Várias empresas são vistas como melhores para se trabalhar. Pense um pouco e, com certeza, você vai lembrar alguns nomes.  Elas são desejadas e seus funcionários são os principais divulgadores das vantagens de atuar nessa organização. Quero falar aqui sobre os caminhos que levam uma empresa a tornar-se esse objeto de desejo. 
Em primeiro lugar estão os valores. E como uma companhia os cria? Na maioria das vezes, os fundadores são os responsáveis por multiplicá-los entre os funcionários. É como se fosse “a cara do dono”. Essas crenças vão se espalhando até se transformarem naquilo que chamamos de cultura organizacional. Quando são valores que as pessoas admiram e compartilham, isso já se torna um atrativo. A transparência nas relações com todos os stakeholders é uma atitude natural e permanente. 
Outro ponto é que as boas empresas oferecem um ambiente de trabalho agradável tanto do ponto de vista físico quanto emocional. Isso quer dizer que as pessoas trabalham satisfeitas, pois a colaboração é estimulada, as metas são viáveis e os resultados são reconhecidos publicamente. Ao lado disso, os salários estão de acordo com as funções, os pagamentos são feitos em dia e há respeito por todas as normas trabalhistas. Além, é claro, de benefícios que focam a saúde dos funcionários e suas famílias.
O sucesso é visto como uma via de mão dupla nessas companhias: se a organização o tem, o profissional também será bem sucedido. Buscar alcançar esse objetivo juntos faz com que a caminhada seja mais estimulante e recompensadora. Por isso os gestores pensam no futuro dos funcionário ao criar planos de carreira bem planejados. Isso permitirá o crescimento individual e coletivo. Esses planejamentos valorizam os méritos e o potencial de cada pessoa. Quero deixar claro que todas essas qualidades não se aplicam apenas para grandes empresas. Há excelentes empregadores em companhias pequenas e médias.