimulam a queima de gordura armazenada. Coma uma xícara e meia de morangos e você terá um lanche com menos de 100 calorias, e muito mais saudável do que qualquer lanche pré-embalado.
  • Morangos contêm potássio, vitamina K e magnésio, que são importantes para a saúde dos ossos. Elas promovem o crescimento dos ossos e mantém os ossos em perfeitas condições. O morango é perfeito para crianças em fase de crescimento.
  • A vitamina C presente no morango ajuda a fortalecer o músculo do coração e diminui o colesterol ruim. Além disso, os flavonoides ajudam na circulação das artérias e impedem a coagulação do sangue.
  • Os antioxidantes encontrados em morango podem ajudar a reduzir a inflamação das articulações, que facilitam o desenvolvimento da artrite e também podem levar a doenças cardíacas. Eles diminuem a proteína C-reativa. Essa proteína é um indicador de inflamações nas artérias. Então, quanto menores as taxas, menores também os riscos de doenças cardiovasculares.
Benefícios do Morango

Qual a melhor forma de consumir o morango?

O morango, como outras frutas, deve ser consumido preferencialmente no seu estado natural. Se for cortar os morangos, consuma imediatamente, pois quando seu interior entra em contato com o oxigênio, parte das substâncias antioxidantes do morango se perdem.

Se você for tomá-lo sob a forma de suco, opte por bebê-lo imediatamente também, enquanto suas substâncias benéficas ainda estão ali. Também evite cozinhar os morangos, pois boa parte da vitamina C se perde. O morango pode ser consumido em saladas ou em pratos de sobremesa. Confira uma ótima receita de batida com frutas vermelhas.

A dica é consumir morangos orgânicos sempre que puder. Caso não seja possível, é importante lavar bem, pois o morango é uma das frutas com grande quantidade de agrotóxicos.

Em que casos o morango não é indicado?

O consumo do morango não tem contraindicação, mas se consumido em excesso pode piorar os casos de pedra nos rins, devido à presença de ácido oxálico, substância causadora de cálculos renais. Por ser cítrico e possuir fibras insolúveis, o morango pode causar irritação no intestino e piorar o quadro de pacientes que sofrem com este tipo de problema.

Benefícios do Morango

Morango para Pele

O morango contém um composto antioxidante chamado ácido elágico que pode ajudar a manter as fibras elásticas e evitar a flacidez da pele, bem como combater os danos causados ​​pelos radicais livres e evitar rugas.

Morangos têm biotina que fortalecem o cabelo e unhas.

Os benefícios do morango para a pele também são proporcionados pelo seu conteúdo de vitamina C e pela presença do ácido elágico (um ácido hidroxibenzóico).

Combatendo a ação dos radicais livres, a vitamina C ajuda a retardar o envelhecimento precoce. A vitamina ainda é fundamental para o processo de síntese de colágeno, proteína que garante uma melhor firmeza para a pele. O ácido elágico também evita o surgimento de rugas provocadas pela exposição excessiva da pele aos raios UV-B.

Benefícios do Morango

Para aproveitar os benefícios do morango na pele, basta fazer uma máscara de morango. Amasse uns 3 ou 4 morangos e acrescente um pouco de farinha de aveia, misture até formar uma pasta. Passe na pele e deixe agir por 20 minutos, enxágue bem o rosto. Repita a operação 2 vezes na semana.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário