terça-feira, 21 de março de 2017

Combinações de alimentos (erradas e certas)

1 REGRAS BÁSICAS DE COMBINACÃO ALIMENTAR
1) Ter o bom senso de não comer mais do que se necessita. 2) Evitar ingerir líquidos durante as refeições, principalmente os que contem açucares, pois estes impedem a ação do suco gástrico. 3) Evitar misturar um alimento acido com carboidratos (ex.: pão, macarrão, batata e banana com tomates e cítricos). 4) Evitar misturar uma proteína animal com carboidratos ( ex.: ovos, queijos e carnes com pão, cereais, batata e frutas doces). 5) Evitar misturar mais de uma proteína na mesma refeição.( ex.: carne com ovos; omelete com queijo ou presunto; leite com queijo). 6) Evitar misturar proteína com lipídios - gordura (ex.: manteiga, creme de leite e óleos com queijo, ovos e carnes). 7) Evitar misturar proteínas com ácidos (ex.: laranjas, tomates, limões, vinagre e picles com carnes, ovos e queijos). 8) Evitar misturar açucares e amidos na mesma refeição.(ex.: doces, geleia e açúcar com pão, bananas e batatas). 9) Evitar comer mais de um amido na mesma refeição.(ex.: arroz com batata e farofa; arroz com macarrão). 10)Não misturar melão ou melancia com nenhum outro alimento. 1)Não misturar frutas ácidas com frutas doces ou semi-áridas.
“Há necessidade de considerar não somente as propriedades do alimento, mas sua adaptação àquele que o come. Muitas vezes o alimento que pode ser comido livremente por pessoas empenhadas em trabalho físico, deve ser evitado por aquelas cujo trabalho é especialmente mental. Deve-se também dar atenção à conveniente combinação dos alimentos. Poucas variedades devem ser tomadas em cada refeição por aqueles que têm trabalho intelectual ou outros quaisquer de carreiras sedentárias.
Devemos estar de sobreaviso contra o comer demais, ainda que sejam os alimentos mais saudáveis. A natureza não pode usar mais do que requer para a formação dos vários órgãos do corpo, e o excesso embaraça o organismo. Tem-se suposto haver muito estudante fracassado em virtude do estudo demasiado, quando a causa real foi o comer em demasia. Enquanto for dada a devida atenção às leis da saúde, pouco perigo haverá de excesso mental; porém, em muitos casos do que se chama deficiência mental, é a sobrecarga do estômago que fatiga o corpo e debilita o espírito.
Na maioria dos casos duas refeições ao dia são preferíveis a três. O jantar, quando muito cedo, incompatibiliza-se com a digestão da refeição prévia. Sendo mais tarde, não é digerido antes da hora de deitar. Assim o estômago deixa de conseguir o devido repouso. O sono é perturbado, cansam-se o cérebro e os nervos, é prejudicado o apetite para a refeição matutina, o organismo todo não se restaura, e não estará preparado para os deveres do dia.
A importância da regularidade no tempo de comer e dormir não deve passar despercebida. Desde que o trabalho da construção do corpo ocorre durante as horas do descanso, é essencial, especialmente na juventude, que o sono seja regular e abundante.
Tanto quanto possível devemos evitar o comer precipitadamente. Quanto mais curto for o tempo para a refeição, tanto menos se deve comer. É melhor omitir uma refeição do que comer sem a devida mastigação.
A hora da refeição deve ser uma oportunidade para comunhão e refrigério social. Tudo que possa acabrunhar ou irritar deve ser banido. Acariciem-se pensamentos de confiança, afabilidade, gratidão para com o Doador de todo o bem, e a conversa será animada, será uma torrente deleitável de idéias que nos reerguerá sem que nos canse.
A observância da temperança e regularidade em todas as coisas tem um poder maravilhoso. Fará mais do que as circunstâncias ou os dotes naturais para promover aquela doçura e serenidade de disposição que tanto têm que ver com o suavizar do caminho da vida. Ao mesmo tempo o poder do domínio próprio assim adquirido demonstrar-se-á uma das mais valiosas armas para lutarmos com êxito no campo dos árduos deveres e realidades que esperam a cada ser humano.”.
“Conhecimento em relação às combinações adequadas de alimentos é de grande valia, e deve ser recebido como sabedoria de Deus
Ellen Goul White, Educação, páginas 205 e 206. Devemos ter presente que enquanto há alguns para os quais é melhor comer apenas duas refeições ao dia, outros há que comem pouco em cada refeição, e sentem que precisam de alguma coisa mais na parte da tarde. Alimento suficiente deve ser ingerido para dar força aos tendões e músculos. E devemos lembrar-nos de que é do alimento ingerido que a mente obtém força.” Ellen Goul White, Medicina e Salvação, páginas 283 e 284.
Tabela de Combinação Alimentar
Fonte: http://www.vivernatural.com.br
Um dos assuntos mais importantes, freqüentemente negligenciado, é a ideal combinação daquilo que ingerimos. Comumente, geramos gases e substâncias irritantes e perigosas ao utilizarmos vários tipos de nutrientes no mesmo prato. O caso do "arroz com feijão" é clássico, pois eles representam dois amidos que não se combinam bem quimicamente.
A macrobiótica ortodoxa é prejudicial bioquimicamente quando vários cereais, mesmo sendo integrais, são ingeridos na mesma refeição. O ideal é utilizar apenas um tipo de cereal, várias verduras, uma leguminosa recém-cozida e em pequena quantidade, eventualmente uma fruta que tenha afinidade com os produtos anteriores, possivelmente uma proteína de origem animal ou vegetal etc.
Para melhor orientação, apresentamos a seguir uma tabela de alimentos como guia importante para que se mantenha o organismo leve e saudável, sem flatulência e material químico danoso:
Grupo A: Alimentos que combinam entre si e com mais um dos Alimentos do grupo B (consumo de vários alimentos por refeição)
Carnes, Abóbora, Agrião, Acelga, Milho Verde, Serralha, Cebola.
Castanha do Pará, Brócolis, Mostarda Verde, Alho, Orégano, Taioba, Jiló.
Ovos de Aves, Chicória, Beterraba, Alho Poró, Palmito Fresco, Tomate Cru, Chuchu.
Manteiga, Pimentão, Azedinha, Cardo, Feijão Verde, Urucum, Ervilhas Frescas, Azeite, Cogumelos, Almeirão, Umeboschi, Pepino, Aipo, Algas Marinhas, Nozes, Missô, Abobrinha, Bertalha, Rabanete, Berinjela, Raiz de Lótus.
Amêndoas, Shoyu, Aspargos, Caruru, Salsa, Funcho, Raiz de Bardana.
Avelãs, Vagem, Pinhão, Azeitonas, Espinafre, Nabo, Quiabo, Abacate, Gergelim, Coco Seco, Alcachofras, Couve, Nabiça, Repolho, Frutos do Mar, Cacau, Castanha de Caju, Cenoura, Couve Flor, Maxixe, Alface.
Grupo B: Alimentos que não combinam entre si (consumo de apenas um alimento por refeição)
Arroz, Cará, Fruta Pão, Milho Seco, Cevada, Soja Seca, Trigo Sarraceno.
Macarrão, Batata Doce, Castanha do Natal, Aveia, Cevadinha Tahine, Mandioquinha.
Trigo e Derivados, Aipim, Far. de Mandioca, Araruta, Grão de Bico, Lentilhas, Queijo de Soja, Batata Inglesa, Inhame, Farinha de Milho, Centeio, Feijão Seco, Ervilhas Secas, Leite de Soja.
Grupo C: Alimentos que combinam entre si e com mais um dos Alimentos do Grupo B e também com os Alimentos do Grupo A (desde que não sejam preparados em gordura ou similares)
Laranja, Lima, Jaca, Maçã (doce), Abricó, moyashi, Requeijão.
Lima, Pêras (tipo doce), Ameixas Doces, Abio, Coco Verde, Queijo de Minas, Sapoti, Goiaba, Banana Assada, Figos Frescos, Mel de Abelhas, Queijo Prato.
Fruta do Conde, Mamão, Banana Cozida, Tâmaras, Melado, Ricota.
Melão, Banana Seca, Caqui, Açúcar em Geral, Café Comum, Melancia Uva, moscatel Ingá, Queijos Frescos, Café de Cevada.
Grupo D: Alimentos que não combinam entre si nem com outros Alimentos
Abacaxi, Cereja, Laranja Ácida, Romã, Jabuticaba, Toranja, Caju, Carambola, Mangaba, Pêra Ácida, Jenipapo, Jambo, Maracujá, Framboesa, Damasco, Pitomba, Cidra, Uva Ácida, Tangerina, Grape-Fruit, Morango, Nêspera, Bacuri, Coalhada, Ameixa Ácida, Graviola, Limão, Pitanga, Araticum, Cajás, Araçá, Pêssego, Maçã Ácida, Marmelo, Manga, Tamarindo.
Grupo E: Banana Crua é Compatível com:
Leite, Creme de Leite, Queijos, Lima, Mamão, Melão, Melancia, Pêras, Figos frescos, Maçã (deliciosa), Caqui.
Sapoti, Ameixas (doces), Uvas Moscatel, Todas as Frutas do Grupo C.
Banana Crua é Incompatível com:
Mel de Abelhas, Melado Caldo de Cana Açúcar, em Geral Frutas Ressecadas, Abacate, frutas Oleaginosas, Manteiga, Azeite, Óleo e gorduras em Geral, Com os Alimentos do Grupo B ----
Grupo F: Leite Animal é Compatível com:
Alimentos do Grupo B, Banana Crua ou Assada, Gema de Ovo Cozida.
Com seus Derivados (exceto os seus Derivados citados Abaixo)
Leite Animal é Incompatível com:
Alimentos do Grupo A, Abacate, Frutas Oleaginosas, Óleos e gorduras, Frutas Secas, Frutas Frescas, Coalhada, Iogurte e outras formas de Coalho, Açúcar em Geral, Clara de Ovo, Alimentos Doces, Azeitonas Carne de Qualquer Espécie.
Grupo G: Creme de Leite é Compatível com:
Alimentos do Grupo B, Abóbora (Madura), Abacate, Banana Crua ou Assada, Leite e Derivados, Gema de Ovo, Maçã Crua ou Assada, Frutas Oleaginosas Verdes.
Creme de Leite é Incompatível com:
Verduras, Frutas Doces e Ressecadas, Frutas Oleaginosas Secas, Óleos e Gorduras, Carnes, Clara de Ovo, Suco de Maçã, Manteiga.
Observações:
1 - Gema de Ovo crua ou cozida, coco verde, levedo de cerveja, café e várias qualidades de chá são compatíveis com qualquer alimento, por serem considerados neutros.
2 - O pão para ser menos fermentável, deverá ser feito com farinha pura ou integral e ingerido 24 horas após sua fabricação, em torradas ou aquecido no forno.
3 - Para que os alimentos não entrem em conflito químico, é rigorosamente necessário que se mantenha pelo menos 4 horas de intervalo entre as refeições.

4 - Frutas não devem ser ingeridas após as 18:00 horas.

Combinação de alimentos
A Combinação de alimentos é um modo de comer que nos permite uma digestão mais fácil e um mínimo de conflitos digestivos. Funciona assim: Todos os alimentos levam um certo tempo para digerir. Comendo alimentos semelhantes com tempos digestivos semelhantes ajudamos o corpo a digerir refeições mais facilmente; é dito que estes alimentos combinam bem. Por exemplo, melancia leva aproximadamente uma hora para digerir; amêndoas podem levar cinco horas. Devido a isso, não é boa ideia comer melancia e amêndoas à mesma refeição, essa é uma combinação pobre. Comendo demasiadas refeições desta forma pode causar prisão de ventre (obstipação), provocando inchaço e gás que pode conduzir a situações mais sérias.
Como existem tipos diferentes de alimentos crus, cada com seu tempo digestivo diferente, seu corpo terá que trabalhar mais arduamente para digerir alimentos com combinações pobres. Idealmente, você quereria que seu corpo gastasse o mínimo de energia necessária na digestão pela mesma razão é importante combinar os seus alimentos corretamente. Em geral, ajuda comer comidas líquidas com outras comidas líquidas e comidas densas com outras comidas densas.
Comendo sequencialmente
Segundo o Dr. Stanley Bass outro modo sábio para consumir alimentos é comendo sequencialmente. Comer sequencialmente é semelhante a combinação de alimentos, mas em vez de combinações, baseia-se em consumir uma comida de cada vez, respeitando ainda a ordem das comidas facilmente digeridas primeiro e as comidas mais densas em ultimo. Também é chamado "comer por camadas" (ver fig. 1) modo mais simples e mais sábio para comer.
Consumindo um alimento de cada vez assegura maior facilidade de digestão possível. Um grupo de cientistas de pesquisa da
Universidade de Columbia achou evidência que uma refeição é digerida na ordem exata que é comida, um grupo de alimentos de cada vez, independente da sua complexidade ou quantidade.
Fig.1 - Ilustrando as várias camadas que se formam no estômago, segundo o Dr. Bass.
De acordo com a prática de comer sequencialmente, se você começa com uma comida relativamente concentrada que leva muito tempo a ser processada, seguida de uma comida que leva só metade do tempo, a digestão da segunda comida será demorada e começará a fermentar e decompor antes de poder ser digerido, perdendo muito de seu valor nutricional.
Nota: São compatíveis com todos os alimentos – maçã doce – gema de ovo – chufa. Fonte: http://www.paulasoveral.net/receitas/quadro-compatibilidades.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário