Cirurgiã americana criou projeto para oferecer a crianças carentes chance de enriquecer seu vocabulário e, por consequência, suas chances de desenvolvimento.
Como o acesso à linguagem afeta o desenvolvimento e o aprendizado de
bebês e crianças pequenas? A cirurgiã pediátrica americana Dana Suskind
passou a investigar a fundo essa questão ao operar bebês com problemas
auditivos.
Ela percebeu que, entre os bebês que recebiam implantes cocleares
(implantes para casos de surdez profunda), os que melhor desenvolviam a
habilidade de se comunicar eram os que moravam em lares onde havia mais
diálogo, mais interação e mais variedade de vocabulário.
Suas percepções foram reforçadas por um estudo de 1995 que havia
identificado que crianças com menos acesso à linguagem (muitas delas em
situações de pobreza) chegavam a ouvir 30 milhões a menos de palavras
acumuladas até os quatro anos de idade em comparação a outras em
situação mais favorável - e essas últimas se mostravam mais preparadas
ao entrar na escola, tinham vocabulário mais rico, mais fluência na
leitura e, por consequência, conseguiam notas mais altas.
Como uma grande parte do crescimento do cérebro é concluída justamente
aos quatro anos, "as crianças que largavam na frente (em termos de
linguagem) continuavam à frente; as que começavam com defasagens ficavam
para trás", apontou o estudo.
Para diminuir essas disparidades de linguagem em crianças de famílias
carentes, Suskind criou em Chicago, nos Estados Unidos, a Iniciativa
Trinta Milhões de Palavras, programa que, desde a maternidade e nas
visitas pediátricas, ensina pais e mães a respeito da importância de
conversar e interagir com os bebês desde seu primeiro dia de vida, para
estimular a construção de novas conexões neurais no pequeno cérebro que
se forma.
"Temos aprendido que os cérebros podem ser construídos - ele se
alimenta de linguagem e de um ambiente enriquecedor provido pelos
adultos nos primeiros anos de vida", explica Suskind à BBC Brasil.
"Mesmo que o bebê não entenda o que está sendo falado, a linguagem
estará formando a arquitetura do cérebro para o pensamento e a
aprendizagem. Pais e cuidadores são a força mais poderosa em construir o
cérebro das crianças e prepará-las para a escola", acrescenta.
O programa agora tem sido expandido para outras áreas dos Estados
Unidos, e Suskind - que também é professora da Universidade de Chicago -
escreveu um livro com base na experiência: Thirty Million Words -
Building a Child's Brain (Trinta milhões de palavras - construindo o
cérebro infantil, em tradução livre).
Em entrevista à BBC Brasil, ela ensina ideias sobre como usar a linguagem de forma produtiva para estimular o cérebro infantil.
1. Ter seu filho como um 'parceiro de conversas'
Uma das primeiras lições do Trinta Milhões de Palavras é algo já
intuitivo para os pais: reagir aos sons, olhares e gestos do bebê desde o
nascimento, de forma natural e integrada ao cotidiano.
"Se você estiver trocando a fralda dele ou pegando um ônibus, explique
isso ao bebê. É uma oportunidade de enriquecer o vocabulário dele e de
mostrar a relação entre um determinado som e o ato a que ele pertence."
Suskind cita pesquisas que mostram que ir além da conversa básica -
"vem cá", "coloque seus sapatos", "coma sua comida" - é um ponto crucial
para desenvolver a linguagem das crianças.
É o que ela chama de "conversa extra", ou seja, dialogar com a criança e
o ambiente ao seu redor e estimular as conversas: "que árvore grande!";
"quem é o menino que está com a fralda suja?"; "qual é o gosto dessa
comida?"; "o que você acha que aconteceu com o personagem daquele
livro?"
"A quantidade (de palavras) é apenas uma parte da equação. A qualidade
da conversa é tão ou mais importante - a riqueza do vocabulário, as idas
e vindas da conversa, a forma como você fala", enumera ela à BBC
Brasil.
"É importante enxergar o seu bebê como um parceiro de conversas desde seu primeiro dia de vida", completa.
2. Ajudar a desenvolver habilidades matemáticas
Pais podem ajudar a desenvolver o senso espacial dos filhos e suas
habilidades matemáticas simplesmente ao falarem a respeito disso.
"Se você usar conceitos matemáticos e espaciais - ao, por exemplo,
contar os dedos dos pés e mãos, comparar o tamanho de um triângulo, usar
palavras que se refiram aos diferentes formatos dos objetos - ajudará a
preparar as crianças para aprender matemática", explica Suskind.
Um estudo da Universidade de Chicago pediu a crianças de quatro anos
que pegassem cartões com pontos desenhados neles de forma a corresponder
a um número (por exemplo: ao ouvir o número cinco, pegar o cartão com
cinco pontos desenhados). E descobriu que as crianças que haviam sido
expostas a mais vocabulário matemático e a noções espaciais conseguiram
fazer mais correspondências corretas.
Além disso, argumenta Suskind, é justamente nas "conversas matemáticas" que uma importante disparidade de gênero ocorre.
"Um estudo com mães de classe média e alta mostrou que filhas de até
dois anos ouviam a metade das conversas matemáticas do que os filhos",
escreve a cirurgiã. "Isso pode afastar as meninas de campos que podem
interessá-las. (...) Meninas que escutam que a matemática 'não é seu
forte' muitas vezes não vão bem em matemática."
3. Falar positivamente, mas elogiar mais o esforço do que a criança
Segundo Suskind, crianças em famílias carentes chegam a ouvir mais do
dobro de comentários negativos - "você está sendo malcriado"; "você está
errado" - por hora do que crianças em famílias em melhor situação
socioeconômica.
Também ouvem menos elogios. E, como essas crianças já tendem a escutar
menos palavras em geral, essas expressões negativas acabam tendo um peso
maior no desenvolvimento cognitivo delas.
"Como será escutar, repetidamente, que você nunca faz nada certo? É um ambiente infantil difícil de ser superado", diz Suskind.
"É grande a diferença entre palavras de proibição ('não faça isso',
'pare') e de encorajamento ("muito bem'). Causa estresse no cérebro
ouvi-las repetidamente. É importante tentar mudar ordens para uma
conversa mais produtiva."
Mas se a linguagem negativa e proibitiva pode ser uma barreira ao
desenvolvimento e ao aprendizado, será que a resposta é elogiar sempre -
e dizer constantemente que seu filho é incrível e inteligente?
"Não", explica Suskind.
Em seu livro, a médica cita pesquisas mostrando que esse tipo de elogio
pode, em vez de fortalecer futuros adultos, apenas deixá-los passivos e
dependentes da opinião alheia.
"O que buscamos não são os olhos (das crianças) voltados para si,
felizes de autossatisfação, mas sim crianças que vejam uma tarefa e,
independentemente de quão desafiadora ela seja, consigam quase
imediatamente pensar em como ela pode ser cumprida", diz a autora.
"É o que os pais desejam: adultos estáveis, construtivos, motivados", acrescenta.
O caminho para isso, segundo os estudos analisados por Suskind, é
reconhecer e elogiar não só a criança, mas o esforço e o empenho dela em
suas atividades diárias.
Ou seja, em vez de apenas dizer "você é muito esperta" a uma menina que
completou um quebra-cabeça difícil, vá além: "vi que você se esforçou
para terminar, e conseguiu. Muito bem!"
Suskind sugere buscar no dia a dia momentos em que a criança tenha se destacado.
"A criança ainda está aprendendo o que é se comportar bem. Apontar
esses momentos a ela reforça a ideia de o que isso significa", explica.
4. Estimular a autonomia, em vez de apenas a obediência
Suskind cita duas frases que podem ser ditas a uma criança em um mesmo contexto:
"Agora guarde seus brinquedos."
"O que devemos fazer com os brinquedos depois que terminamos de brincar?"
"A primeira frase é uma ordem que deve ser cumprida, sem ser
questionada. A segunda frase, no entanto, apoia a autonomia da criança.
(...) Bebês de um ano cujas mães calmamente sugerem, em vez de
ordenarem, regras de comportamento ganharam, aos quatro anos, mais
funções executivas e autorregulação" - que são nossa capacidade de nos
mantermos centrados diante de um problema, em vez de reagir de forma
explosiva e violenta.
"Pais que usam a pressão e a autoridade para restringir o comportamento
do filho podem obter a obediência no curto prazo, mas, no longo, estão
criando condições para baixa autorregulação (da criança), produzindo
adultos que podem ter sérios problemas de autocontrole", diz a médica.
Além disso, ordens diretas e curtas como "sente", "fique quieto" e "não
faça isso" são, segundo Suskind, "o método menos eficiente de construir
conexões cerebrais, porque exigem nenhuma ou pouca resposta de
linguagem".
Talvez seja mais eficiente, em vez de dizer apenas "coloque seus
sapatos", explicar o que está por trás do pedido e a relação entre causa
e efeito das coisas: "É hora de ir à escola, então é bom colocar os
sapatos para manter os pés secos e quentinhos. Por favor, vá buscá-los".
5. Sintonizar-se com a criança - e entregar-se à "vozinha de bebê"
Suskind recomenda prestar atenção ao que está despertando o interesse
da criança - uma brincadeira, um objeto - e transformar isso em tema de
conversa.
Mais um exemplo: O pai ou a mãe, com as melhores das intenções, senta
no chão ao lado da criança com um livro infantil nas mãos. Mas a criança
não presta atenção e continua a brincar com seu brinquedo, esnobando o
adulto.
Que tal então, em vez de impor a leitura do livro, entrar na brincadeira da criança e conversar a respeito dela?
"Os pais aprendem a tomar consciência do que o que os filhos estão
fazendo e se tornam parte disso, ajudando a desenvolver a habilidade
praticada na brincadeira e, por meio da interação verbal, o cérebro
infantil", escreve a médica.
Entrar em sintonia também envolve, segundo ela, aproveitar todas as
oportunidades para ler e cantar com a criança - ou mesmo falar com
aquela voz infantilizada que muitos de nós usamos com bebês.
"Aquela voz em tom cantado é um rico nutriente para o cérebro do bebê,
porque ajuda-o a entender os sons das palavras", explica Suskind.
Aqui, mais um alerta: um jeito fácil de perder essa sintonia com
crianças e bebês é deixar-se distrair pelo celular durante a
brincadeira.
"Smartphones estão tomando o lugar da interação pessoal com os bebês e as crianças", critica a médica.
"Só quando a criança é o foco principal dos pais que ocorrerá a atenção
necessária para o desenvolvimento cerebral ideal", conclui.
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