quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

10 cursos superiores para quem gosta de matemática





  • separator
  • 0
  • COMENTÁRIOS
A Matemática é uma ciência apaixonante, possui diversas aplicações em nosso cotidiano, instiga a gente a usar o raciocínio lógico e ser criativa na hora de resolver problemas 
Quem gosta dessa ciência às vezes se sente na contramão da maioria das pessoas. Por outro lado, possui características muito valorizadas em diversas áreas profissionais, como por exemplo o gosto por desafios 
Algumas carreiras dependem essencialmente da Matemática, como é o caso de Tecnologia da Informação (TI), Finanças Engenharias . Porém, ter facilidade com esta ciência exata ajuda a ter destaque também em outras áreas.
De modo geral, profissionais que dominam os números, conseguem fazer análises quantitativas e sabem como apresentar resultados são muito valorizados no mercado de trabalho.
De modo geral, profissionais que dominam os números, conseguem fazer análises quantitativas e sabem como apresentar resultados são muito valorizados no mercado de trabalho.
Foto: Guia da carreira
De modo geral, profissionais que dominam os números, conseguem fazer análises quantitativas e sabem como apresentar resultados são muito valorizados no mercado de trabalho.
Se você é fascinado por essa área do conhecimento e procura uma carreira ligada aos números, confira esta lista com 10 cursos superiores para quem gosta de Matemática !
1. Administração
O curso de Administração é bastante generalista e fornece conhecimentos para que o futuro profissional possa atuar em diversos setores dentro de uma empresa. Planejar ações de marketing, gerenciar recursos humanos e financeiros, elaborar estratégias de vendas e definir como serão distribuídos os produtos são algumas das atividades desenvolvidas por um administrador.
Para administrar uma empresa com competência é preciso conhecer seus números: o faturamento anual, a meta de vendas mensal, os custos de produção, as despesas fixas, etc. As decisões que um gestor precisa tomar em seu dia a dia se tornam mais assertivas se forem baseadas em dados, números e estatísticas.
A faculdade de Administração apresenta em seu currículo disciplinas interessantes para quem ama os números. Veja algumas das principais:
-Análise Financeira 
-Contabilidade de Custos 
-Contabilidade Geral 
-Estatística 
-Matemática Financeira
2. Análise e Desenvolvimento de Sistemas
O profissional formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas trabalha com a criação de sistemas informatizados . Ele é capaz de projetar, desenvolver, analisar e implementar sistemas computacionais e software para as mais diversas aplicações.
A grade curricular do curso é voltada a linguagens computacionais e não apresenta muitas disciplinas específicas da Matemática, como Cálculo e Álgebra.
No entanto, toda a lógica da linguagem de programação é baseada em conceitos matemáticos e o estudante precisa entender sobre algoritmos e modelagem para se dar bem neste curso.
3. Arquitetura e Urbanismo
O arquiteto planeja e desenha espaços urbanos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Ele projeta tanto espaços internos quanto externos, e tem sempre uma preocupação com estética, funcionalidade, segurança e conforto destes ambientes.
O curso de Arquitetura alia conhecimentos de arte engenharia . Ao mesmo tempo que aborda temas como a História da Arquitetura, Estética e Psicologia Ambiental, também traz disciplinas de Desenho Técnico, Fundamentos das Estruturas e Tecnologia da Construção.
Um bom arquiteto precisa entender de proporções, medidas, escalas de representação, espaços tridimensionais, perspectivas, projeções, etc. Esse profissional utiliza a Matemática quando precisa fazer cálculos estruturais, dimensionar forças, desenhar uma planta e muito mais. Durante a faculdade, estuda-se muita Geometria Cálculo .
4. Automação Industrial
O profissional formado em Automação Industrial trabalha com osprocessos produtivos utilizados na indústria . Ele é responsável por modernizar estes processos, projetando máquinas e equipamentos, desenvolvendo componentes robóticos, criando e instalando software, programando máquinas e prestando serviços de manutenção.
Projetar máquinas é apenas uma das atividades que requerem bastante conhecimento em Matemática. O curso apresenta disciplinas como:
-Álgebra Linear 
-Cálculo 
-Estatística 
-Lógica 
5. Engenharia
A Engenharia aplica princípios da Matemática e da Física nos mais variados projetos: construção de máquinas e equipamentos, criação de novos produtos, desenvolvimento de técnicas de produção, etc.
Alguns cursos de Engenharia possuem um número maior de disciplinas de Matemática do que outros. Porém, em todos eles esta ciência é estudada e utilizada como uma importante ferramenta.
6. Estatística
O estatístico trabalha com levantamento, processamento e análise de dados. O objetivo é fornecer respostas com o máximo de certeza , ou seja, com a menor margem de erro possível.
A Estatística é uma importante ferramenta de apoio para empresas e governos tomarem decisões, pois ela interpreta dados e os transforma em informações úteis . Também é muito utilizada em experimentos científicos, em estudos de riscos no mercado financeiro, na realização de testes de qualidade em indústrias e muito mais.
A graduação em Estatística dura em média quatro anos e quase todo o currículo é formado por disciplinas ligadas à Matemática e às Ciências da Computação. As matérias de Cálculo, Álgebra Linear e Probabilidade dão o embasamento necessário para as disciplinas mais específicas, como Métodos Estatísticos e Análise de Dados.
Todo trabalho de um estatístico envolve Matemática, desde a definição da amostragem que fará parte do estudo até a confecção de gráficos com os resultados finais, passando pelos métodos de coleta de informações, construção de modelos matemáticos e processamento dos dados.
7. Gestão da Produção Industrial
O curso de Gestão da Produção Industrial é do tipo tecnológico e forma profissionais capazes de gerenciar os recursos materiais e os processos de fabricação da indústria, desde a chegada da matéria-prima até os testes de qualidade com o produto final.
O dia a dia deste profissional exige alguns conhecimentos matemáticos que são abordados durante a faculdade, tais como: organização e apresentação de dados estatísticos, representações gráficas de dados, métodos dedutivos para resolução de problemas financeiros, operação de calculadoras financeiras e planilhas eletrônicas, custos de manutenção, formação de preço, etc.
8. Gestão da Qualidade
Quem se forma em Gestão da Qualidade pode atuar em empresas dos mais variados tipos e é responsável por garantir que padrões e normas sejam seguidos. Garantir a qualidade de processos de fabricação, prestação de serviços ou rotinas administrativas é o principal objetivo deste profissional.
O curso de Gestão da Qualidade é do tipo tecnológico e apresenta diversas disciplinas da área de Administração. Os conhecimentos matemáticos exigidos estão bastante ligados à contabilidade e o estudante aprende, principalmente, a gerenciar os custos da empresa e evitar desperdícios.
9. Logística
O profissional da área de Logística é responsável por planejar, organizar e controlar toda a movimentação de produtos. Ele determina o que precisa ser comprado e quando, como o produto será recebido e armazenado, como deve ser embalado e como será distribuído para as lojas ou entregue para o consumidor final.
A Logística se preocupa em entregar um produto de qualidade, no prazo determinado, no local desejado e ao menor custo possível. Planejar toda essa cadeia produtiva e de distribuição requer conhecimentos bastante específicos, principalmente nas áreas de Administração e Matemática.
Saber controlar os custos envolvidos em cada processo é o grande diferencial deste profissional, que durante a faculdade aprende conceitos de Estatística e Custos Logísticos.
10. Matemática
Agora, se você é realmente apaixonado por Matemática e quer se dedicar integralmente ao estudo desta ciência, pode fazer o curso delicenciatura ou bacharelado em Matemática .
O curso de licenciatura em Matemática forma professores para o ensino fundamental e médio. Já o bacharelado tem como objetivo capacitar profissionais para trabalharem com pesquisa científica e Matemática Aplicada.
Estes dois tipos de graduação possuem um currículo quase que inteiramente voltado à Matemática, com disciplinas de Cálculo, Geometria, Trigonometria, Álgebra Linear, etc. A exceção fica por conta de algumas poucas disciplinas de Física, Computação e Didática (no caso da licenciatura).
Onde estudar
Independentemente do curso que você escolher, é importante estudar em uma universidade de boa qualidade e reconhecida pelo MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário