terça-feira, 21 de março de 2017

Vagem: Opção leve e mais nutritiva que o feijão

Para muitas pessoas, comer feijão não é um bom negócio: os feijões possuem carboidratos (como oligossacarídeos e fitatos) que não são muito bem digeridos pelo organismo, devido à falta de enzimas digestivas específicas. Nesses casos, o feijão fermenta no sistema digestivo (devido à ação de bactérias intestinais), provocando gases.
A vagem, também conhecida como "feijão verde", além de não causar desconfortos gastrointestinais, é mais nutritiva que o feijão. Ela é leve, de fácil digestão e proporciona muito bem-estar ao corpo, fortalecendo a imunidade do organismo.

Propriedades da Vagem

A vagem nada mais é que o fruto verde de diversas espécies de feijão. Ela possui riqueza em vitaminas e minerais: possui vitamina A, C, K e complexo B. As vagens também possuem minerais como: silício, cálcio, manganês, ferro, cobre e potássio. Seu consumo também garantirá quantidades expressivas de fibras. A vagem é rica em ácido fólico, flavonoides, betacaroteno e carotenoides. Possui ação antioxidante e tem efeito anti-inflamatório.
Vagem: Opção Leve e Mais Nutritiva que o Feijão

Benefícios da Vagem

  • Previne o envelhecimento: O poder antioxidante é garantido pela porção de vitamina C, betacaroteno, manganês e ácidos fenólicos dos grãos. Retarda os efeitos da velhice e radicais livres, pois auxilia na renovação de células não mais funcionais por aquelas que apoiarão o funcionamento geral do corpo. A vagem pode ser um contribuinte para efeito rejuvenescedor da saúde da pele.
  • Melhora a saúde dos ossos: Possui minerais como o silício, magnésio e, o mais representativo para ossos e dentes, o cálcio. A vagem ainda contém vitamina K, que é uma vitamina promotora da absorção de cálcio, excelente nutriente para apoiar a densidade óssea.
  • Melhora a saúde cardiovascular: Os grãos da vagem ajudam a reduzir as células de gordura presentes na corrente sanguínea. O grande responsável por isso é o ômega-3 que mesmo estando em quantidade baixa, consegue auxiliar na diminuição do colesterol ruim.
  • Previne a anemia:  A vagem pode ser reconhecida como fonte de ferro, principal nutriente para fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo a anemia e fadigas.
  • Ajuda na prevenção da diabetes: Com o fornecimento de diversos nutrientes, o alimento pode auxiliar no controle de taxa de açúcar na corrente sanguínea, o que reduz a possibilidade de picos de insulina e hipoglicemia. É então um excelente reforço na prevenção de diabetes.
  • Benéfica para o intestino: O mau funcionamento da flora intestinal prejudica a absorção de nutrientes e dificulta a eliminação de substâncias indesejáveis ao corpo. Isso pode gerar não só inchaços e desconfortos, mas consequências muito mais graves. A vagem é rica em fibras benéficas para a eliminação de toxinas e substancias que influenciam negativamente no comportamento do organismo.
  • Melhora o humor: O ácido fólico é uma substância que ajuda na síntese de diversos neurotransmissores como a dopamina, a serotonina, a noradrenalina e a homocisteína. Todos eles ajudam a reduzir sintomas de depressão e assim, melhoram o humor. Esses neurotransmissores, de forma indireta, também conseguem oferecer maior vigor, já que quando você está com bom humor fica mais fácil de praticar atividades físicas.
  • Boa para os músculos: Para quem está fazendo treino de resistência, é muito útil incluir a vagem no cardápio. Ela contém magnésio, um mineral que é muito importante para a formação das cadeias de proteínas e, consequentemente, o crescimento muscular. Desta forma, a sua construção muscular melhorará, aumentando o seu desempenho nos treinos.
Vagem: Opção Leve e Mais Nutritiva que o Feijão

Como Consumir a Vagem?

Antes do preparo, lave as vagens em água corrente e remova suas pontas. Utilize pouca água no cozimento (ou dê preferência ao vapor).  A vagem pode ser utilizada como salada em pratos frios, mas também é uma ótima pedida para pratos quentes. Ficam ótimas temperadas apenas com azeite de oliva e uma pitada de sal. Ficam boas em omeletes, em sopas, cozidas com arroz e cenoura.  Outra sugestão é fritar o alho na manteiga e acrescentar as vagens para dourar — fica uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário