terça-feira, 4 de outubro de 2016

Ficar sozinho pode ser a melhor maneira de descansar

O que significa descansar
Os resultados de uma pesquisa em larga escala sobre o que as pessoas fazem para descansar indicam que, para se sentir plenamente descansado, ficar sozinho pode ser a melhor opção.
O "Teste do Descanso" foi uma pesquisa encomendada pela emissora britânica BBC a uma equipe internacional chefiada por pesquisadores da Universidade Durham (Inglaterra). Ao todo, participaram 18 mil pessoas de 134 países.
O objetivo era desvendar o que significa descansar para pessoas de diferentes partes do mundo. Afinal, o ato de descansar está longe de ter uma definição única e direta. Por exemplo, o verbo se aplica apenas para o corpo ou também para a mente?
Descansar sozinho
Uma das questões do teste perguntava quanto tempo as pessoas haviam descansado no dia anterior: A média foi de três horas e seis minutos.
E o que cada um faz para descansar ou durante suas horas de descanso? "Ler" foi a atividade vencedora, seguida de "Estar em um ambiente cheio de natureza", "Estar sozinho", "Ouvir música", e "Não fazer nada".
O que chama a atenção é que a maioria das atividades indicadas é feita em situações nas quais as pessoas estão a sós.
Encontrar amigos e familiares, conversar ou beber socialmente foram atividades que ficaram bem mais abaixo no ranking das "melhores para se descansar". Isso não significa que as pessoas que responderam ao teste não são sociáveis ou não gostam de estar com os outros, mas apenas que não veem isso necessariamente como uma forma efetiva de descanso.
Isto se aplica tanto no caso de pessoas extrovertidas - que muitas vezes são definidas como pessoas que recarregam suas energias quando estão cercadas por muita gente -, quanto de introvertidas. No ranking das pessoas extrovertidas, essas atividades sociais até apareceram mais para cima, mas ainda bem abaixo das atividades consideradas "solitárias".
A sós consigo mesmo
O motivo pelo qual as pessoas preferem estar sozinhas pode ser explicado pela resposta que elas deram quando perguntadas sobre o que vem à mente quando estão fazendo atividades diferentes.
"As pessoas disseram que, quando estão sozinhas, em geral elas focam mais naquilo que estão sentindo, no seu próprio corpo e nas próprias emoções", afirmou Ben Alderson-Day, coautor da pesquisa.
A ideia de que quando as pessoas estão sozinhas, elas estão mentalmente conversando consigo mesmas é verdadeira apenas em parte, ao que parece.
"As pessoas disseram que só estavam conversando com elas mesmas por 30% do tempo," disse Alderson-Day. "Há um indício de que, quando você está sozinho, além de se desligar das outras pessoas, tem a chance de se desligar do seu próprio monólogo interno também."
Os resultados completos da pesquisa só serão publicados no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário